Estratégias para promover a aproximação família – escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Susana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://comum.rcaap.pt/handle/123456789/3982
http://hdl.handle.net/20.500.12207/167
Resumo: Esta investigação tem como base a importância do envolvimento da família na vida pré-escolar das crianças e as melhores estratégias para promover a aproximação família/escola. É uma investigação que tem como modelo a investigação – acção e cuja informação foi tratada de forma qualitativa. Como instrumento de recolha de dados, optou-se pela entrevista. Esta foi realizada junto de um grupo de cinco educadoras e cinco pais. Após a recolha da informação das entrevistas, procedeu-se a uma análise de conteúdo do discurso dos entrevistados. Tal análise procurou integrar os indicadores em categorias e sub-categorias. Apurou-se que a maioria dos pais e educadoras trabalha diariamente para promover uma relação de proximidade e que em conjunto, procuram possibilitar um bom desenvolvimento à criança. De acordo com a percepção de duas mães, verificou-se que duas educadoras não promovem regularmente esta relação nas suas salas, pois segundo as mesmas só o fazem em dias festivos. Criar boas relações entre família e a escola, promover actividades para que os pais façam em casa com os filhos foram algumas das estratégias/orientações utilizadas/sugeridas pelas educadoras e mães, as quais analisámos com vista ao desenvolvimento de uma acção concertada.
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