A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucena, Ana Maria S.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Saraiva, Emerson S. Silva, Almeida, Luís Sérgio C
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/4028
Resumo: O presente trabalho apresenta a dialógica enquanto perspectiva de pesquisa transdiciplinar. O texto começa por referir o percurso seguido por Mikhail Bakthin, Paulo Freire, Edgar Morin e Basarab Nicolescu ao trabalharem a metodologia dialógica em suas obras. Além disso, discute a transdiciplinaridade compreendida em seu aspecto metodológico, como processo que ocorre em três etapas simultâneas: análise de diferentes níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e a complexidade. Buscou-se, através da pesquisa bibliográfica, levantar pontos teóricos sobre a dialogia e pesquisa transdisciplinas entre os autores supracitados. Na dialógica não se rejeita nenhuma flecha do conhecimento, o processo de conhecimento disciplinar, multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar fazem parte da unidade na diversidade que compõe a transdiciplinaridade. Nesta perspectiva, Nicolescu (2000) diz que não há superação de um nível anterior de conhecimento, mas que os opostos coexistem e que, portanto, o princípio retroativo e de autorregulação ocorrem simultaneamente. Por isso, é um importante caminho metodológico para as ciências sociais.
id RCAP_fb79aaf60dafd4db7747f1c32da240f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em EducaçãoDialogical as a methodological transdisciplinary principle in research in educationtransdiciplinaridademétodo em ciências sociaispesquisa em educaçãotransdisciplinaritymethod in the social sciencesresearch in educationO presente trabalho apresenta a dialógica enquanto perspectiva de pesquisa transdiciplinar. O texto começa por referir o percurso seguido por Mikhail Bakthin, Paulo Freire, Edgar Morin e Basarab Nicolescu ao trabalharem a metodologia dialógica em suas obras. Além disso, discute a transdiciplinaridade compreendida em seu aspecto metodológico, como processo que ocorre em três etapas simultâneas: análise de diferentes níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e a complexidade. Buscou-se, através da pesquisa bibliográfica, levantar pontos teóricos sobre a dialogia e pesquisa transdisciplinas entre os autores supracitados. Na dialógica não se rejeita nenhuma flecha do conhecimento, o processo de conhecimento disciplinar, multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar fazem parte da unidade na diversidade que compõe a transdiciplinaridade. Nesta perspectiva, Nicolescu (2000) diz que não há superação de um nível anterior de conhecimento, mas que os opostos coexistem e que, portanto, o princípio retroativo e de autorregulação ocorrem simultaneamente. Por isso, é um importante caminho metodológico para as ciências sociais.This paper presents the dialogue as of transdisciplinary research perspective. We start presenting the route followed by Mikhail Bakhtin, Paulo Freire, Edgar Morin and Basarab Nicolescu to work dialogical methodology in their works. Further, it discusses the transdisciplinarity understood in its methodological aspect, as a process that occurs in three simultaneous steps: analysis of different levels of reality, the logic of the included and complexity. We sought, through literature, raise theoretical points on the dialogism and research transdisciplinary between the above authors. In dialogic is not rejected any arrow of knowledge, the process of disciplinary knowledge, multidisciplinary, interdisciplinary part of unity in diversity that makes up the transdisciplinarity. In this perspective, Nicolescu (2000) says there is no overcoming a previous level of knowledge, but that opposites coexist and that therefore the retroactive principle and self-regulatory occur simultaneously. So it is an important methodological approach to the social sciences.IPVRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuLucena, Ana Maria S.Saraiva, Emerson S. SilvaAlmeida, Luís Sérgio C2017-01-18T08:33:50Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4028porLucena, Ana Maria S.; Saraiva, Emerson S. Silva & Almeida, Luís Sérgio C. (2016). A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação. Millenium, 50 (jan/jun). Pp. 179-196info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:59Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:44.759620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
Dialogical as a methodological transdisciplinary principle in research in education
title A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
spellingShingle A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
Lucena, Ana Maria S.
transdiciplinaridade
método em ciências sociais
pesquisa em educação
transdisciplinarity
method in the social sciences
research in education
title_short A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
title_full A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
title_fullStr A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
title_full_unstemmed A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
title_sort A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação
author Lucena, Ana Maria S.
author_facet Lucena, Ana Maria S.
Saraiva, Emerson S. Silva
Almeida, Luís Sérgio C
author_role author
author2 Saraiva, Emerson S. Silva
Almeida, Luís Sérgio C
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucena, Ana Maria S.
Saraiva, Emerson S. Silva
Almeida, Luís Sérgio C
dc.subject.por.fl_str_mv transdiciplinaridade
método em ciências sociais
pesquisa em educação
transdisciplinarity
method in the social sciences
research in education
topic transdiciplinaridade
método em ciências sociais
pesquisa em educação
transdisciplinarity
method in the social sciences
research in education
description O presente trabalho apresenta a dialógica enquanto perspectiva de pesquisa transdiciplinar. O texto começa por referir o percurso seguido por Mikhail Bakthin, Paulo Freire, Edgar Morin e Basarab Nicolescu ao trabalharem a metodologia dialógica em suas obras. Além disso, discute a transdiciplinaridade compreendida em seu aspecto metodológico, como processo que ocorre em três etapas simultâneas: análise de diferentes níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e a complexidade. Buscou-se, através da pesquisa bibliográfica, levantar pontos teóricos sobre a dialogia e pesquisa transdisciplinas entre os autores supracitados. Na dialógica não se rejeita nenhuma flecha do conhecimento, o processo de conhecimento disciplinar, multidisciplinar, pluridisciplinar, interdisciplinar fazem parte da unidade na diversidade que compõe a transdiciplinaridade. Nesta perspectiva, Nicolescu (2000) diz que não há superação de um nível anterior de conhecimento, mas que os opostos coexistem e que, portanto, o princípio retroativo e de autorregulação ocorrem simultaneamente. Por isso, é um importante caminho metodológico para as ciências sociais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
2017-01-18T08:33:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4028
url http://hdl.handle.net/10400.19/4028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lucena, Ana Maria S.; Saraiva, Emerson S. Silva & Almeida, Luís Sérgio C. (2016). A Dialógica como Princípio Metodológico Transdisciplinar na Pesquisa em Educação. Millenium, 50 (jan/jun). Pp. 179-196
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IPV
publisher.none.fl_str_mv IPV
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130895313010688