Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Inês Isabel Henriques
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10137
Resumo: As bandas filarmónicas são associações sem fins lucrativos, dinamizadoras de aprendizagem e valor social, que fazem parte da Cultura e tradição portuguesas. Estas organizações são um tema pouco explorado ao nível do marketing, em consequência, a literatura respeitante à presente temática é escassa. Portanto, pretende-se colmatar essa lacuna e explorar as metodologias e estratégias praticadas nas filarmónicas, percebendo o impacto do marketing na captação e fidelização de públicos. Para isso, foi realizado um estudo empírico, através da aplicação de questionários a 37 filarmónicas a nível nacional, tendo-se assegurado a representação de pelo menos uma filarmónica por distrito. Cada vez mais, as filarmónicas são obrigadas a gerir o seu mercado como se de uma empresa se tratassem, portanto para orientação da presente investigação, e análise de conteúdo da mesma, o modelo de Bryson et al. (2001), serviu de guia para um melhor entendimento das etapas de orientação na definição de um plano estratégico interligado e coerente. Com o avanço da investigação, o modelo mencionado foi reformulado e adaptado para a temática em estudo, o marketing nas filarmónicas. Depois da análise, verificou-se que há estratégias muito semelhantes entre todas as filarmónicas, tendo destacado apenas uma minoria que recorre a algumas práticas mais profissionais e estratégicas. Este é um tema que ainda tem muito para desenvolver e explorar, pois apesar de as filarmónicas serem associações sem fins lucrativos, deviam funcionar como se de empresas se tratassem.
id RCAP_fafacc84461ff7610eb86a3151035c6f
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10137
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em PortugalDa captação à fidelização de públicosBandas FilarmónicasEstratégias de MarketingMarketing Nas FilarmónicasOrganizações Sem Fins LucrativosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::MarketingAs bandas filarmónicas são associações sem fins lucrativos, dinamizadoras de aprendizagem e valor social, que fazem parte da Cultura e tradição portuguesas. Estas organizações são um tema pouco explorado ao nível do marketing, em consequência, a literatura respeitante à presente temática é escassa. Portanto, pretende-se colmatar essa lacuna e explorar as metodologias e estratégias praticadas nas filarmónicas, percebendo o impacto do marketing na captação e fidelização de públicos. Para isso, foi realizado um estudo empírico, através da aplicação de questionários a 37 filarmónicas a nível nacional, tendo-se assegurado a representação de pelo menos uma filarmónica por distrito. Cada vez mais, as filarmónicas são obrigadas a gerir o seu mercado como se de uma empresa se tratassem, portanto para orientação da presente investigação, e análise de conteúdo da mesma, o modelo de Bryson et al. (2001), serviu de guia para um melhor entendimento das etapas de orientação na definição de um plano estratégico interligado e coerente. Com o avanço da investigação, o modelo mencionado foi reformulado e adaptado para a temática em estudo, o marketing nas filarmónicas. Depois da análise, verificou-se que há estratégias muito semelhantes entre todas as filarmónicas, tendo destacado apenas uma minoria que recorre a algumas práticas mais profissionais e estratégicas. Este é um tema que ainda tem muito para desenvolver e explorar, pois apesar de as filarmónicas serem associações sem fins lucrativos, deviam funcionar como se de empresas se tratassem.Philharmonic Orchestras are non-profit Associations that stimulate learning and social value, they are part of Portuguese culture and tradition. Philharmonics are a little explored subject at the marketing field, therefore literature is scarce. Thus, it is intended to fill this gap and explore methods and strategies practiced in Philharmonics realizing marketing impact in audiences attract and loyalty. So, an empirical study was carried out, through questionnaires application to 37 Portuguese philharmonics, and was considered at least one orchestra per district. Philharmonics are increasingly required to manage their market as if they were a company. For this research purposes and content analysis enterprise scheme purposed by Bryson et al. (2001) served as a guide for better understanding relevant steps in a strategic and logical plan. With research progress, the scheme referred to above has been overhauled and adapted to the actual study field, philharmonic's marketing impact. After analysis, was observed that there are very similar strategies among all philharmonics, emphasizing a minority due to some professional and strategic practices. This is a theme that still has much to developed and explored because although Philharmonics are not-profit Associations they work as if they were companies.Paço, Arminda Maria Finisterra douBibliorumFonseca, Inês Isabel Henriques2020-03-20T17:00:19Z2019-07-232019-06-242019-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10137TID:202369242porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:51:32Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:10.406295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal
Da captação à fidelização de públicos
title Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal
spellingShingle Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal
Fonseca, Inês Isabel Henriques
Bandas Filarmónicas
Estratégias de Marketing
Marketing Nas Filarmónicas
Organizações Sem Fins Lucrativos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing
title_short Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal
title_full Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal
title_fullStr Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal
title_full_unstemmed Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal
title_sort Estratégias de Marketing nas Bandas Filarmónicas em Portugal
author Fonseca, Inês Isabel Henriques
author_facet Fonseca, Inês Isabel Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paço, Arminda Maria Finisterra do
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Inês Isabel Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Bandas Filarmónicas
Estratégias de Marketing
Marketing Nas Filarmónicas
Organizações Sem Fins Lucrativos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing
topic Bandas Filarmónicas
Estratégias de Marketing
Marketing Nas Filarmónicas
Organizações Sem Fins Lucrativos
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing
description As bandas filarmónicas são associações sem fins lucrativos, dinamizadoras de aprendizagem e valor social, que fazem parte da Cultura e tradição portuguesas. Estas organizações são um tema pouco explorado ao nível do marketing, em consequência, a literatura respeitante à presente temática é escassa. Portanto, pretende-se colmatar essa lacuna e explorar as metodologias e estratégias praticadas nas filarmónicas, percebendo o impacto do marketing na captação e fidelização de públicos. Para isso, foi realizado um estudo empírico, através da aplicação de questionários a 37 filarmónicas a nível nacional, tendo-se assegurado a representação de pelo menos uma filarmónica por distrito. Cada vez mais, as filarmónicas são obrigadas a gerir o seu mercado como se de uma empresa se tratassem, portanto para orientação da presente investigação, e análise de conteúdo da mesma, o modelo de Bryson et al. (2001), serviu de guia para um melhor entendimento das etapas de orientação na definição de um plano estratégico interligado e coerente. Com o avanço da investigação, o modelo mencionado foi reformulado e adaptado para a temática em estudo, o marketing nas filarmónicas. Depois da análise, verificou-se que há estratégias muito semelhantes entre todas as filarmónicas, tendo destacado apenas uma minoria que recorre a algumas práticas mais profissionais e estratégicas. Este é um tema que ainda tem muito para desenvolver e explorar, pois apesar de as filarmónicas serem associações sem fins lucrativos, deviam funcionar como se de empresas se tratassem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-23
2019-06-24
2019-07-23T00:00:00Z
2020-03-20T17:00:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/10137
TID:202369242
url http://hdl.handle.net/10400.6/10137
identifier_str_mv TID:202369242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136392050114560