Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margutti, Adelive P. B.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira, Carvalho, Graça Simões de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/45126
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender a influência do processo de formação inicial de professores nas concepções e representações sociais, sobre a construção da identidade docente de licenciandos de ciências. Para coleta de dados, realizou-se entrevista semiestruturada com grupo focal que abrangeu informações como: a construção da ciência, a influência e impactos da ciência na sociedade, construção do conhecimento na docência e elementos acerca do bom professor e da universidade que o forma. Conclui-se que o bom professor de ciências está atrelado a diversas características e destaca-se a prática como fator fundamental para desenvolver atitudes e valores docentes.
id RCAP_faf79b923fbf39a18675ca2b593a6e6e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico portuguêsRepresentação socialFormação docenteGrupo focalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo tem como objetivo compreender a influência do processo de formação inicial de professores nas concepções e representações sociais, sobre a construção da identidade docente de licenciandos de ciências. Para coleta de dados, realizou-se entrevista semiestruturada com grupo focal que abrangeu informações como: a construção da ciência, a influência e impactos da ciência na sociedade, construção do conhecimento na docência e elementos acerca do bom professor e da universidade que o forma. Conclui-se que o bom professor de ciências está atrelado a diversas características e destaca-se a prática como fator fundamental para desenvolver atitudes e valores docentes.Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Brasileira de Ensino de BiologiaUniversidade do MinhoMargutti, Adelive P. B.Magalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraCarvalho, Graça Simões de20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45126porMargutti, A.P.B., Júnior, C.A.O.M. & Carvalho, G.S. (2016) O bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português. Revista da SBEnBio, 9, 4843-4853.1982-1867http://www.sbenbio.org.br/blog/renbio-edicao-9/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:21.212796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português
title Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português
spellingShingle Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português
Margutti, Adelive P. B.
Representação social
Formação docente
Grupo focal
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português
title_full Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português
title_fullStr Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português
title_full_unstemmed Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português
title_sort Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português
author Margutti, Adelive P. B.
author_facet Margutti, Adelive P. B.
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Carvalho, Graça Simões de
author_role author
author2 Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Carvalho, Graça Simões de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Margutti, Adelive P. B.
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira
Carvalho, Graça Simões de
dc.subject.por.fl_str_mv Representação social
Formação docente
Grupo focal
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Representação social
Formação docente
Grupo focal
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente estudo tem como objetivo compreender a influência do processo de formação inicial de professores nas concepções e representações sociais, sobre a construção da identidade docente de licenciandos de ciências. Para coleta de dados, realizou-se entrevista semiestruturada com grupo focal que abrangeu informações como: a construção da ciência, a influência e impactos da ciência na sociedade, construção do conhecimento na docência e elementos acerca do bom professor e da universidade que o forma. Conclui-se que o bom professor de ciências está atrelado a diversas características e destaca-se a prática como fator fundamental para desenvolver atitudes e valores docentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/45126
url http://hdl.handle.net/1822/45126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Margutti, A.P.B., Júnior, C.A.O.M. & Carvalho, G.S. (2016) O bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português. Revista da SBEnBio, 9, 4843-4853.
1982-1867
http://www.sbenbio.org.br/blog/renbio-edicao-9/
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino de Biologia
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Ensino de Biologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132350552997888