José Rodrigues Miguéis e a disrupção do eu-narrador em Páscoa Feliz
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-28122022-170622/ |
Resumo: | A intersecção entre a realidade vivencial ou testemunhal e a realidade ficcional, trabalhada pelo imaginário, representa o esforço de um exercício intencional de reminiscência, presente não apenas em A escola do Paraíso, mas também nos fragmentos completos de Filhos de Lisboa e em O milagre segundo Salomé. Esses três romances, que compõem o que estamos denominando o tríptico de Lisboa, são uma evocação do passado - não em termos de contemplação passiva de um tempo que não mais existe, mas de resgate de imagens e lembranças, recriadas, transfiguradas pela fantasia, com o propósito de perenizar sonhos e ideais. Descortinando a cidade de Lisboa do princípio do século XX paisagem pitoresca e nostálgica, os acontecimentos de sua história, seus problemas políticos e sociais, as lutas e esperanças de seu povo -, José Rodrigues Miguéis prende-nos pela linguagem apurada e fluência mágica das palavras, nas quais seus apelos líricos promovem, muitas vezes, uma imantação para o abismo da poesia e um convite para fruirmos o fascínio onírico de um mundo de lembranças. Lembranças estas que são capazes de reescrever os acontecimentos pretéritos, mesclando-os de filigranas autobiográficas e de saudades |
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José Rodrigues Miguéis e a disrupção do eu-narrador em Páscoa FelizNot availableFactual universeFictitious universeIntencionalidadeIntentionJosé Rodrigues MiguéisJosé Rodrigues MiguéisNostalgiaReminiscenceReminiscênciaSaudadeUniverso factualUniverso ficcionalA intersecção entre a realidade vivencial ou testemunhal e a realidade ficcional, trabalhada pelo imaginário, representa o esforço de um exercício intencional de reminiscência, presente não apenas em A escola do Paraíso, mas também nos fragmentos completos de Filhos de Lisboa e em O milagre segundo Salomé. Esses três romances, que compõem o que estamos denominando o tríptico de Lisboa, são uma evocação do passado - não em termos de contemplação passiva de um tempo que não mais existe, mas de resgate de imagens e lembranças, recriadas, transfiguradas pela fantasia, com o propósito de perenizar sonhos e ideais. Descortinando a cidade de Lisboa do princípio do século XX paisagem pitoresca e nostálgica, os acontecimentos de sua história, seus problemas políticos e sociais, as lutas e esperanças de seu povo -, José Rodrigues Miguéis prende-nos pela linguagem apurada e fluência mágica das palavras, nas quais seus apelos líricos promovem, muitas vezes, uma imantação para o abismo da poesia e um convite para fruirmos o fascínio onírico de um mundo de lembranças. Lembranças estas que são capazes de reescrever os acontecimentos pretéritos, mesclando-os de filigranas autobiográficas e de saudadesThe intersection of reality with fiction represents the effort of an intentional exercise of reminiscence, which can be found not only in A Escola do Paraíso but also in the complete fragments of Filhos de Lisboa and in O milagre segundo Salomé. All of these novels, which make up the Lisbon triptych, are a past evocation not in terms of passive contemplation of a time that no longer exists, but in terms of making it possible to bring back some images and memories recreated and changed by fantasy, with the purpose of making some dreams and goals last forever. Showing the city of Lisbon in the beginning of the 20th century, its picturesque landscape, its history, its social and political problems, the effort and hope of its people, specially the poorest ones, José Rodrigues Miguéis catches our attention by using an accurate way of expression and a magicai fluency in his words, by which his lyrical appeal leads us many times to the field of poetry as well as it promotes an invitation for us to take part in the world of memories. Memories that can rewrite past happenings mixing them up with autobiography and feelings of missing something, someone or somewhereBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVechi, Carlos AlbertoAragão Filho, Humberto Lima de2002-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8150/tde-28122022-170622/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-28T19:09:41Zoai:teses.usp.br:tde-28122022-170622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-28T19:09:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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