Modelo Adaptativo de Partilha de Largura de Banda em Cenário de Auto-estrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacinto, Gonçalo
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/5849
Resumo: As redes móveis sem os multimédia são vistas hoje em dia como um dos factores chave para o desenvolvimento da infra-estrutura de comunicação global. Neste trabalho é proposto um modelo de previsão e de empréstimo de largura de banda entre células, de forma a manter a qualidade de serviço das chamadas durante os períodos de congestão. É generalizado o modelo proposto por Antunes, Pacheco e Rocha (2000) para um cenário de auto-estrada em que o processo de chegadas de móveis é um processo de Poisson não homogéneo. Prova-se que as distribuições espaciais do número de móveis por tipo de chamada num instante xo são processos de Poisson não homogéneos independentes. Com base neste resultado são obtidas estimativas da capacidade requerida e da probabilidade de bloqueio em cada célula, para actualização da estratégia de empréstimo. Para validar os resultados analíticos e aferir o desempenho da estratégia de empréstimo são apresentados resultados de simulações.
id RCAP_fa666664d324e18a04b46e1aa5fe6b25
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/5849
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelo Adaptativo de Partilha de Largura de Banda em Cenário de Auto-estradaControlo de redemobilidademodelação de tráfegoprocesso de Poisson não homogéneoredes sem fiosAs redes móveis sem os multimédia são vistas hoje em dia como um dos factores chave para o desenvolvimento da infra-estrutura de comunicação global. Neste trabalho é proposto um modelo de previsão e de empréstimo de largura de banda entre células, de forma a manter a qualidade de serviço das chamadas durante os períodos de congestão. É generalizado o modelo proposto por Antunes, Pacheco e Rocha (2000) para um cenário de auto-estrada em que o processo de chegadas de móveis é um processo de Poisson não homogéneo. Prova-se que as distribuições espaciais do número de móveis por tipo de chamada num instante xo são processos de Poisson não homogéneos independentes. Com base neste resultado são obtidas estimativas da capacidade requerida e da probabilidade de bloqueio em cada célula, para actualização da estratégia de empréstimo. Para validar os resultados analíticos e aferir o desempenho da estratégia de empréstimo são apresentados resultados de simulações.Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa.2012-11-21T12:48:18Z2012-11-212004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/5849http://hdl.handle.net/10174/5849porTese de Mestrado, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa.CIMAgjcj@uevora.ptJacinto, Gonçaloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:45:01Zoai:dspace.uevora.pt:10174/5849Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:00:50.164028Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelo Adaptativo de Partilha de Largura de Banda em Cenário de Auto-estrada
title Modelo Adaptativo de Partilha de Largura de Banda em Cenário de Auto-estrada
spellingShingle Modelo Adaptativo de Partilha de Largura de Banda em Cenário de Auto-estrada
Jacinto, Gonçalo
Controlo de rede
mobilidade
modelação de tráfego
processo de Poisson não homogéneo
redes sem fios
title_short Modelo Adaptativo de Partilha de Largura de Banda em Cenário de Auto-estrada
title_full Modelo Adaptativo de Partilha de Largura de Banda em Cenário de Auto-estrada
title_fullStr Modelo Adaptativo de Partilha de Largura de Banda em Cenário de Auto-estrada
title_full_unstemmed Modelo Adaptativo de Partilha de Largura de Banda em Cenário de Auto-estrada
title_sort Modelo Adaptativo de Partilha de Largura de Banda em Cenário de Auto-estrada
author Jacinto, Gonçalo
author_facet Jacinto, Gonçalo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacinto, Gonçalo
dc.subject.por.fl_str_mv Controlo de rede
mobilidade
modelação de tráfego
processo de Poisson não homogéneo
redes sem fios
topic Controlo de rede
mobilidade
modelação de tráfego
processo de Poisson não homogéneo
redes sem fios
description As redes móveis sem os multimédia são vistas hoje em dia como um dos factores chave para o desenvolvimento da infra-estrutura de comunicação global. Neste trabalho é proposto um modelo de previsão e de empréstimo de largura de banda entre células, de forma a manter a qualidade de serviço das chamadas durante os períodos de congestão. É generalizado o modelo proposto por Antunes, Pacheco e Rocha (2000) para um cenário de auto-estrada em que o processo de chegadas de móveis é um processo de Poisson não homogéneo. Prova-se que as distribuições espaciais do número de móveis por tipo de chamada num instante xo são processos de Poisson não homogéneos independentes. Com base neste resultado são obtidas estimativas da capacidade requerida e da probabilidade de bloqueio em cada célula, para actualização da estratégia de empréstimo. Para validar os resultados analíticos e aferir o desempenho da estratégia de empréstimo são apresentados resultados de simulações.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2012-11-21T12:48:18Z
2012-11-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/5849
http://hdl.handle.net/10174/5849
url http://hdl.handle.net/10174/5849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tese de Mestrado, Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa.
CIMA
gjcj@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa.
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136491723554816