Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/30438 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Média Interativos |
id |
RCAP_fa3311cf3c0a246fa4f67e5ab86b6d76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30438 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticosAplicaçãoCientíficaLúdicaDidáticaMultitoqueScientificApplicationPlayfulEducationalMulti-touch659.3:681.324681.324:659.3Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de mestrado em Média InterativosNos últimos anos o multitoque foi apelidado como uma revolução na interação humanocomputador. Dispositivos multitoque como os smartphone´s e os tablet´s permitiram o uso de serviços lúdicos e de comunicação com os utilizadores através de um ecrã de interação táctil, substituindo o uso do rato e teclado clássicos. Estes interfaces tangíveis podem ser configurados em função das necessidades de cada utilizador, permitindo o uso de caneta digital e o reconhecimento visual de gestos através de câmara. Estas vertentes reunidas num só artefacto são cada vez mais necessárias às varias atividades de interação com dispositivos domésticos e industriais. No entanto, as plataformas multitoque ainda não foram adaptadas a todo um conjunto de dispositivos e plataformas, e continuam a ser uma inovação tecnológica que coexiste em paralelo com outros interfaces analógicos e digitais. Este projeto de investigação visa assim estudar aplicativos lúdico-educativos que sejam relevantes nos atuais e antigos sistemas de IHC via multitoque e o design de interação e de experiência do utilizador com os novos interfaces por toque comummente associados à comunicação. Para tal propus-me reconhecer os gestos do público em geral através de uma amostra aleatória de 40 utilizadores que responderam a um inquérito sobre usabilidade, e a elaborar um relatório dos movimentos mais importantes para a realização de tarefas ditas habituais. Através da análise das respostas pretendia identificar um padrão de utilização, reconhecer lacunas e determinar benefícios de um sistema que evolui no quotidiano, além de sugerir melhorias a introduzir. Por fim apliquei as conclusões ao desenvolvimento e validação de um interface de um aplicativo multitoque lúdico-didático.In recent years the multitouch was dubbed as a revolution in human-computer interaction. Devices, such as multitouch tablets and smartphones, allow the use of recreational services and communications by users via interaction with a touch screen instead of the classic use of mouse and keyboard. These interfaces are tangible and can be configured to the needs of each user. In addition, they allow the use of other interactions inputs, such as the use of the digital pen, or visual recognition of gestures through a camera. These strands, gathered together in one device, are being used increasingly for various activities necessary to routinely interact with domestic and industrial appliances. However multi-touch platforms have not yet been adapted to a range of devices and platforms, and remain a technological innovation that co-exists alongside other analog and digital interfaces. This research project aims to study the so playful educational applications that are relevant to current and former HCI systems via multi-touch, and also the interaction design and user experience of new touch interfaces, commonly associated with mobile communication. For that, I recorded the gestures of the general public through a random sample of 40 users who responded to a survey on usability. By analyzing the responses, I wish to identify a usage pattern, to subsequently highlight the deficiencies and benefits of multi-touch that evolves on a daily basis, and to suggest the best usage patterns for performing normal daily tasks. And finally apply the findings on the development and validation the resulting nterface, on a playful multitouch application of educational scientific aspect.Zagalo, NelsonUniversidade do MinhoMartins, João Miguel Ganhão Nunes20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/30438por201220903info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/30438Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:07.139864Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos |
title |
Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos |
spellingShingle |
Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos Martins, João Miguel Ganhão Nunes Aplicação Científica Lúdica Didática Multitoque Scientific Application Playful Educational Multi-touch 659.3:681.324 681.324:659.3 Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos |
title_full |
Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos |
title_fullStr |
Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos |
title_full_unstemmed |
Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos |
title_sort |
Interação gestual multitoque aplicada a interfaces lúdico didáticos |
author |
Martins, João Miguel Ganhão Nunes |
author_facet |
Martins, João Miguel Ganhão Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zagalo, Nelson Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, João Miguel Ganhão Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aplicação Científica Lúdica Didática Multitoque Scientific Application Playful Educational Multi-touch 659.3:681.324 681.324:659.3 Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Aplicação Científica Lúdica Didática Multitoque Scientific Application Playful Educational Multi-touch 659.3:681.324 681.324:659.3 Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Dissertação de mestrado em Média Interativos |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/30438 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/30438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201220903 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132228905598976 |