"Liberta o teu canto, liberta-o no ar!" - A Prática Coral na Educação Musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/138114 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo do Ensino Básico) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nele procuro apresentar, descrever e reflectir as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo de 2020/2021, um ano atípico marcado pela pandemia de Covid-19, que exigiu um esforço acrescido da parte de toda a comunidade escolar, professores, funcionários, alunos e as suas famílias. Este trabalho divide-se, essencialmente, em quatro capítulos. O primeiro refere-se à contextualização do ensino da Educação Musical em Portugal e os seus princípios orientadores. O segundo capítulo refere-se à prática coral na Educação Musical. O terceiro capítulo trata o contexto em que se realizou a Prática de Ensino Supervisionada, onde faço uma caracterização do agrupamento e estabelecimento de ensino onde a mesma foi desenvolvida, incluindo o Projecto Educativo do agrupamento. Por fim, o quarto capítulo consiste na apresentação, reflexão e crítica de toda a actividade desenvolvida durante o período de estágio, quer em aulas observadas como leccionadas. |
id |
RCAP_fabd3bd463133727a08c07f406bd2de9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/138114 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Liberta o teu canto, liberta-o no ar!" - A Prática Coral na Educação MusicalCantoPrática coralEducação musical2º. cicloPandemia Covid-19SingingChoral practiceMusical educationSecond cycleCovid-19 pandemicDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo do Ensino Básico) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nele procuro apresentar, descrever e reflectir as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo de 2020/2021, um ano atípico marcado pela pandemia de Covid-19, que exigiu um esforço acrescido da parte de toda a comunidade escolar, professores, funcionários, alunos e as suas famílias. Este trabalho divide-se, essencialmente, em quatro capítulos. O primeiro refere-se à contextualização do ensino da Educação Musical em Portugal e os seus princípios orientadores. O segundo capítulo refere-se à prática coral na Educação Musical. O terceiro capítulo trata o contexto em que se realizou a Prática de Ensino Supervisionada, onde faço uma caracterização do agrupamento e estabelecimento de ensino onde a mesma foi desenvolvida, incluindo o Projecto Educativo do agrupamento. Por fim, o quarto capítulo consiste na apresentação, reflexão e crítica de toda a actividade desenvolvida durante o período de estágio, quer em aulas observadas como leccionadas.This report was written following the Supervised Teaching Practice for the Masters in Musical Education Teaching for Basic Education (Second Cycle of Basic Education) at the Faculty of Social and Human Sciences of the NOVA University of Lisbon. Its aim is to present, describe, and reflect about the activities that were carried out through the academic year of 2020/2021, an atypical year, marked by the Covid-19 pandemic, that demanded increased effort from the school community, teachers, employees, students and their families. This paper is, essentially, divided in four chapters. The first one refers to the contextualisation of the Musical Education in Portugal and their guiding principles. The second chapter refers to choral practice in Musical Education. The third chapter discuss the context of the Supervised Teachings Practice, where I describe the school cluster where it was carried out, including the cluster's own Educational Project. Finally, the fourth chapter consists of the presentation, reflection, and criticism of the activity carried out throughout the internship's term, on both observed and lectured classes.Nogueira, JoãoFigueiredo, IsabelRUNPortela, Sofia Gonçalves2022-05-18T08:45:01Z2022-03-242021-11-302022-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/138114TID:202984850porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:15:26Zoai:run.unl.pt:10362/138114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:57.289770Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Liberta o teu canto, liberta-o no ar!" - A Prática Coral na Educação Musical |
title |
"Liberta o teu canto, liberta-o no ar!" - A Prática Coral na Educação Musical |
spellingShingle |
"Liberta o teu canto, liberta-o no ar!" - A Prática Coral na Educação Musical Portela, Sofia Gonçalves Canto Prática coral Educação musical 2º. ciclo Pandemia Covid-19 Singing Choral practice Musical education Second cycle Covid-19 pandemic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
"Liberta o teu canto, liberta-o no ar!" - A Prática Coral na Educação Musical |
title_full |
"Liberta o teu canto, liberta-o no ar!" - A Prática Coral na Educação Musical |
title_fullStr |
"Liberta o teu canto, liberta-o no ar!" - A Prática Coral na Educação Musical |
title_full_unstemmed |
"Liberta o teu canto, liberta-o no ar!" - A Prática Coral na Educação Musical |
title_sort |
"Liberta o teu canto, liberta-o no ar!" - A Prática Coral na Educação Musical |
author |
Portela, Sofia Gonçalves |
author_facet |
Portela, Sofia Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nogueira, João Figueiredo, Isabel RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portela, Sofia Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Canto Prática coral Educação musical 2º. ciclo Pandemia Covid-19 Singing Choral practice Musical education Second cycle Covid-19 pandemic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Canto Prática coral Educação musical 2º. ciclo Pandemia Covid-19 Singing Choral practice Musical education Second cycle Covid-19 pandemic Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
O presente relatório foi elaborado no seguimento da Prática de Ensino Supervisionada realizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico (2.º ciclo do Ensino Básico) na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Nele procuro apresentar, descrever e reflectir as actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano lectivo de 2020/2021, um ano atípico marcado pela pandemia de Covid-19, que exigiu um esforço acrescido da parte de toda a comunidade escolar, professores, funcionários, alunos e as suas famílias. Este trabalho divide-se, essencialmente, em quatro capítulos. O primeiro refere-se à contextualização do ensino da Educação Musical em Portugal e os seus princípios orientadores. O segundo capítulo refere-se à prática coral na Educação Musical. O terceiro capítulo trata o contexto em que se realizou a Prática de Ensino Supervisionada, onde faço uma caracterização do agrupamento e estabelecimento de ensino onde a mesma foi desenvolvida, incluindo o Projecto Educativo do agrupamento. Por fim, o quarto capítulo consiste na apresentação, reflexão e crítica de toda a actividade desenvolvida durante o período de estágio, quer em aulas observadas como leccionadas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-30 2022-05-18T08:45:01Z 2022-03-24 2022-03-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/138114 TID:202984850 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/138114 |
identifier_str_mv |
TID:202984850 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138089754427392 |