A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira,Adriana Dragone
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Coutinho,Angela Scalabrin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100006
Resumo: A alteração na definição da idade de ingresso no ensino fundamental de 7 para 6 anos pela Lei nº 11.114 de 2006 no Brasil tem suscitado debates nos campos da educação e do sistema de justiça sobre a data limite de ingresso. Este artigo tem como objetivo apresentar o cenário da implantação do corte etário para o ingresso no ensino fundamental, bem como problematizar a entrada precoce da criança nesta etapa da educação básica, buscando analisar as implicações do ingresso das crianças pequenas no ensino fundamental na limitação do seu direito educacional e para a constituição da infância. O acesso a cada uma das etapas da educação básica pressupõe uma faixa etária adequada e seu ingresso deve ocorrer tendo com referência a idade estabelecida e não laudos psicológicos e/ou pedagógicos que atestem a capacidade de cada criança, o que revela certa concepção de criança, infância e processos educativos.
id RCAP_fad6413c6205578c9eeca464a1f89a9d
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-13722016000100006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infânciainfânciaingresso no ensino fundamentalações judiciaisA alteração na definição da idade de ingresso no ensino fundamental de 7 para 6 anos pela Lei nº 11.114 de 2006 no Brasil tem suscitado debates nos campos da educação e do sistema de justiça sobre a data limite de ingresso. Este artigo tem como objetivo apresentar o cenário da implantação do corte etário para o ingresso no ensino fundamental, bem como problematizar a entrada precoce da criança nesta etapa da educação básica, buscando analisar as implicações do ingresso das crianças pequenas no ensino fundamental na limitação do seu direito educacional e para a constituição da infância. O acesso a cada uma das etapas da educação básica pressupõe uma faixa etária adequada e seu ingresso deve ocorrer tendo com referência a idade estabelecida e não laudos psicológicos e/ou pedagógicos que atestem a capacidade de cada criança, o que revela certa concepção de criança, infância e processos educativos.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação2016-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100006Da Investigação às Práticas v.6 n.1 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100006Silveira,Adriana DragoneCoutinho,Angela Scalabrininfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:26:17Zoai:scielo:S2182-13722016000100006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:31:26.942343Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância
title A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância
spellingShingle A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância
Silveira,Adriana Dragone
infância
ingresso no ensino fundamental
ações judiciais
title_short A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância
title_full A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância
title_fullStr A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância
title_full_unstemmed A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância
title_sort A entrada antecipada de crianças com menos de 6 anos no ensino fundamental: Implicações para a constituição da infância
author Silveira,Adriana Dragone
author_facet Silveira,Adriana Dragone
Coutinho,Angela Scalabrin
author_role author
author2 Coutinho,Angela Scalabrin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira,Adriana Dragone
Coutinho,Angela Scalabrin
dc.subject.por.fl_str_mv infância
ingresso no ensino fundamental
ações judiciais
topic infância
ingresso no ensino fundamental
ações judiciais
description A alteração na definição da idade de ingresso no ensino fundamental de 7 para 6 anos pela Lei nº 11.114 de 2006 no Brasil tem suscitado debates nos campos da educação e do sistema de justiça sobre a data limite de ingresso. Este artigo tem como objetivo apresentar o cenário da implantação do corte etário para o ingresso no ensino fundamental, bem como problematizar a entrada precoce da criança nesta etapa da educação básica, buscando analisar as implicações do ingresso das crianças pequenas no ensino fundamental na limitação do seu direito educacional e para a constituição da infância. O acesso a cada uma das etapas da educação básica pressupõe uma faixa etária adequada e seu ingresso deve ocorrer tendo com referência a idade estabelecida e não laudos psicológicos e/ou pedagógicos que atestem a capacidade de cada criança, o que revela certa concepção de criança, infância e processos educativos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-13722016000100006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas v.6 n.1 2016
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137375873400832