Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10137 |
Resumo: | As bandas filarmónicas são associações sem fins lucrativos, dinamizadoras de aprendizagem e valor social, que fazem parte da Cultura e tradição portuguesas. Estas organizações são um tema pouco explorado ao nível do marketing, em consequência, a literatura respeitante à presente temática é escassa. Portanto, pretende-se colmatar essa lacuna e explorar as metodologias e estratégias praticadas nas filarmónicas, percebendo o impacto do marketing na captação e fidelização de públicos. Para isso, foi realizado um estudo empírico, através da aplicação de questionários a 37 filarmónicas a nível nacional, tendo-se assegurado a representação de pelo menos uma filarmónica por distrito. Cada vez mais, as filarmónicas são obrigadas a gerir o seu mercado como se de uma empresa se tratassem, portanto para orientação da presente investigação, e análise de conteúdo da mesma, o modelo de Bryson et al. (2001), serviu de guia para um melhor entendimento das etapas de orientação na definição de um plano estratégico interligado e coerente. Com o avanço da investigação, o modelo mencionado foi reformulado e adaptado para a temática em estudo, o marketing nas filarmónicas. Depois da análise, verificou-se que há estratégias muito semelhantes entre todas as filarmónicas, tendo destacado apenas uma minoria que recorre a algumas práticas mais profissionais e estratégicas. Este é um tema que ainda tem muito para desenvolver e explorar, pois apesar de as filarmónicas serem associações sem fins lucrativos, deviam funcionar como se de empresas se tratassem. |
id |
RCAP_fafacc84461ff7610eb86a3151035c6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10137 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em PortugalDa captação à fidelização de públicosBandas FilarmónicasEstratégias de MarketingMarketing Nas FilarmónicasOrganizações Sem Fins LucrativosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::MarketingAs bandas filarmónicas são associações sem fins lucrativos, dinamizadoras de aprendizagem e valor social, que fazem parte da Cultura e tradição portuguesas. Estas organizações são um tema pouco explorado ao nível do marketing, em consequência, a literatura respeitante à presente temática é escassa. Portanto, pretende-se colmatar essa lacuna e explorar as metodologias e estratégias praticadas nas filarmónicas, percebendo o impacto do marketing na captação e fidelização de públicos. Para isso, foi realizado um estudo empírico, através da aplicação de questionários a 37 filarmónicas a nível nacional, tendo-se assegurado a representação de pelo menos uma filarmónica por distrito. Cada vez mais, as filarmónicas são obrigadas a gerir o seu mercado como se de uma empresa se tratassem, portanto para orientação da presente investigação, e análise de conteúdo da mesma, o modelo de Bryson et al. (2001), serviu de guia para um melhor entendimento das etapas de orientação na definição de um plano estratégico interligado e coerente. Com o avanço da investigação, o modelo mencionado foi reformulado e adaptado para a temática em estudo, o marketing nas filarmónicas. Depois da análise, verificou-se que há estratégias muito semelhantes entre todas as filarmónicas, tendo destacado apenas uma minoria que recorre a algumas práticas mais profissionais e estratégicas. Este é um tema que ainda tem muito para desenvolver e explorar, pois apesar de as filarmónicas serem associações sem fins lucrativos, deviam funcionar como se de empresas se tratassem.Philharmonic Orchestras are non-profit Associations that stimulate learning and social value, they are part of Portuguese culture and tradition. Philharmonics are a little explored subject at the marketing field, therefore literature is scarce. Thus, it is intended to fill this gap and explore methods and strategies practiced in Philharmonics realizing marketing impact in audiences attract and loyalty. So, an empirical study was carried out, through questionnaires application to 37 Portuguese philharmonics, and was considered at least one orchestra per district. Philharmonics are increasingly required to manage their market as if they were a company. For this research purposes and content analysis enterprise scheme purposed by Bryson et al. (2001) served as a guide for better understanding relevant steps in a strategic and logical plan. With research progress, the scheme referred to above has been overhauled and adapted to the actual study field, philharmonic's marketing impact. After analysis, was observed that there are very similar strategies among all philharmonics, emphasizing a minority due to some professional and strategic practices. This is a theme that still has much to developed and explored because although Philharmonics are not-profit Associations they work as if they were companies.Paço, Arminda Maria Finisterra douBibliorumFonseca, Inês Isabel Henriques2020-03-20T17:00:19Z2019-07-232019-06-242019-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10137TID:202369242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:10.406295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal Da captação à fidelização de públicos |
title |
Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal |
spellingShingle |
Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal Fonseca, Inês Isabel Henriques Bandas Filarmónicas Estratégias de Marketing Marketing Nas Filarmónicas Organizações Sem Fins Lucrativos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing |
title_short |
Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal |
title_full |
Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal |
title_fullStr |
Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal |
title_full_unstemmed |
Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal |
title_sort |
Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal |
author |
Fonseca, Inês Isabel Henriques |
author_facet |
Fonseca, Inês Isabel Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paço, Arminda Maria Finisterra do uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Inês Isabel Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bandas Filarmónicas Estratégias de Marketing Marketing Nas Filarmónicas Organizações Sem Fins Lucrativos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing |
topic |
Bandas Filarmónicas Estratégias de Marketing Marketing Nas Filarmónicas Organizações Sem Fins Lucrativos Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing |
description |
As bandas filarmónicas são associações sem fins lucrativos, dinamizadoras de aprendizagem e valor social, que fazem parte da Cultura e tradição portuguesas. Estas organizações são um tema pouco explorado ao nível do marketing, em consequência, a literatura respeitante à presente temática é escassa. Portanto, pretende-se colmatar essa lacuna e explorar as metodologias e estratégias praticadas nas filarmónicas, percebendo o impacto do marketing na captação e fidelização de públicos. Para isso, foi realizado um estudo empírico, através da aplicação de questionários a 37 filarmónicas a nível nacional, tendo-se assegurado a representação de pelo menos uma filarmónica por distrito. Cada vez mais, as filarmónicas são obrigadas a gerir o seu mercado como se de uma empresa se tratassem, portanto para orientação da presente investigação, e análise de conteúdo da mesma, o modelo de Bryson et al. (2001), serviu de guia para um melhor entendimento das etapas de orientação na definição de um plano estratégico interligado e coerente. Com o avanço da investigação, o modelo mencionado foi reformulado e adaptado para a temática em estudo, o marketing nas filarmónicas. Depois da análise, verificou-se que há estratégias muito semelhantes entre todas as filarmónicas, tendo destacado apenas uma minoria que recorre a algumas práticas mais profissionais e estratégicas. Este é um tema que ainda tem muito para desenvolver e explorar, pois apesar de as filarmónicas serem associações sem fins lucrativos, deviam funcionar como se de empresas se tratassem. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-23 2019-06-24 2019-07-23T00:00:00Z 2020-03-20T17:00:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/10137 TID:202369242 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/10137 |
identifier_str_mv |
TID:202369242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136392050114560 |