TO SMILE AT DEATH, WITH HALF A FACE – ON MEMORY AND TRAGIC FEELING BY JOSÉ RODRIGUES MIGUÉIS
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/diacritica.233 |
Resumo: | O presente ensaio pretende apontar dados que permitam interpretar a narrativa de José Rodrigues Miguéis Um homem sorri à morte – Com meia cara como uma manifestação contemporânea do sentimento trágico. Para tal, propomos uma reflexão sobre categorias trágicas herdadas da Antiguidade Clássica, procurando mostrar a universalidade do sofrimento humano e das suas reacções face àquilo que nos ultrapassa. Através da leitura do texto migueisiano, procurar-se-á problematizar a noção de conflito enquanto elemento caracterizador da tragédia. |
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TO SMILE AT DEATH, WITH HALF A FACE – ON MEMORY AND TRAGIC FEELING BY JOSÉ RODRIGUES MIGUÉISSorrir à morte, com meia cara – memória e sentimento trágico em José Rodrigues Miguéissentimento trágicoJosé Rodrigues Miguéisconflitomemóriacatarsetragic feelingJosé Rodrigues MiguéisconflictmemorycatharsisO presente ensaio pretende apontar dados que permitam interpretar a narrativa de José Rodrigues Miguéis Um homem sorri à morte – Com meia cara como uma manifestação contemporânea do sentimento trágico. Para tal, propomos uma reflexão sobre categorias trágicas herdadas da Antiguidade Clássica, procurando mostrar a universalidade do sofrimento humano e das suas reacções face àquilo que nos ultrapassa. Através da leitura do texto migueisiano, procurar-se-á problematizar a noção de conflito enquanto elemento caracterizador da tragédia.This paper highlights features that allow the reading of the novel by José Rodrigues Miguéis, Um homem sorri à morte – Com meia cara, as a contemporary expression of the tragic feeling. To do so, a reflection on the tragic categories inherited from Classical Antiquity is elaborated in an effort to demonstrate the universality of human suffering and human reactions to what overpowers us. through a careful reading of Miguéis’ text, the notion of conflict as a constitutional element of tragedy is discussed.CEHUM2018-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.21814/diacritica.233https://doi.org/10.21814/diacritica.233Diacrítica; Vol. 31 N.º 2 (2017): A emoção na criação literária e cultural; 107-122Diacrítica; Vol. 31 No. 2 (2017): A emoção na criação literária e cultural; 107-1222183-91740870-896710.21814/10.21814/diacritica.31.2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4936https://revistas.uminho.pt/index.php/diacritica/article/view/4936/5480Direitos de Autor (c) 2023 Cátia Severinfo:eu-repo/semantics/openAccessSever, Cátia2023-07-28T07:47:32Zoai:journals.uminho.pt:article/4936Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:35.285957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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