Validação do Questionário de Auto-regulação da Aprendizagem Móvel (M-Learning)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Filipa Caetano
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/6012
Resumo: Esta investigação propôs-se inicialmente a adaptar e validar a Escala de Autorregulação da Aprendizagem Online de Barnard, Lan, To, Paton e Lai (2009) para a população universitária portuguesa. Para isso, foi aplicado o questionário a 290 estudantes de várias universidades portuguesas. Após tratamento estatístico e verificação da validade da escala para esta população, a mesma foi utilizada no decorrer do trabalho. Seguidamente o estudo propôs-se a investigar a relação entre Inteligência Emocional, Resiliência, Burnout e autorregulação da aprendizagem móvel – (M-Learning) em estudantes do 1º ciclo do Ensino Superior e comparar as pontuações destas variáveis em função da idade, do género e do curso dos participantes. Para tal, foram aplicados a 110 estudantes da Universidade da Beira Interior, um questionário sociodemográfico, a Escala de Inteligência Emocional (Schutte, Malouff & Bhullar, 2009) a Escala de Resiliência (Deep & Pereira, 2012), a Escala de Burnout de Maslach (Maroco & Tecedeiro, 2009) e o questionário de autorregulação da aprendizagem móvel – M-Learning, adaptado e validado no decorrer deste trabalho. Do estudo de validação obtiveram-se boas propriedades psicométricas. Verificou também uma relação positiva, forte e estatisticamente significativa entre a dimensão “Perceção das Prõprias Emoções” da escala de Inteligência Emocional e as dimensões “Perseverança” e “Sentido de Vida” da escala de Resiliência. Verificou-se ainda uma relação negativa, moderada e estatisticamente significativa entre a dimensão “Sentido de Vida” da escala de Resiliência e a dimensão “Descrença” da escala de Burnout, e ainda, uma relação negativa, moderada e estatisticamente significativa entre a dimensão “Estratégias de Desempenho” da escala de Autorregulação da Aprendizagem Móvel e a dimensão “Descrença” da escala de Burnout.
id RCAP_faf22e357b8d41540655145c1d581dd2
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6012
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Validação do Questionário de Auto-regulação da Aprendizagem Móvel (M-Learning)Inteligência Emocional, Resiliência, Burnout e Auto-regulação da Aprendizagem Móvel em estudantes do 1º. Ciclo da Universidade da Beira InteriorAutorregulação da Aprendizagem MóvelBurnoutInteligência EmocionalResiliênciaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaEsta investigação propôs-se inicialmente a adaptar e validar a Escala de Autorregulação da Aprendizagem Online de Barnard, Lan, To, Paton e Lai (2009) para a população universitária portuguesa. Para isso, foi aplicado o questionário a 290 estudantes de várias universidades portuguesas. Após tratamento estatístico e verificação da validade da escala para esta população, a mesma foi utilizada no decorrer do trabalho. Seguidamente o estudo propôs-se a investigar a relação entre Inteligência Emocional, Resiliência, Burnout e autorregulação da aprendizagem móvel – (M-Learning) em estudantes do 1º ciclo do Ensino Superior e comparar as pontuações destas variáveis em função da idade, do género e do curso dos participantes. Para tal, foram aplicados a 110 estudantes da Universidade da Beira Interior, um questionário sociodemográfico, a Escala de Inteligência Emocional (Schutte, Malouff & Bhullar, 2009) a Escala de Resiliência (Deep & Pereira, 2012), a Escala de Burnout de Maslach (Maroco & Tecedeiro, 2009) e o questionário de autorregulação da aprendizagem móvel – M-Learning, adaptado e validado no decorrer deste trabalho. Do estudo de validação obtiveram-se boas propriedades psicométricas. Verificou também uma relação positiva, forte e estatisticamente significativa entre a dimensão “Perceção das Prõprias Emoções” da escala de Inteligência Emocional e as dimensões “Perseverança” e “Sentido de Vida” da escala de Resiliência. Verificou-se ainda uma relação negativa, moderada e estatisticamente significativa entre a dimensão “Sentido de Vida” da escala de Resiliência e a dimensão “Descrença” da escala de Burnout, e ainda, uma relação negativa, moderada e estatisticamente significativa entre a dimensão “Estratégias de Desempenho” da escala de Autorregulação da Aprendizagem Móvel e a dimensão “Descrença” da escala de Burnout.This study was aimed initially to validate and adjust the online Self-regulated Learning Questionnaire (Barnard, Lan, To, Paton & Lai, 2009), for the Portuguese University Population. For this, the adapted questionnaire was applied to 290 students from various Portuguese Universities. After statistical processing and verifying the validity of the scale for this population, it was used during this work. Then, the study was aimed to investigate the relationship between Emotional Intelligence, Resilience, Burnout and Mobile Self-regulated learning in students in the 1st cycle of higher education and compare the scores of these variables in relation to age, gender and the course participants. To this end, were applied to 110 students at the University of Beira Interior, a sociodemographic questionnaire, the Schutte Emotional Intelligence scale (Schutte, Malouff & Bhullar, 2009), the Resilience scale (Deep & Pereira, 2012), the Maslach Burnout Scale (Maroco & Tecedeiro, 2009) and the Mobile Self-regulated learning questionnaire. Validation study yielded good psychometric properties. Also found a positive, strong and statistically significant relationship between "Perception of Own Emotions" dimension of emotional intelligence scale and dimensions "Perseverance" and "Sense of Life" of Resilience Scale. There was also a negative, moderate and statistically significant relationship between the "Sense of Life" dimension of scale and Resilience "Disbelief" scale dimension of burnout, and even a negative relationship, moderate and statistically significant between the size "Performance strategies" of Mobile Learning Self-Regulated scale and the dimension "Disbelief" of Burnout scale.Esgalhado, Maria da Graça ProençauBibliorumSantos, Ana Filipa Caetano2018-09-03T15:04:37Z2014-10-32014-11-062014-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/6012TID:201642778porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:44:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/6012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:50.087392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Validação do Questionário de Auto-regulação da Aprendizagem Móvel (M-Learning)
Inteligência Emocional, Resiliência, Burnout e Auto-regulação da Aprendizagem Móvel em estudantes do 1º. Ciclo da Universidade da Beira Interior
title Validação do Questionário de Auto-regulação da Aprendizagem Móvel (M-Learning)
spellingShingle Validação do Questionário de Auto-regulação da Aprendizagem Móvel (M-Learning)
Santos, Ana Filipa Caetano
Autorregulação da Aprendizagem Móvel
Burnout
Inteligência Emocional
Resiliência
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Validação do Questionário de Auto-regulação da Aprendizagem Móvel (M-Learning)
title_full Validação do Questionário de Auto-regulação da Aprendizagem Móvel (M-Learning)
title_fullStr Validação do Questionário de Auto-regulação da Aprendizagem Móvel (M-Learning)
title_full_unstemmed Validação do Questionário de Auto-regulação da Aprendizagem Móvel (M-Learning)
title_sort Validação do Questionário de Auto-regulação da Aprendizagem Móvel (M-Learning)
author Santos, Ana Filipa Caetano
author_facet Santos, Ana Filipa Caetano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esgalhado, Maria da Graça Proença
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Filipa Caetano
dc.subject.por.fl_str_mv Autorregulação da Aprendizagem Móvel
Burnout
Inteligência Emocional
Resiliência
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Autorregulação da Aprendizagem Móvel
Burnout
Inteligência Emocional
Resiliência
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Esta investigação propôs-se inicialmente a adaptar e validar a Escala de Autorregulação da Aprendizagem Online de Barnard, Lan, To, Paton e Lai (2009) para a população universitária portuguesa. Para isso, foi aplicado o questionário a 290 estudantes de várias universidades portuguesas. Após tratamento estatístico e verificação da validade da escala para esta população, a mesma foi utilizada no decorrer do trabalho. Seguidamente o estudo propôs-se a investigar a relação entre Inteligência Emocional, Resiliência, Burnout e autorregulação da aprendizagem móvel – (M-Learning) em estudantes do 1º ciclo do Ensino Superior e comparar as pontuações destas variáveis em função da idade, do género e do curso dos participantes. Para tal, foram aplicados a 110 estudantes da Universidade da Beira Interior, um questionário sociodemográfico, a Escala de Inteligência Emocional (Schutte, Malouff & Bhullar, 2009) a Escala de Resiliência (Deep & Pereira, 2012), a Escala de Burnout de Maslach (Maroco & Tecedeiro, 2009) e o questionário de autorregulação da aprendizagem móvel – M-Learning, adaptado e validado no decorrer deste trabalho. Do estudo de validação obtiveram-se boas propriedades psicométricas. Verificou também uma relação positiva, forte e estatisticamente significativa entre a dimensão “Perceção das Prõprias Emoções” da escala de Inteligência Emocional e as dimensões “Perseverança” e “Sentido de Vida” da escala de Resiliência. Verificou-se ainda uma relação negativa, moderada e estatisticamente significativa entre a dimensão “Sentido de Vida” da escala de Resiliência e a dimensão “Descrença” da escala de Burnout, e ainda, uma relação negativa, moderada e estatisticamente significativa entre a dimensão “Estratégias de Desempenho” da escala de Autorregulação da Aprendizagem Móvel e a dimensão “Descrença” da escala de Burnout.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-3
2014-11-06
2014-11-06T00:00:00Z
2018-09-03T15:04:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/6012
TID:201642778
url http://hdl.handle.net/10400.6/6012
identifier_str_mv TID:201642778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136363972395008