O Papel da Comunicação Interna num Momento de Crise - Pontos de Vista de Profissionais e Académicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/159310 |
Resumo: | A comunicação interna ganha cada vez mais protagonismo no panorama da gestão organizacional, numa fase em que não se dissocia a organização dos indivíduos (Brandão, 2013b:167, em Brandão, 2018). Revelando-se essencial para o sucesso das organizações (Welch & Jackson, 2007), os departamentos de comunicação debruçam-se, assim, na procura da otimização da relação entre os colaboradores e a entidade que representam, de modo a potencializar os seus níveis de engagement e compromisso. Num momento de crise, que obriga a uma ação integrada que tome em consideração todos os públicos, o desafio da comunicação interna torna-se ainda maior. O impacto da pandemia de Covid-19 resultou em várias situações de crise para inúmeras organizações. No meio organizacional português, diversas entidades viram-se obrigadas a assumir medidas drásticas (como o layoff) para responder às graves consequências ditadas pelo cenário pandémico. Essas medidas resultaram em duras e penosas mudanças para os colaboradores, causando uma preocupação geral em relação aos novos paradigmas do mundo do trabalho. Se a missão de saber desenhar uma estratégia de comunicação interna se revela desafiante num cenário dito normal, que proporções esta ganha - ou perde - numa situação de crise? Para desenvolver este tema, esta dissertação conta com uma revisão de literatura expressiva sobre os conceitos de comunicação interna e comunicação de crise, seguida da apresentação de métodos e técnicas considerados adequados para analisar e explorar em detalhe a seguinte pergunta: qual o papel da comunicação interna num momento de crise? |
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O Papel da Comunicação Interna num Momento de Crise - Pontos de Vista de Profissionais e AcadémicosComunicação internaCultura organizacionalComunicação de criseCovid-19Internal communicationOrganizational cultureCrisis communicationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA comunicação interna ganha cada vez mais protagonismo no panorama da gestão organizacional, numa fase em que não se dissocia a organização dos indivíduos (Brandão, 2013b:167, em Brandão, 2018). Revelando-se essencial para o sucesso das organizações (Welch & Jackson, 2007), os departamentos de comunicação debruçam-se, assim, na procura da otimização da relação entre os colaboradores e a entidade que representam, de modo a potencializar os seus níveis de engagement e compromisso. Num momento de crise, que obriga a uma ação integrada que tome em consideração todos os públicos, o desafio da comunicação interna torna-se ainda maior. O impacto da pandemia de Covid-19 resultou em várias situações de crise para inúmeras organizações. No meio organizacional português, diversas entidades viram-se obrigadas a assumir medidas drásticas (como o layoff) para responder às graves consequências ditadas pelo cenário pandémico. Essas medidas resultaram em duras e penosas mudanças para os colaboradores, causando uma preocupação geral em relação aos novos paradigmas do mundo do trabalho. Se a missão de saber desenhar uma estratégia de comunicação interna se revela desafiante num cenário dito normal, que proporções esta ganha - ou perde - numa situação de crise? Para desenvolver este tema, esta dissertação conta com uma revisão de literatura expressiva sobre os conceitos de comunicação interna e comunicação de crise, seguida da apresentação de métodos e técnicas considerados adequados para analisar e explorar em detalhe a seguinte pergunta: qual o papel da comunicação interna num momento de crise?Internal communication is becoming increasingly important in the spectrum of business management, at a stage in which individuals and organizations cannot be dissociated (Brandão, 2013b:167, in Brandão, 2018). As it is essential for organizational success (Welch & Jackson, 2007), communication departments are therefore focused on optimizing the relationship between employees and the company they represent, toenhance their levels of engagement and commitment. In a moment of crisis, which requires an integrated action that takes all publics into consideration, the challenge of internal communication becomes even more difficult. The impact of the Covid-19 pandemic resulted in several situations of crisis for various organizations. The Portuguese business environment was no exception - several companies found themselves forced to take drastic actions (like layoff) to respond to the serious consequences dictated by the pandemic. These actions often resulted in harsh and difficult changes for employees, causing a general concern regarding the new paradigms of labor. If the mission of planning an internal communication strategy is already challenging in a normal scenario, what proportions does it gain - or lose - in a crisis? To develop this subject, this dissertation relies on an expressive literature review on the concepts of internal communication and crisis communication, followed by the presentation of a proper methodology to analyze and explore in detail the following question: what is the role of internal communication in a moment of crisis?Macagno, FabrizioSilva, Ivone Marília Carinhas Ferreira daRUNRito, Inês de Bragança Nobre Pinto2023-10-27T16:02:56Z2023-04-282021-10-142023-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/159310TID:203285948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:41:45Zoai:run.unl.pt:10362/159310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:57:29.042341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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