Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/23984 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
id |
RCAP_fa28f54544ce557522e92de43f737837 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/23984 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013Ensino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraA formação de um indivíduo enquanto docente prossupõem um elevado nível de estudo, tanto a nível teórico como, efetivamente, a nível prático. Assim sendo, ambicionando alcançar o estatuto profissional de professor de Educação Física, emerge oportunamente a Unidade Curricular de Estágio Pedagógico, presente no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, lecionado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Desta forma, através de um protocolo existente com a Escola Secundária Infanta Dona Maria, foi-me possível integrar o seu seio, ficando com a incumbência de orientar e lecionar a turma do 7.º A dessa mesma instituição. Este processo exigia não só a integração na escola com a turma em questão, mas também a assimilação das funções de assessoria a um cargo de gestão intermédia, bem como em projetos criados pelo departamento de expressões. Neste ambiente encontrei uma realidade diferente, os alunos chegam com um aporte de habilidades motoras muito abaixo do estipulado pelo Programa Nacional de Educação Física para o 3.º Ciclo, o que perfaz com que o professor não tenha apenas a função de lecionar a Educação Física, mas também de adaptar o currículo ao aluno, avaliando as suas condições sociais, éticas e motoras. Estas ações são tomadas sempre no sentido de manipular a heterogeneidade encontrada na turma, recorrendo aos mais variados estilos de ensino, enquanto se enquadra cada aluno com diferentes objetivos e ambiciona a aproximação ao que é estipulado pelo Programa Nacional. Durante o ano de estágio, acompanhámos modalidades desenvolvidas ao nível do Desporto Escolar e apresentámos propostas de nível extra curricular, mais concretamente o Projeto de Voleibol Inter Turmas do Ensino Básico e Secundário e o Acantonamento na Serra da Estrela. Foi também possível criarmos quinzenalmente uma aula de apoio para os alunos das nossas turmas com maiores dificuldades na matéria que estávamos a abordar. Todas estas atividades convergiram para um maior entrosamento da relação professor/aluno, promovendo a prática desportiva. Outro aspeto em destaque no documento é o aprofundamento da temática da inserção do Ensino Recíproco como Ensino Inclusivo.2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23984http://hdl.handle.net/10316/23984porRoça, Tiago André Mendesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:09:16Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23984Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:08.713821Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013 |
title |
Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013 |
spellingShingle |
Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013 Roça, Tiago André Mendes Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
title_short |
Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013 |
title_full |
Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013 |
title_fullStr |
Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013 |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013 |
title_sort |
Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária Infanta Dona Maria com a turma do 7º A no ano letivo de 2012/2013 |
author |
Roça, Tiago André Mendes |
author_facet |
Roça, Tiago André Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roça, Tiago André Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/23984 http://hdl.handle.net/10316/23984 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/23984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133662737858560 |