O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, José
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marcos, Adérito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/15747
Resumo: No ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interações geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalisar toda a interação, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respetivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos letivos que permitiram aferir um efetivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e respetivo aproveitamento.
id RCAP_fb5977e4e9e74ac474e87dc7d2886cf7
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15747
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia onlineThe central forum: a catalyst for student participation in virtual classrooms in online open distance learningEnsino a distânciaClasse virtualE-LearningFórum centralModelo pedagógico virtualOpen distance learningVirtual classCentral forumVirtual pedagogic modelNo ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interações geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalisar toda a interação, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respetivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos letivos que permitiram aferir um efetivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e respetivo aproveitamento.In online distance learning (ODL), student participation becomes unfeasible in virtual spaces with a large number of participants, because individual intervention tends to dilute very rapidly within the high volume of interactions generated. This is the main reason behind the creation of virtual classrooms with a maximum of 60 students, especially when it is considered 1st cycle courses in higher education. So, it is expected that, by reducing the size of the virtual classroom, a closer online presence is implemented and student individual participation increased. The authors challenge the validity of this strategy in areas like computer science where the levels of student participation are in general very low. The intervention is usually monopolized by a small core of students with a greater mastery of the area or less inhibited, resulting in a reduced level of student participation. The authors propose a new approach based on the exploration of a space, such as a central forum, shared by several classrooms, that serves as a catalyst of every classroom interaction, even if residual, and so maximizing its final impact on the students. Even if the interaction is very high in the central forum, the same may be complemented by a wiki, where the larger interventions can be located. This paper describes a case study of the application of a central forum and the experimental results collected over two academic years in context of the learning unit “Computer Architectures”.Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Ciências da InformaçãoRepositório AbertoCoelho, JoséMarcos, Adérito2024-02-14T10:00:01Z2010-11-232010-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/15747porCOELHO, José; MARCOS, Adérito Fernandes. O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], n. 2. sem., p. 85–99, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85.1518-292410.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:33Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/15747Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:38:45.231326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
The central forum: a catalyst for student participation in virtual classrooms in online open distance learning
title O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
spellingShingle O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
Coelho, José
Ensino a distância
Classe virtual
E-Learning
Fórum central
Modelo pedagógico virtual
Open distance learning
Virtual class
Central forum
Virtual pedagogic model
title_short O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
title_full O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
title_fullStr O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
title_full_unstemmed O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
title_sort O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
author Coelho, José
author_facet Coelho, José
Marcos, Adérito
author_role author
author2 Marcos, Adérito
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, José
Marcos, Adérito
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Classe virtual
E-Learning
Fórum central
Modelo pedagógico virtual
Open distance learning
Virtual class
Central forum
Virtual pedagogic model
topic Ensino a distância
Classe virtual
E-Learning
Fórum central
Modelo pedagógico virtual
Open distance learning
Virtual class
Central forum
Virtual pedagogic model
description No ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interações geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalisar toda a interação, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respetivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos letivos que permitiram aferir um efetivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem e respetivo aproveitamento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-23
2010-11-23T00:00:00Z
2024-02-14T10:00:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/15747
url http://hdl.handle.net/10400.2/15747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv COELHO, José; MARCOS, Adérito Fernandes. O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], n. 2. sem., p. 85–99, 2010. DOI: 10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85.
1518-2924
10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Ciências da Informação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Ciências da Informação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137438375870464