O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deconto, Nathalia Grandini
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110217
Resumo: O estudo tem por objetivo analisar de que maneira a comunicação interna se coloca como a principal estratégia em um cenário de mudança estratégica de marca corporativa e de realinhamento da cultura organizacional. A vontade de se fazer esta análise surgiu do contato da pesquisadora com os materiais utilizados na campanha de comunicação interna durante o processo de lançamento da nova marca corporativa da Paquetá – The Shoe Company. Para isso, foram utilizados métodos de estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Como resultado obtido, destaca-se a importância da área de comunicação interna neste cenário, como principal catalisadora da disseminação frente à nova proposta de marca. Identificou-se também que ainda não houve alteração por completo da cultura organizacional vigente, ficando restrita a níveis mais externos e visíveis da cultura da empresa.
id UFRGS-2_48ec1ea90f2250ab9a0c249aba564da6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110217
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Deconto, Nathalia GrandiniNunes, Ana Karin2015-02-19T02:16:55Z2014http://hdl.handle.net/10183/110217000952602O estudo tem por objetivo analisar de que maneira a comunicação interna se coloca como a principal estratégia em um cenário de mudança estratégica de marca corporativa e de realinhamento da cultura organizacional. A vontade de se fazer esta análise surgiu do contato da pesquisadora com os materiais utilizados na campanha de comunicação interna durante o processo de lançamento da nova marca corporativa da Paquetá – The Shoe Company. Para isso, foram utilizados métodos de estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Como resultado obtido, destaca-se a importância da área de comunicação interna neste cenário, como principal catalisadora da disseminação frente à nova proposta de marca. Identificou-se também que ainda não houve alteração por completo da cultura organizacional vigente, ficando restrita a níveis mais externos e visíveis da cultura da empresa.The study aims to analyze how internal communication is put forward as the main strategy in a strategic change context in corporate branding and realignment of the organizational culture. The will of doing this analysis came from the contact of the researcher with the materials used in internal communication campaign during the launch of the new corporate brand Paqueta - The Shoe Company. For this reason, methods of case stud, literature review, document analysis and interviews were used. As a result, we highlight the importance of the internal communication area in this scenario, as the primary catalyst for the spread against the proposed new brand. It was also identified that there has been no completely change the prevailing organizational culture, being restricted to more external and visible levels of the company culture.application/pdfporCultura organizacionalComunicação internaInternal communicationBrandOrganizational cultureO realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Companyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2014Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000952602.pdf000952602.pdfTexto completoapplication/pdf1095364http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/1/000952602.pdf8b34162c7b1dbe9f6b77a60d7f95f985MD51TEXT000952602.pdf.txt000952602.pdf.txtExtracted Texttext/plain159937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/2/000952602.pdf.txt23e454b7086c04885cdc3c437b0cb154MD52THUMBNAIL000952602.pdf.jpg000952602.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/3/000952602.pdf.jpgb93121a01b0748e3a0520c082da3a3c5MD5310183/1102172023-03-26 03:23:23.875613oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110217Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-26T06:23:23Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company
title O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company
spellingShingle O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company
Deconto, Nathalia Grandini
Cultura organizacional
Comunicação interna
Internal communication
Brand
Organizational culture
title_short O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company
title_full O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company
title_fullStr O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company
title_full_unstemmed O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company
title_sort O realinhamento da cultura organizacional no processo de reposicionamento estratégico de marca da Paquetá The Shoe Company
author Deconto, Nathalia Grandini
author_facet Deconto, Nathalia Grandini
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deconto, Nathalia Grandini
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura organizacional
Comunicação interna
topic Cultura organizacional
Comunicação interna
Internal communication
Brand
Organizational culture
dc.subject.eng.fl_str_mv Internal communication
Brand
Organizational culture
description O estudo tem por objetivo analisar de que maneira a comunicação interna se coloca como a principal estratégia em um cenário de mudança estratégica de marca corporativa e de realinhamento da cultura organizacional. A vontade de se fazer esta análise surgiu do contato da pesquisadora com os materiais utilizados na campanha de comunicação interna durante o processo de lançamento da nova marca corporativa da Paquetá – The Shoe Company. Para isso, foram utilizados métodos de estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas. Como resultado obtido, destaca-se a importância da área de comunicação interna neste cenário, como principal catalisadora da disseminação frente à nova proposta de marca. Identificou-se também que ainda não houve alteração por completo da cultura organizacional vigente, ficando restrita a níveis mais externos e visíveis da cultura da empresa.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-19T02:16:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110217
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000952602
url http://hdl.handle.net/10183/110217
identifier_str_mv 000952602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/1/000952602.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/2/000952602.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110217/3/000952602.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b34162c7b1dbe9f6b77a60d7f95f985
23e454b7086c04885cdc3c437b0cb154
b93121a01b0748e3a0520c082da3a3c5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447141640830976