Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/45126 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender a influência do processo de formação inicial de professores nas concepções e representações sociais, sobre a construção da identidade docente de licenciandos de ciências. Para coleta de dados, realizou-se entrevista semiestruturada com grupo focal que abrangeu informações como: a construção da ciência, a influência e impactos da ciência na sociedade, construção do conhecimento na docência e elementos acerca do bom professor e da universidade que o forma. Conclui-se que o bom professor de ciências está atrelado a diversas características e destaca-se a prática como fator fundamental para desenvolver atitudes e valores docentes. |
id |
RCAP_faf79b923fbf39a18675ca2b593a6e6e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45126 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico portuguêsRepresentação socialFormação docenteGrupo focalCiências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente estudo tem como objetivo compreender a influência do processo de formação inicial de professores nas concepções e representações sociais, sobre a construção da identidade docente de licenciandos de ciências. Para coleta de dados, realizou-se entrevista semiestruturada com grupo focal que abrangeu informações como: a construção da ciência, a influência e impactos da ciência na sociedade, construção do conhecimento na docência e elementos acerca do bom professor e da universidade que o forma. Conclui-se que o bom professor de ciências está atrelado a diversas características e destaca-se a prática como fator fundamental para desenvolver atitudes e valores docentes.Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Brasileira de Ensino de BiologiaUniversidade do MinhoMargutti, Adelive P. B.Magalhães Júnior, Carlos Alberto de OliveiraCarvalho, Graça Simões de20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/45126porMargutti, A.P.B., Júnior, C.A.O.M. & Carvalho, G.S. (2016) O bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português. Revista da SBEnBio, 9, 4843-4853.1982-1867http://www.sbenbio.org.br/blog/renbio-edicao-9/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:05:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/45126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:56:21.212796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português |
title |
Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português |
spellingShingle |
Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português Margutti, Adelive P. B. Representação social Formação docente Grupo focal Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português |
title_full |
Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português |
title_fullStr |
Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português |
title_full_unstemmed |
Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português |
title_sort |
Bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português |
author |
Margutti, Adelive P. B. |
author_facet |
Margutti, Adelive P. B. Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Carvalho, Graça Simões de |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Carvalho, Graça Simões de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Margutti, Adelive P. B. Magalhães Júnior, Carlos Alberto de Oliveira Carvalho, Graça Simões de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação social Formação docente Grupo focal Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Representação social Formação docente Grupo focal Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender a influência do processo de formação inicial de professores nas concepções e representações sociais, sobre a construção da identidade docente de licenciandos de ciências. Para coleta de dados, realizou-se entrevista semiestruturada com grupo focal que abrangeu informações como: a construção da ciência, a influência e impactos da ciência na sociedade, construção do conhecimento na docência e elementos acerca do bom professor e da universidade que o forma. Conclui-se que o bom professor de ciências está atrelado a diversas características e destaca-se a prática como fator fundamental para desenvolver atitudes e valores docentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/45126 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/45126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Margutti, A.P.B., Júnior, C.A.O.M. & Carvalho, G.S. (2016) O bom professor de ciências nas séries iniciais: representações de licenciandos do 1º e 2º ciclo do ensino básico português. Revista da SBEnBio, 9, 4843-4853. 1982-1867 http://www.sbenbio.org.br/blog/renbio-edicao-9/ |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino de Biologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132350552997888 |