O compromisso social nas obras Anthills of the Savannah, de Chinua Achebe e Yaka, de Pepetela
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/2825 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se analisar comparativamente duas obras de Chinua Achebe e Pepetela que se inserem no paradigma pós-colonial. Pretende-se deste modo observar de que modo os dois escritores utilizam a literatura para esboçar um retrato das suas sociedades e criar uma consciência e identidade que permita aos seus povos reflectirem sobre a sua condição pós-colonial. Pretende-se ainda analisar o modo como Achebe e Pepetela proclamam para o escritor um papel mais activo que o permita relacionar-se directamente com a história recente do seu país. Nas obras analisadas são expostas situações e personagens muito próximas da realidade social de Angola e da Nigéria. Os autores utilizam a língua do colonizador com vista a atingirem autonomia e liberdade. Finalmente, este trabalho propõe-se mostrar de que modo Chinua Achebe e Pepetela evidenciam a literatura na criação de uma consciência colectiva e na construção de uma identidade nacional de um povo ABSTRACT: This dissertation aims to analyze comparatively two works by Chinua Achebe and Pepetela which may be considered post-colonial. It is important to see in which way the two writers make use of literature to describe their societies in order to construct a national identity and to inspire their people to question their own post-colonial condition. Both authors proclaim an active role for the writer. Achebe and Pepetela write their novels in the language of the colonizer in order to acquire autonomy and freedom. Finally this dissertation aims to analyze how both authors value the role of literature in the creation of a collective conscience and the construction of a national identity |
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O compromisso social nas obras Anthills of the Savannah, de Chinua Achebe e Yaka, de PepetelaLiteratura africanaPós-colonialismoO presente trabalho propõe-se analisar comparativamente duas obras de Chinua Achebe e Pepetela que se inserem no paradigma pós-colonial. Pretende-se deste modo observar de que modo os dois escritores utilizam a literatura para esboçar um retrato das suas sociedades e criar uma consciência e identidade que permita aos seus povos reflectirem sobre a sua condição pós-colonial. Pretende-se ainda analisar o modo como Achebe e Pepetela proclamam para o escritor um papel mais activo que o permita relacionar-se directamente com a história recente do seu país. Nas obras analisadas são expostas situações e personagens muito próximas da realidade social de Angola e da Nigéria. Os autores utilizam a língua do colonizador com vista a atingirem autonomia e liberdade. Finalmente, este trabalho propõe-se mostrar de que modo Chinua Achebe e Pepetela evidenciam a literatura na criação de uma consciência colectiva e na construção de uma identidade nacional de um povo ABSTRACT: This dissertation aims to analyze comparatively two works by Chinua Achebe and Pepetela which may be considered post-colonial. It is important to see in which way the two writers make use of literature to describe their societies in order to construct a national identity and to inspire their people to question their own post-colonial condition. Both authors proclaim an active role for the writer. Achebe and Pepetela write their novels in the language of the colonizer in order to acquire autonomy and freedom. Finally this dissertation aims to analyze how both authors value the role of literature in the creation of a collective conscience and the construction of a national identityUniversidade de Aveiro2011-04-19T14:28:38Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2825porSalgueiro, Maria João de Oliveira Trindadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:14Zoai:ria.ua.pt:10773/2825Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:10.095334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho propõe-se analisar comparativamente duas obras de Chinua Achebe e Pepetela que se inserem no paradigma pós-colonial. Pretende-se deste modo observar de que modo os dois escritores utilizam a literatura para esboçar um retrato das suas sociedades e criar uma consciência e identidade que permita aos seus povos reflectirem sobre a sua condição pós-colonial. Pretende-se ainda analisar o modo como Achebe e Pepetela proclamam para o escritor um papel mais activo que o permita relacionar-se directamente com a história recente do seu país. Nas obras analisadas são expostas situações e personagens muito próximas da realidade social de Angola e da Nigéria. Os autores utilizam a língua do colonizador com vista a atingirem autonomia e liberdade. Finalmente, este trabalho propõe-se mostrar de que modo Chinua Achebe e Pepetela evidenciam a literatura na criação de uma consciência colectiva e na construção de uma identidade nacional de um povo ABSTRACT: This dissertation aims to analyze comparatively two works by Chinua Achebe and Pepetela which may be considered post-colonial. It is important to see in which way the two writers make use of literature to describe their societies in order to construct a national identity and to inspire their people to question their own post-colonial condition. Both authors proclaim an active role for the writer. Achebe and Pepetela write their novels in the language of the colonizer in order to acquire autonomy and freedom. Finally this dissertation aims to analyze how both authors value the role of literature in the creation of a collective conscience and the construction of a national identity |
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