Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Rita Isabel Pinto de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/14548
Resumo: O presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo apresentar e refletir sobre o processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social da mestranda, decorrente da Prática Pedagógica Supervisionada na EPE e 1.º CEB. Tornar-se profissional nas duas valências exigiu conhecimentos específicos, competências múltiplas e atitudes éticas que foram mobilizados e recriados ao longo da PES, pelo que esta contribuiu efetivamente para a construção da identidade profissional docente. Neste sentido, serão apresentados os fundamentos teóricos, pedagógicos, didáticos e legais que serviram como base para a ação educativa, os saberes experienciais contruídos na práxis fruto de reflexões contínuas e de uma criticidade sobre o seu saber-fazer e ser educador e professor. Este processo decorreu das etapas da Metodologia de Investigação-Ação, observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, cujo objetivo era a transformação das práticas, o seu melhoramento, desejando também práticas fundamentadas, com metodologias renovadas com base num currículo de base humanista. A perspetiva socio construtivista da educação encontrou-se presente no percurso formativo, promovendo uma ação com vista no desenvolvimento significativo e pleno da criança, pois esta é sujeito e agente da sua própria aprendizagem, mas também da professora estagiária enquanto sujeito que estrutura a sua prática atribuindo sentido à sua formação. Através da formação inicial, foi possível começar a construir a identidade profissional da docente estagiária, sofrendo diversas influências, através das vivências experienciadas que resultaram em mudanças individuais, a nível pessoal, profissional e social (Block & Rausch, 2014).
id RCAP_faa84b69ab3773711ee5dd31b0af1014
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/14548
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioPrática Educativa SupervisionadaAprendizagem SignificativaMetodologia de Investigação-AçãoSocioconstrutivismoSupervisioned Educational PracticeSignificative learningResearch-Action MethodologySocioconstructivismDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo apresentar e refletir sobre o processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social da mestranda, decorrente da Prática Pedagógica Supervisionada na EPE e 1.º CEB. Tornar-se profissional nas duas valências exigiu conhecimentos específicos, competências múltiplas e atitudes éticas que foram mobilizados e recriados ao longo da PES, pelo que esta contribuiu efetivamente para a construção da identidade profissional docente. Neste sentido, serão apresentados os fundamentos teóricos, pedagógicos, didáticos e legais que serviram como base para a ação educativa, os saberes experienciais contruídos na práxis fruto de reflexões contínuas e de uma criticidade sobre o seu saber-fazer e ser educador e professor. Este processo decorreu das etapas da Metodologia de Investigação-Ação, observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, cujo objetivo era a transformação das práticas, o seu melhoramento, desejando também práticas fundamentadas, com metodologias renovadas com base num currículo de base humanista. A perspetiva socio construtivista da educação encontrou-se presente no percurso formativo, promovendo uma ação com vista no desenvolvimento significativo e pleno da criança, pois esta é sujeito e agente da sua própria aprendizagem, mas também da professora estagiária enquanto sujeito que estrutura a sua prática atribuindo sentido à sua formação. Através da formação inicial, foi possível começar a construir a identidade profissional da docente estagiária, sofrendo diversas influências, através das vivências experienciadas que resultaram em mudanças individuais, a nível pessoal, profissional e social (Block & Rausch, 2014).The following report resulted from the activity developed within the Curricular Unit of Supervisioned Educational practice of the Integrated Master’s degree in “preschool and elementary school education”. The objective is to display and reflect upon the process of personal, professional and social developments of the master student, due to supervisioned pedagogical practice “NA EPE e 1.º CEB”. Becoming a professional in both capacities required specific knowledge, multiple skills and ethical attitudes that were mobilized and recreated throughout the PES, this has effectively contributed in the construction the the teacher’s professional identity. In this scope, the theoretical, pedagogical, didactic and legal foundations that worked as the basis for the educational action will be presented, the experiential knowledge built up in praxis, fruit of continuous reflections and an ability to criticize our know-how and being an educator and teacher. This process proceeded from the stages of the Research-Action Methodology, observation, planning, action, evaluation and reflection, whose objective was the transformation of practices, their improvement, also desiring fundamented practices, with renewed methodologies based on a humanist-based curriculum. The socio-constructive perspective in education was present along the training course, promoting action with the aim of a full and significative development of the students, they are the subject and agent of their own learning process, the teacher is also an agent, who structures their practice, attributing meaning to their training. Through the initial training it was possible to start the construction of the trainee teacher’s professional identity, experiencing diverse influences, through the experiences experienced that resulted in individual changes, on a personal, professional and social level (Block & Rausch, 2014).Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarvalho, Rita Isabel Pinto de2019-08-09T10:29:58Z201920192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/14548TID:202382567porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:58:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/14548Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:24.165555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Carvalho, Rita Isabel Pinto de
Prática Educativa Supervisionada
Aprendizagem Significativa
Metodologia de Investigação-Ação
Socioconstrutivismo
Supervisioned Educational Practice
Significative learning
Research-Action Methodology
Socioconstructivism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Carvalho, Rita Isabel Pinto de
author_facet Carvalho, Rita Isabel Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Rita Isabel Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Educativa Supervisionada
Aprendizagem Significativa
Metodologia de Investigação-Ação
Socioconstrutivismo
Supervisioned Educational Practice
Significative learning
Research-Action Methodology
Socioconstructivism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática Educativa Supervisionada
Aprendizagem Significativa
Metodologia de Investigação-Ação
Socioconstrutivismo
Supervisioned Educational Practice
Significative learning
Research-Action Methodology
Socioconstructivism
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório emerge no âmbito da Unidade Curricular de Prática Educativa Supervisionada integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Tem como objetivo apresentar e refletir sobre o processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social da mestranda, decorrente da Prática Pedagógica Supervisionada na EPE e 1.º CEB. Tornar-se profissional nas duas valências exigiu conhecimentos específicos, competências múltiplas e atitudes éticas que foram mobilizados e recriados ao longo da PES, pelo que esta contribuiu efetivamente para a construção da identidade profissional docente. Neste sentido, serão apresentados os fundamentos teóricos, pedagógicos, didáticos e legais que serviram como base para a ação educativa, os saberes experienciais contruídos na práxis fruto de reflexões contínuas e de uma criticidade sobre o seu saber-fazer e ser educador e professor. Este processo decorreu das etapas da Metodologia de Investigação-Ação, observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, cujo objetivo era a transformação das práticas, o seu melhoramento, desejando também práticas fundamentadas, com metodologias renovadas com base num currículo de base humanista. A perspetiva socio construtivista da educação encontrou-se presente no percurso formativo, promovendo uma ação com vista no desenvolvimento significativo e pleno da criança, pois esta é sujeito e agente da sua própria aprendizagem, mas também da professora estagiária enquanto sujeito que estrutura a sua prática atribuindo sentido à sua formação. Através da formação inicial, foi possível começar a construir a identidade profissional da docente estagiária, sofrendo diversas influências, através das vivências experienciadas que resultaram em mudanças individuais, a nível pessoal, profissional e social (Block & Rausch, 2014).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-09T10:29:58Z
2019
2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/14548
TID:202382567
url http://hdl.handle.net/10400.22/14548
identifier_str_mv TID:202382567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131435713429504