Revitalização do Shopping Center de Massamá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, André Filipe Coelho da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26052
Resumo: O objetivo central deste trabalho de investigação, realizado no âmbito do mestrado de Gestão do Território e Urbanismo, consiste na elaboração de uma proposta de revitalização para o Shopping Center de Massamá, um centro comercial de bairro que, como muitos outras da mesma categoria, se encontra em declínio, apesar das mais-valias económicas e sociais que representam para as populações locais. Para alcançar este objetivo decidimos dividir a dissertação, uma meramente teórica, centrada na leitura ativa da bibliografia de referência, e outra empírica, onde se analisa em profundidade o Shopping Center de Massamá. Na primeira, discutiu-se o conceito de centro comercial, analisou-se a evolução do sector em termos de formatos e as tipologias desenvolvidas para dar conta das mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Fez-se igualmente uma evolução do sector em diferentes países, com especial destaque para os EUA e o Reino Unido, e mais detalhadamente Portugal. Nesta parte inclui-se também o capítulo dedicado à análise das diferentes fases de desenvolvimento dos empreendimentos, que vão dos estudos iniciais até à sua gestão quotidiana, passando pela sua construção e comercialização, bem como a abordagem das teorias cíclicas e em particular do ciclo de vida dos centros comerciais para na mesma posicionarmos o shopping center de Massamá. Na segunda parte, inteiramente dedicada ao Shopping Center de Massamá, faz-se o diagnóstico do empreendimento e apresenta-se um conjunto de elementos que, na nossa perspetiva deveriam fazer parte de uma proposta de revitalização do empreendimento, tendo em consideração a sua sustentabilidade e resiliência num quadro de grande concorrência, como o que se vive na atualidade. Os resultados alcançados permitem-nos não só perceber o ciclo de vida do Shopping Center de Massamá, os problemas que enfrenta e como os ultrapassar, mas também tirar algumas ilações para empreendimentos da mesma categoria e, por conseguinte, como intervir no sentido de combater a sua morbidez e que a médio prazo não encerrem as suas portas e passem a alimentar a categoria dos centros comerciais mortos, à qual estão condenados algumas centenas de comerciais de primeira geração. Os capítulos que integram a segunda parte da dissertação apoiam-se em entrevistas a stakeholders do ramo, pesquisa bibliográfica, inquéritos à população e trabalho de campo na Freguesia de Massamá e no empreendimento. Esta pesquisa empírica permitiu construir um diagnóstico do centro, que ancoramos numa análise SWOT, bem como elaborar uma visão e vários cenários possíveis para a evolução do empreendimento, em função dos quais se elaborou um projeto de revitalização. Apesar dos problemas que se vislumbram na sua implementação, somos da opinião que este projeto tem potencial para devolver ao Shopping Center de Massamá a vitalidade que necessita para conquistar a centralidade que noutros tempos teve ao nível das práticas de compra e abastecimento da população da Freguesia de Massamá.
id RCAP_fb15d6cedbbfda7c137c8ccb2686f73c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26052
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revitalização do Shopping Center de MassamáShopping Center de Massamá - Sintra - projeto de revitalizaçãoGeografia económicaCentros comerciais - Lisboa (Portugal)Teses de mestrado - 2016O objetivo central deste trabalho de investigação, realizado no âmbito do mestrado de Gestão do Território e Urbanismo, consiste na elaboração de uma proposta de revitalização para o Shopping Center de Massamá, um centro comercial de bairro que, como muitos outras da mesma categoria, se encontra em declínio, apesar das mais-valias económicas e sociais que representam para as populações locais. Para alcançar este objetivo decidimos dividir a dissertação, uma meramente teórica, centrada na leitura ativa da bibliografia de referência, e outra empírica, onde se analisa em profundidade o Shopping Center de Massamá. Na primeira, discutiu-se o conceito de centro comercial, analisou-se a evolução do sector em termos de formatos e as tipologias desenvolvidas para dar conta das mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Fez-se igualmente uma evolução do sector em diferentes países, com especial destaque para os EUA e o Reino Unido, e mais detalhadamente Portugal. Nesta parte inclui-se também o capítulo dedicado à análise das diferentes fases de desenvolvimento dos empreendimentos, que vão dos estudos iniciais até à sua gestão quotidiana, passando pela sua construção e comercialização, bem como a abordagem das teorias cíclicas e em particular do ciclo de vida dos centros comerciais para na mesma posicionarmos o shopping center de Massamá. Na segunda parte, inteiramente dedicada ao Shopping Center de Massamá, faz-se o diagnóstico do empreendimento e apresenta-se um conjunto de elementos que, na nossa perspetiva deveriam fazer parte de uma proposta de revitalização do empreendimento, tendo em consideração a sua sustentabilidade e resiliência num quadro de grande concorrência, como o que se vive na atualidade. Os resultados alcançados permitem-nos não só perceber o ciclo de vida do Shopping Center de Massamá, os problemas que enfrenta e como os ultrapassar, mas também tirar algumas ilações para empreendimentos da mesma categoria e, por conseguinte, como intervir no sentido de combater a sua morbidez e que a médio prazo não encerrem as suas portas e passem a alimentar a categoria dos centros comerciais mortos, à qual estão condenados algumas centenas de comerciais de primeira geração. Os capítulos que integram a segunda parte da dissertação apoiam-se em entrevistas a stakeholders do ramo, pesquisa bibliográfica, inquéritos à população e trabalho de campo na Freguesia de Massamá e no empreendimento. Esta pesquisa empírica permitiu construir um diagnóstico do centro, que ancoramos numa análise SWOT, bem como elaborar uma visão e vários cenários possíveis para a evolução do empreendimento, em função dos quais se elaborou um projeto de revitalização. Apesar dos problemas que se vislumbram na sua implementação, somos da opinião que este projeto tem potencial para devolver ao Shopping Center de Massamá a vitalidade que necessita para conquistar a centralidade que noutros tempos teve ao nível das práticas de compra e abastecimento da população da Freguesia de Massamá.The main objective of this research work, carried out under the Master Planning and Urban Management is to draw up a proposal for revitalization to the shopping center Massamá; a shopping center neighborhood, like many others of the same category, is in decline, despite the economic and social gains they pose to local populations. To achieve this goal we decided to split the dissertation, a merely theoretical, focused on active reading of the bibliography, and other empirical, which is analyzed in depth the shopping center Massamá. In the first, we discussed the concept of shopping center, analyzed the evolution of the sector in terms of formats and typologies developed to account for the changes that have occurred over time. It is also made an evolution of the sector in different countries, with special emphasis on the US and the UK, and in more detail Portugal. In this part also to include the chapter devoted to the analysis of the different stages of development of projects, ranging from initial studies to their daily management, through its construction and marketing as well as the approach of cyclical theories and in particular cycle life of shopping centers to position ourselves in the same shopping center Massamá.In the second part, entirely dedicated to the shopping center Massamá, it is the diagnosis of the project and presents a set of elements that, in our perspective should be part of a proposal to revitalize the enterprise, taking into account the sustainability and resilience in a highly competitive framework, as we are experiencing today. The results achieved allow us to not only understand the life cycle of shopping center Massamá, the problems it faces and how to overcome them, but also draw some lessons for enterprises in the same category and therefore how to intervene to combat the its morbidity and the medium term do not close their doors and start to feed the category of dead malls, which are condemned hundreds of commercial first generation. The chapters that make up the second part of the thesis are supported by interviews with Branch stakeholders, literature, population surveys and fieldwork in Massamá parish and in the enterprise. This empirical research allowed to build a diagnostic center, which anchored a SWOT analysis as well as developing a vision and several possible scenarios for the evolution of the enterprise on the basis of which produced a revitalization project. Despite the problems that are glimpsed in its implementation, we are of the opinion that this project has the potential to return to the shopping center Massamá vitality you need to win the centrality that in other times had the level of purchasing practices and supply the population of the Parish Massamá.Cachinho, Herculano A. P., 1960-Repositório da Universidade de LisboaCosta, André Filipe Coelho da2017-01-19T15:52:17Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26052TID:201483351porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:15:58Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26052Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:42:50.007141Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revitalização do Shopping Center de Massamá
title Revitalização do Shopping Center de Massamá
spellingShingle Revitalização do Shopping Center de Massamá
Costa, André Filipe Coelho da
Shopping Center de Massamá - Sintra - projeto de revitalização
Geografia económica
Centros comerciais - Lisboa (Portugal)
Teses de mestrado - 2016
title_short Revitalização do Shopping Center de Massamá
title_full Revitalização do Shopping Center de Massamá
title_fullStr Revitalização do Shopping Center de Massamá
title_full_unstemmed Revitalização do Shopping Center de Massamá
title_sort Revitalização do Shopping Center de Massamá
author Costa, André Filipe Coelho da
author_facet Costa, André Filipe Coelho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cachinho, Herculano A. P., 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, André Filipe Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Shopping Center de Massamá - Sintra - projeto de revitalização
Geografia económica
Centros comerciais - Lisboa (Portugal)
Teses de mestrado - 2016
topic Shopping Center de Massamá - Sintra - projeto de revitalização
Geografia económica
Centros comerciais - Lisboa (Portugal)
Teses de mestrado - 2016
description O objetivo central deste trabalho de investigação, realizado no âmbito do mestrado de Gestão do Território e Urbanismo, consiste na elaboração de uma proposta de revitalização para o Shopping Center de Massamá, um centro comercial de bairro que, como muitos outras da mesma categoria, se encontra em declínio, apesar das mais-valias económicas e sociais que representam para as populações locais. Para alcançar este objetivo decidimos dividir a dissertação, uma meramente teórica, centrada na leitura ativa da bibliografia de referência, e outra empírica, onde se analisa em profundidade o Shopping Center de Massamá. Na primeira, discutiu-se o conceito de centro comercial, analisou-se a evolução do sector em termos de formatos e as tipologias desenvolvidas para dar conta das mudanças que ocorreram ao longo do tempo. Fez-se igualmente uma evolução do sector em diferentes países, com especial destaque para os EUA e o Reino Unido, e mais detalhadamente Portugal. Nesta parte inclui-se também o capítulo dedicado à análise das diferentes fases de desenvolvimento dos empreendimentos, que vão dos estudos iniciais até à sua gestão quotidiana, passando pela sua construção e comercialização, bem como a abordagem das teorias cíclicas e em particular do ciclo de vida dos centros comerciais para na mesma posicionarmos o shopping center de Massamá. Na segunda parte, inteiramente dedicada ao Shopping Center de Massamá, faz-se o diagnóstico do empreendimento e apresenta-se um conjunto de elementos que, na nossa perspetiva deveriam fazer parte de uma proposta de revitalização do empreendimento, tendo em consideração a sua sustentabilidade e resiliência num quadro de grande concorrência, como o que se vive na atualidade. Os resultados alcançados permitem-nos não só perceber o ciclo de vida do Shopping Center de Massamá, os problemas que enfrenta e como os ultrapassar, mas também tirar algumas ilações para empreendimentos da mesma categoria e, por conseguinte, como intervir no sentido de combater a sua morbidez e que a médio prazo não encerrem as suas portas e passem a alimentar a categoria dos centros comerciais mortos, à qual estão condenados algumas centenas de comerciais de primeira geração. Os capítulos que integram a segunda parte da dissertação apoiam-se em entrevistas a stakeholders do ramo, pesquisa bibliográfica, inquéritos à população e trabalho de campo na Freguesia de Massamá e no empreendimento. Esta pesquisa empírica permitiu construir um diagnóstico do centro, que ancoramos numa análise SWOT, bem como elaborar uma visão e vários cenários possíveis para a evolução do empreendimento, em função dos quais se elaborou um projeto de revitalização. Apesar dos problemas que se vislumbram na sua implementação, somos da opinião que este projeto tem potencial para devolver ao Shopping Center de Massamá a vitalidade que necessita para conquistar a centralidade que noutros tempos teve ao nível das práticas de compra e abastecimento da população da Freguesia de Massamá.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-19T15:52:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26052
TID:201483351
url http://hdl.handle.net/10451/26052
identifier_str_mv TID:201483351
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134344336375808