Virtual reality and educational tourism - study case

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Alexandre Fernandes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26416
Resumo: Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
id RCAP_fad4582e993952afbce9a7877cc89bcc
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26416
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Virtual reality and educational tourism - study caseVirtual realityEducational tourismCultural heritageVideo editing360- degree videoImmersivenessDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaMestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do ParanáVirtual reality is a growing technology that offers a variety of immersive experiences, due to increased investment and scientific research over the years. By wearing virtual reality glasses, the viewer disconnects from the real world and begins to have immersive experiences, allowing for intense and enjoyable entertainment. The tourism industry is one of the most profitable, providing the country with economic power, great visibility, and diverse new investments. Despite going through difficult times, tourism has not been shaken and has grown significantly in recent years, demonstrating the human desire to visit new places or revisit those they already know. By combining both areas, a new range of possibilities emerges, allowing for the development of content that enables educational tourism, as well as the creation of 360-degree videos, which allow people to share their culture to the world in a new format for most people, making it interesting to be studied and applied. In addition, the incorporation of 3D objects is one of the most widely considered applications for virtual reality, because the possibilities for interaction are limitless. This means highlighting a people’s history by displaying and allowing interaction with cultural objects and scenarios for educational tourism and cultural heritage. The current project aims to use virtual reality in tourism to teach about the culture of Bragança, Portugal. Share traditions, events, locations, and the history of the lifestyles of people who live in this region. A 360-degree video was created to promote important representations of the region’s fascinating culture, with the goal of reaching as many people as possible through digital media. Major video edits were required for such production, ranging from illumination and color corrections to object removal, scene reconstruction, and stabilization, with the goal of characterizing the old moments without technological objects in the scene and preparing quality content for exposure. Tests for the project with the video revealed that most people are very interested in all of the topics mentioned, owing to the fact that most of them are unfamiliar to this type of technology. Despite the fact that some of them were a little scared or nauseated by the new experience, the tests were mostly positive and demonstrated the developed product’s high market appeal.A realidade virtual é uma tecnologia em ascensão e proporciona diversas experiências imersivas, ao ser uma área que recebe crescente investimento e pesquisas científicas ao decorrer dos anos. Ao utilizar óculos de realidade virtual, o espectador desconecta-se do mundo real e começa a ter experiências imersivas, o que possibilita entretenimento intenso e divertido. O setor do turismo é um dos mais rentáveis, ao qual proporciona ao país um poder económico, grande visualização e novos investimentos diversos. Apesar de ter passado por tempos difíceis, o turismo não se abalou e cresceu fortemente nos últimos tempos, mostrando o desejo humano de conhecer novos lugares ou revisitar os que já conhece. Ao unir ambas as áreas, uma nova gama de possibilidades abre-se, possibilitando desenvolver conteúdos que viabilizem um turismo educacional, assim como a criação de vídeos em 360 graus, algo que permite passar a cultura de povos para o mundo todo num formato novo para a maioria das pessoas, o que a torna interessante ser estudada e aplicada. Assim a integração de objetos 3D é uma das mais pensadas para se utilizar na realidade virtual, pois as possibilidades de interação são infinitas. Para o turismo educacional e herança cultural de um povo, isso significa evidenciar a sua história, mostrando e possibilitando interação com objetos e cenários culturais. O presente trabalho visa aplicar a realidade virtual na área do turismo como ensino à cultura de Bragança, Portugal. Com isso, compartilhar tradições, eventos, locais e a história da vida de pessoas que fazem parte dessa região. Para isso, foi produzido um vídeo em 360 graus que exibe representações importantes para a cultura fascinante da região, transmitindo conhecimento via meios digitais ao máximo de pessoas possível. Para tal produção, foi necessário grandes edições de vídeo que foram de correções de iluminação e cores à remoção de objetos, reconstrução de cena e estabilização, buscando caracterizar os momentos antigos sem objetos tecnológicos na cena, e preparar um conteúdo de qualidade para exposição. Testes realizados mostraram que a maior parte das pessoas tem um grande interesse em todos esses aspectos mencionados, sendo novidade para a maioria deles, o que causa alta curiosidade. Apesar de muitas vezes sentirem medo ou enjoo pela nova experiência, os testes mostraram-se majoritariamente positivos e evidenciaram a alta potencialidade de atração de mercado com o produto desenvolvido.Pereira, Ana I.Lopes, Rui PedroAndrade, Mauren Louise Sguario Coelho deBiblioteca Digital do IPBAntunes, Alexandre Fernandes2023-01-10T10:20:19Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26416TID:203155513enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:58:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:53.412479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Virtual reality and educational tourism - study case
title Virtual reality and educational tourism - study case
spellingShingle Virtual reality and educational tourism - study case
Antunes, Alexandre Fernandes
Virtual reality
Educational tourism
Cultural heritage
Video editing
360- degree video
Immersiveness
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Virtual reality and educational tourism - study case
title_full Virtual reality and educational tourism - study case
title_fullStr Virtual reality and educational tourism - study case
title_full_unstemmed Virtual reality and educational tourism - study case
title_sort Virtual reality and educational tourism - study case
author Antunes, Alexandre Fernandes
author_facet Antunes, Alexandre Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Ana I.
Lopes, Rui Pedro
Andrade, Mauren Louise Sguario Coelho de
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Alexandre Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Virtual reality
Educational tourism
Cultural heritage
Video editing
360- degree video
Immersiveness
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Virtual reality
Educational tourism
Cultural heritage
Video editing
360- degree video
Immersiveness
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-01-10T10:20:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/26416
TID:203155513
url http://hdl.handle.net/10198/26416
identifier_str_mv TID:203155513
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135456064962560