O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, José
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marcos, Adérito Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Encontros Bibli
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85
Resumo: No ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interacções geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalizar toda a interacção, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respectivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos lectivos que permitiram aferir um efectivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-apreendizagem e respectivo aproveitamento.
id UFSC-29_03488b07adcdaf134847bdaebc18f6e4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufsc.br:article/16584
network_acronym_str UFSC-29
network_name_str Encontros Bibli
repository_id_str
spelling O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia onlineEnsino a distanciaClasse virtualE-LearningFórum centralModelo pedagógico virtualOpen Distance LearningVirtual ClassE-Learning Central ForumVirtual Pedagogic ModelNo ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interacções geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalizar toda a interacção, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respectivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos lectivos que permitiram aferir um efectivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-apreendizagem e respectivo aproveitamento.Departamento de Ciência da Informação – UFSC2010-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p8510.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-991518-2924reponame:Encontros Bibliinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCporhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85/15764Copyright (c) 2010 José Coelho, Adérito Fernandes Marcoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoelho, JoséMarcos, Adérito Fernandes2023-07-10T13:53:01Zoai:periodicos.ufsc.br:article/16584Revistahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/indexPUBhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/oaiencontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br1518-29241518-2924opendoar:2023-07-10T13:53:01Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
title O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
spellingShingle O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
Coelho, José
Ensino a distancia
Classe virtual
E-Learning
Fórum central
Modelo pedagógico virtual
Open Distance Learning
Virtual Class
E-Learning
Central Forum
Virtual Pedagogic Model
title_short O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
title_full O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
title_fullStr O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
title_full_unstemmed O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
title_sort O fórum central: catalizador da participação do aluno em turmas virtuais no ensino a distancia online
author Coelho, José
author_facet Coelho, José
Marcos, Adérito Fernandes
author_role author
author2 Marcos, Adérito Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, José
Marcos, Adérito Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distancia
Classe virtual
E-Learning
Fórum central
Modelo pedagógico virtual
Open Distance Learning
Virtual Class
E-Learning
Central Forum
Virtual Pedagogic Model
topic Ensino a distancia
Classe virtual
E-Learning
Fórum central
Modelo pedagógico virtual
Open Distance Learning
Virtual Class
E-Learning
Central Forum
Virtual Pedagogic Model
description No ensino a distancia online a participação do aluno torna-se inviável em espaços virtuais com um grande número de participantes pois a intervenção individual tende rapidamente a diluir-se no elevado volume de interacções geradas. Este é o motivo principal subjacente à criação de turmas virtuais com um máximo de 60 alunos, especialmente se se considerar os cursos de primeiro ciclo do ensino superior. Aguarda-se assim que ao reduzir a dimensão da turma virtual se implemente uma maior proximidade online e se aumente a participação individual do estudante. No entanto, nas áreas das ciências da computação os níveis de participação do aluno são em regra bastante reduzidos, sendo que a intervenção fica geralmente monopolizada por um reduzido núcleo de alunos com maior domínio da área ou mais desinibidos. Propõe-se uma nova abordagem baseada na exploração de um espaço comum e fórum central partilhado por diversas turmas que permita catalizar toda a interacção, mesmo que residual, de cada turma, maximizando o seu impacto final junto dos estudantes. Neste artigo descreve-se um caso de estudo e respectivos resultados experimentais recolhidos ao longo de dois anos lectivos que permitiram aferir um efectivo incremento da participação dos estudantes no processo de ensino-apreendizagem e respectivo aproveitamento.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85
10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85
url https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85
identifier_str_mv 10.5007/1518-2924.2010v15nesp2p85
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15nesp2p85/15764
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 José Coelho, Adérito Fernandes Marcos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 José Coelho, Adérito Fernandes Marcos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação – UFSC
publisher.none.fl_str_mv Departamento de Ciência da Informação – UFSC
dc.source.none.fl_str_mv Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99
Encontros Bibli: revista electrónica de bibliotecología y ciencias de la información.; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99
Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação; Edição Especial "Investigação em Sistemas de Informação" Segundo Semestre 2010; 85-99
1518-2924
reponame:Encontros Bibli
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Encontros Bibli
collection Encontros Bibli
repository.name.fl_str_mv Encontros Bibli - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv encontrosbibli@contato.ufsc.br||portaldeperiodicos.bu@contato.ufsc.br
_version_ 1797067776466092032