A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23613 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Escola Superior de Educação, apresenta as atividades levadas a cabo no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2022/2023. O presenta trabalho estará dividido em 3 capítulos. O primeiro é encarregue de fazer uma breve contextualização e apresentação do Conservatório de Música do Porto, instituição onde foi realizado o estágio. O segundo irá relatar a experiência do estágio em si, bem como todas as suas normas. E, por fim, no terceiro capítulo, será redigido o projeto de investigação, onde são postas à prova um conjunto métodos de ensino informal da música. |
id |
RCAP_fad97caab207ec6a6fdffd368ec5d191 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23613 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da músicaAudiaçãoTocar de ouvidoContrabaixoEnsino da músicaAprendizagem informalAudiationEar playingDouble bassMusic teachingInformal learningO presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Escola Superior de Educação, apresenta as atividades levadas a cabo no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2022/2023. O presenta trabalho estará dividido em 3 capítulos. O primeiro é encarregue de fazer uma breve contextualização e apresentação do Conservatório de Música do Porto, instituição onde foi realizado o estágio. O segundo irá relatar a experiência do estágio em si, bem como todas as suas normas. E, por fim, no terceiro capítulo, será redigido o projeto de investigação, onde são postas à prova um conjunto métodos de ensino informal da música.This Internship Report, developed within the scope of the Masters in Music Teaching at the Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo and Escola Superior de Educação, presents the activities carried out at the Conservatório de Música do Porto during the academic year 2022/2023. This work will be divided into 3 chapters. The first chapter will focus on making a brief contextualization and presentation of the Conservatório de Música do Porto, the institution where the internship took place. The second chapter will report the experience of the internship itself, as well as all its norms. And, finally, in the third chapter, the research project will be written, where a set of informal music teaching methods are put to the test.Aguiar, António Augusto Martins da Rocha OliveiraPertzborn, FlorianFidalgo, JoséRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLevandeira, Pedro Miguel Gomes2023-09-26T08:54:15Z2023-07-242023-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23613TID:203356659porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-04T01:45:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23613Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:31:20.508970Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da música |
title |
A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da música |
spellingShingle |
A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da música Levandeira, Pedro Miguel Gomes Audiação Tocar de ouvido Contrabaixo Ensino da música Aprendizagem informal Audiation Ear playing Double bass Music teaching Informal learning |
title_short |
A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da música |
title_full |
A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da música |
title_fullStr |
A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da música |
title_full_unstemmed |
A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da música |
title_sort |
A importância da aprendizagem de ouvido no ensino formal da música |
author |
Levandeira, Pedro Miguel Gomes |
author_facet |
Levandeira, Pedro Miguel Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aguiar, António Augusto Martins da Rocha Oliveira Pertzborn, Florian Fidalgo, José Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Levandeira, Pedro Miguel Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Audiação Tocar de ouvido Contrabaixo Ensino da música Aprendizagem informal Audiation Ear playing Double bass Music teaching Informal learning |
topic |
Audiação Tocar de ouvido Contrabaixo Ensino da música Aprendizagem informal Audiation Ear playing Double bass Music teaching Informal learning |
description |
O presente Relatório de Estágio, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e da Escola Superior de Educação, apresenta as atividades levadas a cabo no Conservatório de Música do Porto durante o ano letivo 2022/2023. O presenta trabalho estará dividido em 3 capítulos. O primeiro é encarregue de fazer uma breve contextualização e apresentação do Conservatório de Música do Porto, instituição onde foi realizado o estágio. O segundo irá relatar a experiência do estágio em si, bem como todas as suas normas. E, por fim, no terceiro capítulo, será redigido o projeto de investigação, onde são postas à prova um conjunto métodos de ensino informal da música. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26T08:54:15Z 2023-07-24 2023-07-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/23613 TID:203356659 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/23613 |
identifier_str_mv |
TID:203356659 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133581780451328 |