Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/4112 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011 |
id |
RCAP_fb71cba3e17c2b490ac8c0bef55b8f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/4112 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Integração de tecnologias móveis em contexto educativoEnsino da informáticaInovação pedagógicaTelemóveisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011O presente relatório procura documentar a experiência pedagógica vivida na Escola Secundária de Sacavém, no âmbito da prática de ensino supervisionada regulamentada através da portaria nº 1189/2010, e do Despacho n.º 6262/2011. Sendo esta componente de estágio parte integrante da qualificação para obtenção do grau de Mestre, tentei levar à prática um projecto que pudesse oferecer à escola e aos alunos alguma inovação pedagógica. Assim, com este objectivo, desenvolveu-se um trabalho relacionado com a aplicação de tecnologias móveis (telemóveis) em contexto educativo, através da exploração das tecnologias de GPS presentes nesses equipamentos, consistindo numa visita georreferenciada às instalações da escola. A ideia deste projecto, de natureza construtivista, está intimamente relacionada com o tipo de professor que me proponho ser ao longo da minha carreira docente e sobre a qual é feita a reflexão no presente relatório. O professor que me proponho ser apresenta-se como um mediador, que está atento, quer ao desenrolar das actividades, quer à forma como os alunos estão a aprender, se estão a aprender, se estão a enfrentar dificuldades, colocando-lhes perguntas que os orientem para uma resposta a essas dificuldades.This report seeks to document the lived experience teaching in Secondary School of Sacavém, as part of supervised teaching practice regulated by decree No. 1189/2010, and Order No. 6262/2011. As this component part of the qualification stage for the degree of Master, I tried to put into practice, a project that could offer to school and to students teaching innovation. So with this objective, we developed a work involving the application of mobile technologies (mobile phones) in an educational context, by exploiting the technologies of GPS equipment in these gifts, consisting of a georeferenced to visit the school premises. This project's idea, constructivist, is closely related to the type of teacher that I propose to be throughout my teaching career and about which the reflection is made in this report. The teacher mediator, who is alert, whether conducting the activities, either on how students are learning, if they are learning, if they are facing their difficulties, posing them questions that guide to response related to those difficulties.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaMatos, Ana Margarete Gomes Heitor de2011-09-15T11:19:50Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:50.501620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Integração de tecnologias móveis em contexto educativo |
title |
Integração de tecnologias móveis em contexto educativo |
spellingShingle |
Integração de tecnologias móveis em contexto educativo Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de Ensino da informática Inovação pedagógica Telemóveis Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
title_short |
Integração de tecnologias móveis em contexto educativo |
title_full |
Integração de tecnologias móveis em contexto educativo |
title_fullStr |
Integração de tecnologias móveis em contexto educativo |
title_full_unstemmed |
Integração de tecnologias móveis em contexto educativo |
title_sort |
Integração de tecnologias móveis em contexto educativo |
author |
Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de |
author_facet |
Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Fernando António Albuquerque, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da informática Inovação pedagógica Telemóveis Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
topic |
Ensino da informática Inovação pedagógica Telemóveis Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011 |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-15T11:19:50Z 2011 2011-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/4112 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/4112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134183910539264 |