Integração de tecnologias móveis em contexto educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4112
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011
id RCAP_fb71cba3e17c2b490ac8c0bef55b8f52
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4112
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Integração de tecnologias móveis em contexto educativoEnsino da informáticaInovação pedagógicaTelemóveisRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2011Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011O presente relatório procura documentar a experiência pedagógica vivida na Escola Secundária de Sacavém, no âmbito da prática de ensino supervisionada regulamentada através da portaria nº 1189/2010, e do Despacho n.º 6262/2011. Sendo esta componente de estágio parte integrante da qualificação para obtenção do grau de Mestre, tentei levar à prática um projecto que pudesse oferecer à escola e aos alunos alguma inovação pedagógica. Assim, com este objectivo, desenvolveu-se um trabalho relacionado com a aplicação de tecnologias móveis (telemóveis) em contexto educativo, através da exploração das tecnologias de GPS presentes nesses equipamentos, consistindo numa visita georreferenciada às instalações da escola. A ideia deste projecto, de natureza construtivista, está intimamente relacionada com o tipo de professor que me proponho ser ao longo da minha carreira docente e sobre a qual é feita a reflexão no presente relatório. O professor que me proponho ser apresenta-se como um mediador, que está atento, quer ao desenrolar das actividades, quer à forma como os alunos estão a aprender, se estão a aprender, se estão a enfrentar dificuldades, colocando-lhes perguntas que os orientem para uma resposta a essas dificuldades.This report seeks to document the lived experience teaching in Secondary School of Sacavém, as part of supervised teaching practice regulated by decree No. 1189/2010, and Order No. 6262/2011. As this component part of the qualification stage for the degree of Master, I tried to put into practice, a project that could offer to school and to students teaching innovation. So with this objective, we developed a work involving the application of mobile technologies (mobile phones) in an educational context, by exploiting the technologies of GPS equipment in these gifts, consisting of a georeferenced to visit the school premises. This project's idea, constructivist, is closely related to the type of teacher that I propose to be throughout my teaching career and about which the reflection is made in this report. The teacher mediator, who is alert, whether conducting the activities, either on how students are learning, if they are learning, if they are facing their difficulties, posing them questions that guide to response related to those difficulties.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaMatos, Ana Margarete Gomes Heitor de2011-09-15T11:19:50Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4112porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4112Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:50.501620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
title Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
spellingShingle Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de
Ensino da informática
Inovação pedagógica
Telemóveis
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
title_short Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
title_full Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
title_fullStr Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
title_full_unstemmed Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
title_sort Integração de tecnologias móveis em contexto educativo
author Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de
author_facet Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Ana Margarete Gomes Heitor de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da informática
Inovação pedagógica
Telemóveis
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
topic Ensino da informática
Inovação pedagógica
Telemóveis
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2011
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Mestrado em Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-15T11:19:50Z
2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4112
url http://hdl.handle.net/10451/4112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183910539264