Narrativas Digitais e Cibertextos de Influência Histórica: Um Ensaio de Game Design
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/28459 |
Resumo: | Tivemos como objetivo principal desta dissertação a criação de um protótipo de um jogo de influência histórica. Para a realização desse processo de prototipagem tivemos de abranger as mais diversas áreas de estudo. Iniciamos, assim, com uma tentativa de definição do conceito de jogo. Posteriormente, procuramos apresentar três teorias de design de videojogos: a visão ludológica e a visão narratologista, e uma outra que reúne aspetos das duas. Escolhemos analisar estas duas primeiras visões focando no seu ponto de vista relativo a narrativa, como meio de construção de um videojogo. Concluímos, no entanto, que era necessário apresentar uma terceira via que interligasse ambas as visões anteriormente apresentadas. Sendo a criação de um protótipo de influência histórica um dos objetivos principais desta dissertação, abordamos também a questão da pedagogia em Paulo Freire e a sua influência no teatro, como em Augusto Boal, e na criação de videojogos, como é o caso dos newsgames. Apresentamos também uma breve contextualização histórica do período no qual o universo do jogo reside. O período escolhido para ser abordado foi o Estado Novo, mais precisamente entre os anos de 1963 e 1974, estando localizado em Coimbra. Por fim, apresentamos um guião para o jogo e terminamos com uma mostra do protótipo que desenvolvemos para esta dissertação. |
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