Potencialidades das ciências naturais no desenvolvimento do pensamento matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Andrea Filipa Silvestre
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17584
Resumo: O insucesso escolar é uma problemática que tem sido debatida ao longo das últimas décadas, nomeadamente o insucesso escolar na disciplina da Matemática. O presente estudo procura refletir de que forma a interdisciplinaridade poderá contribuir para o sucesso escolar dos alunos, particularmente entre as Ciências Naturais e a Matemática. Apesar destas duas ciências pertencerem ao currículo do aluno, são encaradas como disciplinas díspares e trabalhadas de forma autónoma. A problemática patente na presente investigação pretende investigar as potencialidades das ciências naturais no desenvolvimento do pensamento matemático. Desta forma, foram concebidas duas tarefas, para o 1.º Ciclo do Ensino Básico, relacionadas com os conteúdos do sistema solar, presentes no currículo do Estudo do Meio, incorporando conceitos matemáticos para a compreensão do mesmo. Para a realização deste estudo, foi utilizada uma abordagem descritiva a partir de uma metodologia qualitativa onde serão privilegiados os processos através das ações dos discentes, avaliando a sua participação/motivação e interesse. Esta investigação foi projetada no âmbito do mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, lecionado na Escola Superior da Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, no decorrer do ano letivo 2019/2020. Contudo é de realçar que não foi possível concretizar o estudo devido à pandemia mundial, COVID-19, que obrigou ao encerramento das escolas e o ensino passou a ser realizado à distância, impossibilitando assim a sua concretização presencial.
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