Adaptação do teste stroop de cores e palavras para adultos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raposo, Marta Sofia Valente
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2522
Resumo: O Teste de Stroop de Cores e Palavras (TSCP) é um instrumento de estabelecida reputação e amplamente utilizado na prática neuropsicológica como medida de atenção seletiva (Spreen & Strauss, 1989 citado por Duncan, 2006). Este estudo tem como objectivo principal validar e aferir o Teste Stroop de Cores e Palavras para Adultos Jovens portugueses, assim como avaliar as diferenças nos resultados da prova com grupos de comparação em função do género, idade e escolaridade. Para atingir estes objectivos, foi realizada uma investigação do tipo observacional - descritivo – uma vez que serão analisados os dados previamente recolhidos, que descrevem o modo como se comportam os sujeitos relativamente à tarefa proposta – e transversal, pois foi realizada num único momento do tempo, e não tem carácter interventivo. A amostra é de 276 sujeitos, com uma média de idades = 18,33 (+/- DP= 1,81), relativamente ao género 107 (38,8 %) são do sexo masculino e 169 (61,2 %) do sexo feminino, no que respeita à escolaridade 56,1 % pertencem ao ensino secundário e 43,8 % ao ensino superior. Os resultados deste estudo apontam para diferenças estatisticamente significativas relativamente ao género na variável PC-PC`, o que traduz uma maior resistência à interferência por parte dos sujeitos do sexo feminino. Assim como se verificam diferenças estatisticamente significativas entre os diferentes grupos etários relativamente à variável PCPC` verificando-se assim, diferenças ao nível da pontuação da interferência nos grupos etários estudados. Com este estudo pretende-se disponibilizar um teste neuropsicológico de fácil e rápida aplicação para avaliar a atenção selectiva especificamente na população em estudo, adultos jovens com idades compreendidas entre os 16 e os 24 anos.
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