Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, João Miguel Ganhão Nunes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/30438
Resumo: Dissertação de mestrado em Média Interativos
id RCAP_fa3311cf3c0a246fa4f67e5ab86b6d76
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30438
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticosAplicaçãoCientíficaLúdicaDidáticaMultitoqueScientificApplicationPlayfulEducationalMulti-touch659.3:681.324681.324:659.3Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Média InterativosNos últimos anos o multitoque foi apelidado como uma revolução na interação humanocomputador. Dispositivos multitoque como os smartphone´s e os tablet´s permitiram o uso de serviços lúdicos e de comunicação com os utilizadores através de um ecrã de interação táctil, substituindo o uso do rato e teclado clássicos. Estes interfaces tangíveis podem ser configurados em função das necessidades de cada utilizador, permitindo o uso de caneta digital e o reconhecimento visual de gestos através de câmara. Estas vertentes reunidas num só artefacto são cada vez mais necessárias às varias atividades de interação com dispositivos domésticos e industriais. No entanto, as plataformas multitoque ainda não foram adaptadas a todo um conjunto de dispositivos e plataformas, e continuam a ser uma inovação tecnológica que coexiste em paralelo com outros interfaces analógicos e digitais. Este projeto de investigação visa assim estudar aplicativos lúdico-educativos que sejam relevantes nos atuais e antigos sistemas de IHC via multitoque e o design de interação e de experiência do utilizador com os novos interfaces por toque comummente associados à comunicação. Para tal propus-me reconhecer os gestos do público em geral através de uma amostra aleatória de 40 utilizadores que responderam a um inquérito sobre usabilidade, e a elaborar um relatório dos movimentos mais importantes para a realização de tarefas ditas habituais. Através da análise das respostas pretendia identificar um padrão de utilização, reconhecer lacunas e determinar benefícios de um sistema que evolui no quotidiano, além de sugerir melhorias a introduzir. Por fim apliquei as conclusões ao desenvolvimento e validação de um interface de um aplicativo multitoque lúdico-didático.In recent years the multitouch was dubbed as a revolution in human-computer interaction. Devices, such as multitouch tablets and smartphones, allow the use of recreational services and communications by users via interaction with a touch screen instead of the classic use of mouse and keyboard. These interfaces are tangible and can be configured to the needs of each user. In addition, they allow the use of other interactions inputs, such as the use of the digital pen, or visual recognition of gestures through a camera. These strands, gathered together in one device, are being used increasingly for various activities necessary to routinely interact with domestic and industrial appliances. However multi-touch platforms have not yet been adapted to a range of devices and platforms, and remain a technological innovation that co-exists alongside other analog and digital interfaces. This research project aims to study the so playful educational applications that are relevant to current and former HCI systems via multi-touch, and also the interaction design and user experience of new touch interfaces, commonly associated with mobile communication. For that, I recorded the gestures of the general public through a random sample of 40 users who responded to a survey on usability. By analyzing the responses, I wish to identify a usage pattern, to subsequently highlight the deficiencies and benefits of multi-touch that evolves on a daily basis, and to suggest the best usage patterns for performing normal daily tasks. And finally apply the findings on the development and validation the resulting nterface, on a playful multitouch application of educational scientific aspect.Zagalo, NelsonUniversidade do MinhoMartins, João Miguel Ganhão Nunes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30438por201220903info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:07.139864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos
title Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos
spellingShingle Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos
Martins, João Miguel Ganhão Nunes
Aplicação
Científica
Lúdica
Didática
Multitoque
Scientific
Application
Playful
Educational
Multi-touch
659.3:681.324
681.324:659.3
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos
title_full Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos
title_fullStr Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos
title_full_unstemmed Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos
title_sort Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos
author Martins, João Miguel Ganhão Nunes
author_facet Martins, João Miguel Ganhão Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zagalo, Nelson
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, João Miguel Ganhão Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Aplicação
Científica
Lúdica
Didática
Multitoque
Scientific
Application
Playful
Educational
Multi-touch
659.3:681.324
681.324:659.3
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Aplicação
Científica
Lúdica
Didática
Multitoque
Scientific
Application
Playful
Educational
Multi-touch
659.3:681.324
681.324:659.3
Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Dissertação de mestrado em Média Interativos
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/30438
url http://hdl.handle.net/1822/30438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201220903
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132228905598976