Virtual reality and educational tourism - study case
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/26416 |
Resumo: | Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
id |
RCAP_fad4582e993952afbce9a7877cc89bcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26416 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Virtual reality and educational tourism - study caseVirtual realityEducational tourismCultural heritageVideo editing360- degree videoImmersivenessDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaMestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do ParanáVirtual reality is a growing technology that offers a variety of immersive experiences, due to increased investment and scientific research over the years. By wearing virtual reality glasses, the viewer disconnects from the real world and begins to have immersive experiences, allowing for intense and enjoyable entertainment. The tourism industry is one of the most profitable, providing the country with economic power, great visibility, and diverse new investments. Despite going through difficult times, tourism has not been shaken and has grown significantly in recent years, demonstrating the human desire to visit new places or revisit those they already know. By combining both areas, a new range of possibilities emerges, allowing for the development of content that enables educational tourism, as well as the creation of 360-degree videos, which allow people to share their culture to the world in a new format for most people, making it interesting to be studied and applied. In addition, the incorporation of 3D objects is one of the most widely considered applications for virtual reality, because the possibilities for interaction are limitless. This means highlighting a people’s history by displaying and allowing interaction with cultural objects and scenarios for educational tourism and cultural heritage. The current project aims to use virtual reality in tourism to teach about the culture of Bragança, Portugal. Share traditions, events, locations, and the history of the lifestyles of people who live in this region. A 360-degree video was created to promote important representations of the region’s fascinating culture, with the goal of reaching as many people as possible through digital media. Major video edits were required for such production, ranging from illumination and color corrections to object removal, scene reconstruction, and stabilization, with the goal of characterizing the old moments without technological objects in the scene and preparing quality content for exposure. Tests for the project with the video revealed that most people are very interested in all of the topics mentioned, owing to the fact that most of them are unfamiliar to this type of technology. Despite the fact that some of them were a little scared or nauseated by the new experience, the tests were mostly positive and demonstrated the developed product’s high market appeal.A realidade virtual é uma tecnologia em ascensão e proporciona diversas experiências imersivas, ao ser uma área que recebe crescente investimento e pesquisas científicas ao decorrer dos anos. Ao utilizar óculos de realidade virtual, o espectador desconecta-se do mundo real e começa a ter experiências imersivas, o que possibilita entretenimento intenso e divertido. O setor do turismo é um dos mais rentáveis, ao qual proporciona ao país um poder económico, grande visualização e novos investimentos diversos. Apesar de ter passado por tempos difíceis, o turismo não se abalou e cresceu fortemente nos últimos tempos, mostrando o desejo humano de conhecer novos lugares ou revisitar os que já conhece. Ao unir ambas as áreas, uma nova gama de possibilidades abre-se, possibilitando desenvolver conteúdos que viabilizem um turismo educacional, assim como a criação de vídeos em 360 graus, algo que permite passar a cultura de povos para o mundo todo num formato novo para a maioria das pessoas, o que a torna interessante ser estudada e aplicada. Assim a integração de objetos 3D é uma das mais pensadas para se utilizar na realidade virtual, pois as possibilidades de interação são infinitas. Para o turismo educacional e herança cultural de um povo, isso significa evidenciar a sua história, mostrando e possibilitando interação com objetos e cenários culturais. O presente trabalho visa aplicar a realidade virtual na área do turismo como ensino à cultura de Bragança, Portugal. Com isso, compartilhar tradições, eventos, locais e a história da vida de pessoas que fazem parte dessa região. Para isso, foi produzido um vídeo em 360 graus que exibe representações importantes para a cultura fascinante da região, transmitindo conhecimento via meios digitais ao máximo de pessoas possível. Para tal produção, foi necessário grandes edições de vídeo que foram de correções de iluminação e cores à remoção de objetos, reconstrução de cena e estabilização, buscando caracterizar os momentos antigos sem objetos tecnológicos na cena, e preparar um conteúdo de qualidade para exposição. Testes realizados mostraram que a maior parte das pessoas tem um grande interesse em todos esses aspectos mencionados, sendo novidade para a maioria deles, o que causa alta curiosidade. Apesar de muitas vezes sentirem medo ou enjoo pela nova experiência, os testes mostraram-se majoritariamente positivos e evidenciaram a alta potencialidade de atração de mercado com o produto desenvolvido.Pereira, Ana I.Lopes, Rui PedroAndrade, Mauren Louise Sguario Coelho deBiblioteca Digital do IPBAntunes, Alexandre Fernandes2023-01-10T10:20:19Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/26416TID:203155513enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:58:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/26416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:16:53.412479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Virtual reality and educational tourism - study case |
title |
Virtual reality and educational tourism - study case |
spellingShingle |
Virtual reality and educational tourism - study case Antunes, Alexandre Fernandes Virtual reality Educational tourism Cultural heritage Video editing 360- degree video Immersiveness Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
title_short |
Virtual reality and educational tourism - study case |
title_full |
Virtual reality and educational tourism - study case |
title_fullStr |
Virtual reality and educational tourism - study case |
title_full_unstemmed |
Virtual reality and educational tourism - study case |
title_sort |
Virtual reality and educational tourism - study case |
author |
Antunes, Alexandre Fernandes |
author_facet |
Antunes, Alexandre Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Ana I. Lopes, Rui Pedro Andrade, Mauren Louise Sguario Coelho de Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Alexandre Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Virtual reality Educational tourism Cultural heritage Video editing 360- degree video Immersiveness Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
topic |
Virtual reality Educational tourism Cultural heritage Video editing 360- degree video Immersiveness Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática |
description |
Mestrado de dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-01-10T10:20:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/26416 TID:203155513 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/26416 |
identifier_str_mv |
TID:203155513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135456064962560 |