Análise da propagação e impacto da informação nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Miguel Dordio Lobo da Conceição
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26486
Resumo: Cada vez mais o uso de redes sociais é uma constante na sociedade moderna, o que leva a que todos os dias, uma grande quantidade de informação seja criada pelos seus utilizadores. Deste modo, e com os mais variados tópicos a serem divulgados, noticiados e debatidos nestas plataformas, este estudo pretende caracterizar um processo contínuo de recolha, processamento, análise e previsão de vetores de popularidade dentro das redes sociais. Usaremos o Twitter como base de investigação. Esta investigação foca-se em desenhar uma metodologia capaz de recolher uma amostra do conteúdo circulante no Twitter durante um dado período de tempo, o mais fielmente possível, recorrendo ao uso das ferramentas disponíveis, nomeadamente a API do Twitter. Para além disso, é ainda apresentado um processo de recolha de utilizadores (e suas informações) que partilharam os tweets recolhidos. Este processo surge como uma alternativa mais versátil à atualmente fornecida oficialmente pela API do Twitter que limita consideravelmente os dados possíveis de recolher nesta vertente. É também apresentada uma proposta de processamento dos dados recolhidos de forma a extrair, a análises à base de gráficos e tabelas de forma automática, de forma a mais facilmente ilustrar o comportamento de elementos de informação, finalizando no desenvolvimento de um modelo capaz de prever se um tweet será ou não popular.
id RCAP_fa607d0a957d890c589d6fe52171779b
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise da propagação e impacto da informação nas redes sociaisPopularidade -- PopularityDisseminaçãoAutomatização -- AutomationMachine learningTwitterDisseminationCada vez mais o uso de redes sociais é uma constante na sociedade moderna, o que leva a que todos os dias, uma grande quantidade de informação seja criada pelos seus utilizadores. Deste modo, e com os mais variados tópicos a serem divulgados, noticiados e debatidos nestas plataformas, este estudo pretende caracterizar um processo contínuo de recolha, processamento, análise e previsão de vetores de popularidade dentro das redes sociais. Usaremos o Twitter como base de investigação. Esta investigação foca-se em desenhar uma metodologia capaz de recolher uma amostra do conteúdo circulante no Twitter durante um dado período de tempo, o mais fielmente possível, recorrendo ao uso das ferramentas disponíveis, nomeadamente a API do Twitter. Para além disso, é ainda apresentado um processo de recolha de utilizadores (e suas informações) que partilharam os tweets recolhidos. Este processo surge como uma alternativa mais versátil à atualmente fornecida oficialmente pela API do Twitter que limita consideravelmente os dados possíveis de recolher nesta vertente. É também apresentada uma proposta de processamento dos dados recolhidos de forma a extrair, a análises à base de gráficos e tabelas de forma automática, de forma a mais facilmente ilustrar o comportamento de elementos de informação, finalizando no desenvolvimento de um modelo capaz de prever se um tweet será ou não popular.Increasingly the use of social networks is a constant in modern society, which leads that every day, a large amount of information is created by its users. Thus, and with the most varied topics being disseminated, reported, and debated on these platforms, this study aims to characterize a continuous process of collection, processing, analysis, and prediction of popularity vectors within social networks. We will use Twitter as the research base. This research focuses on designing a methodology capable of collecting a sample of the content circulating on Twitter during a given period, as faithfully as possible, through the use of available tools, namely the Twitter API. In addition, a process for collecting users (and their information) who shared the collected tweets is also presented. This process appears as a more versatile alternative to the one currently officially provided by the Twitter API, which considerably limits the data that can be collected in this aspect. It is also presented a proposal for processing the collected data in order to extract, to graph and table-based analysis in an automatic way, in order to more easily illustrate the behavior of information elements, ending in the development of a model capable of predicting whether or not a tweet will be popular.2022-11-28T12:34:26Z2022-11-09T00:00:00Z2022-11-092022-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26486TID:203102550porOliveira, Miguel Dordio Lobo da Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:02Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:21:26.162858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise da propagação e impacto da informação nas redes sociais
title Análise da propagação e impacto da informação nas redes sociais
spellingShingle Análise da propagação e impacto da informação nas redes sociais
Oliveira, Miguel Dordio Lobo da Conceição
Popularidade -- Popularity
Disseminação
Automatização -- Automation
Machine learning
Twitter
Dissemination
title_short Análise da propagação e impacto da informação nas redes sociais
title_full Análise da propagação e impacto da informação nas redes sociais
title_fullStr Análise da propagação e impacto da informação nas redes sociais
title_full_unstemmed Análise da propagação e impacto da informação nas redes sociais
title_sort Análise da propagação e impacto da informação nas redes sociais
author Oliveira, Miguel Dordio Lobo da Conceição
author_facet Oliveira, Miguel Dordio Lobo da Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Miguel Dordio Lobo da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Popularidade -- Popularity
Disseminação
Automatização -- Automation
Machine learning
Twitter
Dissemination
topic Popularidade -- Popularity
Disseminação
Automatização -- Automation
Machine learning
Twitter
Dissemination
description Cada vez mais o uso de redes sociais é uma constante na sociedade moderna, o que leva a que todos os dias, uma grande quantidade de informação seja criada pelos seus utilizadores. Deste modo, e com os mais variados tópicos a serem divulgados, noticiados e debatidos nestas plataformas, este estudo pretende caracterizar um processo contínuo de recolha, processamento, análise e previsão de vetores de popularidade dentro das redes sociais. Usaremos o Twitter como base de investigação. Esta investigação foca-se em desenhar uma metodologia capaz de recolher uma amostra do conteúdo circulante no Twitter durante um dado período de tempo, o mais fielmente possível, recorrendo ao uso das ferramentas disponíveis, nomeadamente a API do Twitter. Para além disso, é ainda apresentado um processo de recolha de utilizadores (e suas informações) que partilharam os tweets recolhidos. Este processo surge como uma alternativa mais versátil à atualmente fornecida oficialmente pela API do Twitter que limita consideravelmente os dados possíveis de recolher nesta vertente. É também apresentada uma proposta de processamento dos dados recolhidos de forma a extrair, a análises à base de gráficos e tabelas de forma automática, de forma a mais facilmente ilustrar o comportamento de elementos de informação, finalizando no desenvolvimento de um modelo capaz de prever se um tweet será ou não popular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28T12:34:26Z
2022-11-09T00:00:00Z
2022-11-09
2022-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26486
TID:203102550
url http://hdl.handle.net/10071/26486
identifier_str_mv TID:203102550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134775564304384