RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AS TAREFAS DE MODELAÇÃO MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/155788 |
Resumo: | A presente dissertação reflete o trabalho desenvolvido, durante o ano letivo 2021/2022, pelo professor estagiário, estando dividida em duas partes. Na primeira parte do relatório de estágio, o professor estagiário descreve e reflete sobre as diversas aulas e sequências de aulas que ministrou, bem como as atividades, projetos e reuniões em que se encontrou envolvido. Efetua também uma reflexão global sobre a experiência do estágio. Na segunda parte, é apresentado o seu projeto de investigação. Considera-se fundamental compreender a relação entre as tarefas de modelação matemática e os conteúdos do currículo, os conhecimentos articulados pelos alunos na resolução de tarefas de modelação matemática, a caracterização das aprendizagens decorrentes da resolução de tarefas de modelação matemática e o seu papel na aprendizagem. Por isso, definiram-se as seguintes questões de investigação: 1. De que modo as tarefas de modelação matemática permitem explorar, aprofundar e consolidar os conteúdos do currículo? 2. Como são articulados pelos alunos os seus conhecimentos na resolução de tarefas de modelação matemática? 3. Como se podem caracterizar as aprendizagens decorrentes da resolução de tarefas de modelação matemática? 4. Qual é o papel da modelação matemática na aprendizagem? Seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa, composta por três estudos de caso. As técnicas de recolha de dados incluem a realização de entrevistas semiestruturadas, a observação dos três pares de alunos durante a resolução das tarefas e a análise das suas produções escritas. As conclusões do estudo levado a cabo realçam a importância das tarefas de modelação matemática na exploração, no aprofundamento e na consolidação dos conteúdos do currículo e espelham a inter-relação existente entre os diversos conteúdos e a sua aplicação na resolução de uma dada tarefa de modelação. Sugerem ainda que a implementação deste tipo de tarefas propicia uma aprendizagem mais ativa por parte dos alunos, que passam a dar verdadeiro sentido aos conteúdos aprendidos, e traz inúmeros benefícios para o ensino e aprendizagem da Matemática. |
id |
RCAP_fa87d4e3a88db9dd32c642a92c6e0479 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/155788 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AS TAREFAS DE MODELAÇÃO MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEMEstágio pedagógicomodelaçãoaprendizagemcurrículoDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::MatemáticasA presente dissertação reflete o trabalho desenvolvido, durante o ano letivo 2021/2022, pelo professor estagiário, estando dividida em duas partes. Na primeira parte do relatório de estágio, o professor estagiário descreve e reflete sobre as diversas aulas e sequências de aulas que ministrou, bem como as atividades, projetos e reuniões em que se encontrou envolvido. Efetua também uma reflexão global sobre a experiência do estágio. Na segunda parte, é apresentado o seu projeto de investigação. Considera-se fundamental compreender a relação entre as tarefas de modelação matemática e os conteúdos do currículo, os conhecimentos articulados pelos alunos na resolução de tarefas de modelação matemática, a caracterização das aprendizagens decorrentes da resolução de tarefas de modelação matemática e o seu papel na aprendizagem. Por isso, definiram-se as seguintes questões de investigação: 1. De que modo as tarefas de modelação matemática permitem explorar, aprofundar e consolidar os conteúdos do currículo? 2. Como são articulados pelos alunos os seus conhecimentos na resolução de tarefas de modelação matemática? 3. Como se podem caracterizar as aprendizagens decorrentes da resolução de tarefas de modelação matemática? 4. Qual é o papel da modelação matemática na aprendizagem? Seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa, composta por três estudos de caso. As técnicas de recolha de dados incluem a realização de entrevistas semiestruturadas, a observação dos três pares de alunos durante a resolução das tarefas e a análise das suas produções escritas. As conclusões do estudo levado a cabo realçam a importância das tarefas de modelação matemática na exploração, no aprofundamento e na consolidação dos conteúdos do currículo e espelham a inter-relação existente entre os diversos conteúdos e a sua aplicação na resolução de uma dada tarefa de modelação. Sugerem ainda que a implementação deste tipo de tarefas propicia uma aprendizagem mais ativa por parte dos alunos, que passam a dar verdadeiro sentido aos conteúdos aprendidos, e traz inúmeros benefícios para o ensino e aprendizagem da Matemática.The following dissertation reflects the work developed, during the academic year 2021/2022, by the intern teacher, being divided by two parts. In the first part of the report, the intern teacher describes and reflects about the several classes and sequences of classes he taught, as well as the activities, projects, and meetings in which he was involved. He also makes a global reflection of his internship experience. In the second part, it is presented his investigation project. It’s fundamental to understand the relation between tasks of mathematical modelling and the curriculum contents, the knowledge articulated by students in the resolution of mathematical modelling tasks, the characterization of the recurrent learning of mathematical modelling and his role in learning. So, we have established the following questions of investigation: 1. In what way the mathematical modelling tasks allow us to explore, deepen and consolidate the contents of the curriculum? 2. How do students articulate their knowledge in the resolution of tasks of mathematical modelling? 3. How can we characterize the recurrent learning of the resolution of mathematical modelling tasks? 4. What is the role of mathematical modelling in learning? A quality research methodology was followed, composed of three case studies. The collection techniques of data include conducting semi-structured interviews, the observation of three pairs of students during the resolution of tasks and the analyses of their written productions. The conclusions of the studies carried out highlight the importance of mathematical modelling in exploring, deepening, and consolidating the contents of the curriculum and mirror the interrelationship between the various contents and their application in solving a giving mathematical modelling task. They also suggest that the implementation of this type of tasks provides a more active learning on the part of the students, who star to give true meaning to the content learned and brings numerous benefits to the teaching and learning of Mathematics.Domingos, AntónioRUNPeres, Ruben Filipe Santos2023-07-25T14:11:20Z2022-112022-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/155788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:38:23Zoai:run.unl.pt:10362/155788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:56:13.040980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AS TAREFAS DE MODELAÇÃO MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM |
title |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AS TAREFAS DE MODELAÇÃO MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AS TAREFAS DE MODELAÇÃO MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM Peres, Ruben Filipe Santos Estágio pedagógico modelação aprendizagem currículo Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas |
title_short |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AS TAREFAS DE MODELAÇÃO MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM |
title_full |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AS TAREFAS DE MODELAÇÃO MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AS TAREFAS DE MODELAÇÃO MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AS TAREFAS DE MODELAÇÃO MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM |
title_sort |
RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AS TAREFAS DE MODELAÇÃO MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM |
author |
Peres, Ruben Filipe Santos |
author_facet |
Peres, Ruben Filipe Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Domingos, António RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres, Ruben Filipe Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico modelação aprendizagem currículo Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas |
topic |
Estágio pedagógico modelação aprendizagem currículo Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Matemáticas |
description |
A presente dissertação reflete o trabalho desenvolvido, durante o ano letivo 2021/2022, pelo professor estagiário, estando dividida em duas partes. Na primeira parte do relatório de estágio, o professor estagiário descreve e reflete sobre as diversas aulas e sequências de aulas que ministrou, bem como as atividades, projetos e reuniões em que se encontrou envolvido. Efetua também uma reflexão global sobre a experiência do estágio. Na segunda parte, é apresentado o seu projeto de investigação. Considera-se fundamental compreender a relação entre as tarefas de modelação matemática e os conteúdos do currículo, os conhecimentos articulados pelos alunos na resolução de tarefas de modelação matemática, a caracterização das aprendizagens decorrentes da resolução de tarefas de modelação matemática e o seu papel na aprendizagem. Por isso, definiram-se as seguintes questões de investigação: 1. De que modo as tarefas de modelação matemática permitem explorar, aprofundar e consolidar os conteúdos do currículo? 2. Como são articulados pelos alunos os seus conhecimentos na resolução de tarefas de modelação matemática? 3. Como se podem caracterizar as aprendizagens decorrentes da resolução de tarefas de modelação matemática? 4. Qual é o papel da modelação matemática na aprendizagem? Seguiu-se uma metodologia de investigação qualitativa, composta por três estudos de caso. As técnicas de recolha de dados incluem a realização de entrevistas semiestruturadas, a observação dos três pares de alunos durante a resolução das tarefas e a análise das suas produções escritas. As conclusões do estudo levado a cabo realçam a importância das tarefas de modelação matemática na exploração, no aprofundamento e na consolidação dos conteúdos do currículo e espelham a inter-relação existente entre os diversos conteúdos e a sua aplicação na resolução de uma dada tarefa de modelação. Sugerem ainda que a implementação deste tipo de tarefas propicia uma aprendizagem mais ativa por parte dos alunos, que passam a dar verdadeiro sentido aos conteúdos aprendidos, e traz inúmeros benefícios para o ensino e aprendizagem da Matemática. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11 2022-11-01T00:00:00Z 2023-07-25T14:11:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/155788 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/155788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138148058398720 |