O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110217 |
Resumo: | O estudo tem por objetivo analisar de que maneira a comunicação interna se coloca como a principal estratégia em um cenário de mudança estratégica de marca corporativa e de realinhamento da cultura organizacional. A vontade de se fazer esta análise surgiu do contato da pesquisadora com os materiais utilizados na campanha de comunicação interna durante o processo de lançamento da nova marca corporativa da Paquetá – The Shoe Company. Para isso, foram utilizados métodos de estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Como resultado obtido, destaca-se a importância da área de comunicação interna neste cenário, como principal catalisadora da disseminação frente à nova proposta de marca. Identificou-se também que ainda não houve alteração por completo da cultura organizacional vigente, ficando restrita a níveis mais externos e visíveis da cultura da empresa. |
id |
UFRGS-2_48ec1ea90f2250ab9a0c249aba564da6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110217 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Deconto, Nathalia GrandiniNunes, Ana Karin2015-02-19T02:16:55Z2014http://hdl.handle.net/10183/110217000952602O estudo tem por objetivo analisar de que maneira a comunicação interna se coloca como a principal estratégia em um cenário de mudança estratégica de marca corporativa e de realinhamento da cultura organizacional. A vontade de se fazer esta análise surgiu do contato da pesquisadora com os materiais utilizados na campanha de comunicação interna durante o processo de lançamento da nova marca corporativa da Paquetá – The Shoe Company. Para isso, foram utilizados métodos de estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Como resultado obtido, destaca-se a importância da área de comunicação interna neste cenário, como principal catalisadora da disseminação frente à nova proposta de marca. Identificou-se também que ainda não houve alteração por completo da cultura organizacional vigente, ficando restrita a níveis mais externos e visíveis da cultura da empresa.The study aims to analyze how internal communication is put forward as the main strategy in a strategic change context in corporate branding and realignment of the organizational culture. The will of doing this analysis came from the contact of the researcher with the materials used in internal communication campaign during the launch of the new corporate brand Paqueta - The Shoe Company. For this reason, methods of case stud, literature review, document analysis and interviews were used. As a result, we highlight the importance of the internal communication area in this scenario, as the primary catalyst for the spread against the proposed new brand. It was also identified that there has been no completely change the prevailing organizational culture, being restricted to more external and visible levels of the company culture.application/pdfporCultura organizacionalComunicação internaInternal communicationBrandOrganizational cultureO realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952602.pdf000952602.pdfTexto completoapplication/pdf1095364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/1/000952602.pdf8b34162c7b1dbe9f6b77a60d7f95f985MD51TEXT000952602.pdf.txt000952602.pdf.txtExtracted Texttext/plain159937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/2/000952602.pdf.txt23e454b7086c04885cdc3c437b0cb154MD52THUMBNAIL000952602.pdf.jpg000952602.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/3/000952602.pdf.jpgb93121a01b0748e3a0520c082da3a3c5MD5310183/1102172023-03-26 03:23:23.875613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-26T06:23:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company |
title |
O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company |
spellingShingle |
O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company Deconto, Nathalia Grandini Cultura organizacional Comunicação interna Internal communication Brand Organizational culture |
title_short |
O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company |
title_full |
O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company |
title_fullStr |
O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company |
title_full_unstemmed |
O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company |
title_sort |
O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company |
author |
Deconto, Nathalia Grandini |
author_facet |
Deconto, Nathalia Grandini |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deconto, Nathalia Grandini |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Ana Karin |
contributor_str_mv |
Nunes, Ana Karin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura organizacional Comunicação interna |
topic |
Cultura organizacional Comunicação interna Internal communication Brand Organizational culture |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Internal communication Brand Organizational culture |
description |
O estudo tem por objetivo analisar de que maneira a comunicação interna se coloca como a principal estratégia em um cenário de mudança estratégica de marca corporativa e de realinhamento da cultura organizacional. A vontade de se fazer esta análise surgiu do contato da pesquisadora com os materiais utilizados na campanha de comunicação interna durante o processo de lançamento da nova marca corporativa da Paquetá – The Shoe Company. Para isso, foram utilizados métodos de estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Como resultado obtido, destaca-se a importância da área de comunicação interna neste cenário, como principal catalisadora da disseminação frente à nova proposta de marca. Identificou-se também que ainda não houve alteração por completo da cultura organizacional vigente, ficando restrita a níveis mais externos e visíveis da cultura da empresa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-19T02:16:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110217 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000952602 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110217 |
identifier_str_mv |
000952602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/1/000952602.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/2/000952602.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/3/000952602.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b34162c7b1dbe9f6b77a60d7f95f985 23e454b7086c04885cdc3c437b0cb154 b93121a01b0748e3a0520c082da3a3c5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447141640830976 |