Experiência de si, migração e performance
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24356 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo apresentar questões que envolvem a migração e a cidadania, discutindo especialmente a migração de mulheres e articulando-a com a performance. Ou seja, o sentido é discutir, a partir da minha experiência vivida como migrante – estando fora e alhures do lugar de pertença –, as facetas da vida como migrante e suas implicações sociais, culturais e afetivas. A perspectiva é a de pensar, refletir sobre a experiência da migração, como momento em que a busca, ou melhor, o caminho que encontro vem da escolha da arte como forma de entender, agir e compreender essa experiência. A literatura para a elaboração deste trabalho foi construída dando enfoque às questões de performance, migração, cidadania e experiência. A leitura foi ancorada em uma perspectiva transdisciplinar sobre as temáticas, com autores como: Anzaldúa (2000), Larrosa (2015), Suárez (2006) e Taylor (2018), autores que ajudaram a compreender e a situar-me no contexto da experiência de ser mulher, latina, migrante e artista. A dimensão performativa do corpo migrante é discutido neste trabalho no último capítulo, tendo como ponto de partida as discussões de Anzaldúa (2015) e Taylor (2018). A dissertação está estruturada em três capítulos, uma introdução e uma conclusão. |
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Experiência de si, migração e performanceMigraçãoMulher migranteCidadaniaExperiência de siPerformancePerformatividadeMigrationMigrant womenCitizenshipExperience of selfPerformancePerformativityEsta dissertação tem como objetivo apresentar questões que envolvem a migração e a cidadania, discutindo especialmente a migração de mulheres e articulando-a com a performance. Ou seja, o sentido é discutir, a partir da minha experiência vivida como migrante – estando fora e alhures do lugar de pertença –, as facetas da vida como migrante e suas implicações sociais, culturais e afetivas. A perspectiva é a de pensar, refletir sobre a experiência da migração, como momento em que a busca, ou melhor, o caminho que encontro vem da escolha da arte como forma de entender, agir e compreender essa experiência. A literatura para a elaboração deste trabalho foi construída dando enfoque às questões de performance, migração, cidadania e experiência. A leitura foi ancorada em uma perspectiva transdisciplinar sobre as temáticas, com autores como: Anzaldúa (2000), Larrosa (2015), Suárez (2006) e Taylor (2018), autores que ajudaram a compreender e a situar-me no contexto da experiência de ser mulher, latina, migrante e artista. A dimensão performativa do corpo migrante é discutido neste trabalho no último capítulo, tendo como ponto de partida as discussões de Anzaldúa (2015) e Taylor (2018). A dissertação está estruturada em três capítulos, uma introdução e uma conclusão.The aim of this dissertation is to present issues involving migration and citizenship, especially women's migration, and to articulate them with performance. Based on my own lived experience as a migrant - being outside and away from my place of belonging - I tried to discuss the facets of life as a migrant and its social, cultural and affective implications. The perspective was to think and reflect on the experience of migration as a moment in which the search, or rather the path I find, comes from choosing art as a way of understanding, acting and comprehending this experience. The literature for this work was constructed by focusing on issues of performance, migration, citizenship and experience. The reading was anchored in a transdisciplinary perspective on the themes, with authors such as Anzaldúa (2015), Larrosa (2015), Suárez (2006) and Taylor (2018); authors who helped me understand and situate myself in the context and territory I occupy. My reading is articulated by the experience of being a woman, a Latina, a migrant and an artist. The performative dimension of the migrant body is discussed in this work in the last chapter, taking as a starting point the discussions by Anzaldúa (2015) and Taylor (2018). The dissertation is divided into three chapters, an introduction and a conclusion.Gaspar, Ana Renata CernadasRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMartins, Marina Almeida2023-12-27T15:59:43Z2023-11-272023-11-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24356TID:203436180porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T01:48:17Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24356Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:57:04.822995Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta dissertação tem como objetivo apresentar questões que envolvem a migração e a cidadania, discutindo especialmente a migração de mulheres e articulando-a com a performance. Ou seja, o sentido é discutir, a partir da minha experiência vivida como migrante – estando fora e alhures do lugar de pertença –, as facetas da vida como migrante e suas implicações sociais, culturais e afetivas. A perspectiva é a de pensar, refletir sobre a experiência da migração, como momento em que a busca, ou melhor, o caminho que encontro vem da escolha da arte como forma de entender, agir e compreender essa experiência. A literatura para a elaboração deste trabalho foi construída dando enfoque às questões de performance, migração, cidadania e experiência. A leitura foi ancorada em uma perspectiva transdisciplinar sobre as temáticas, com autores como: Anzaldúa (2000), Larrosa (2015), Suárez (2006) e Taylor (2018), autores que ajudaram a compreender e a situar-me no contexto da experiência de ser mulher, latina, migrante e artista. A dimensão performativa do corpo migrante é discutido neste trabalho no último capítulo, tendo como ponto de partida as discussões de Anzaldúa (2015) e Taylor (2018). A dissertação está estruturada em três capítulos, uma introdução e uma conclusão. |
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