Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/30191 |
Resumo: | O envolvimento dos alunos na escola é importante para o seu desempenho académico e facilitador de relacionamentos interpessoais positivos, prevenindo comportamentos disruptivos e o abandono escolar. Interessa, portanto, perceber que fatores se relacionam com esse envolvimento e qual a importância da família. Esta investigação de natureza quantitativa e correlacional tem como objetivo conhecer a relação do apoio parental com o envolvimento escolar dos filhos e identificar quais os comportamentos específicos dos pais que se relacionam significativamente com o envolvimento dos filhos na escola. A amostra foi constituída por 330 alunos do 10 º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária da área de Lisboa. Foram utilizados dois instrumentos: a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D) (dimensão cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa) e escala Student Perception of ParentalSuport (composta por 8 itens acerca dos comportamentos dos pais, perceciona dos pelos filhos, face às questões escolares). Os resultados indicam uma relação moderada positiva entre os totais das duas escalas, bem como uma relação positiva entre o total da escala de perceção dos alunos do suporte parental e todas as dimensões da escala de envolvimento dos alunos na escola. Foram identificados comportamentos parentais que se relacionam com o envolvimento escolar dos alunos: a confiança nos filhos, o elogio dos progressos escolares e o encorajamento, bem como o envolvimento ativo nas questões escolares como ajudar na execução de um trabalho para a escola e saber o que os filhos precisam para estudar. Tais resultados corroboram estudos revistos e permitem conduzir à elaboração de referências de intervenção psico-educacional junto de alunos e seus pais. |
id |
RCAP_fbaf6d94bc456ce34eea3b71a2424ed6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/30191 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parentalStudent engagement in school and their perception of parental supportEnvolvimento dos alunos na escolaApoio parentalO envolvimento dos alunos na escola é importante para o seu desempenho académico e facilitador de relacionamentos interpessoais positivos, prevenindo comportamentos disruptivos e o abandono escolar. Interessa, portanto, perceber que fatores se relacionam com esse envolvimento e qual a importância da família. Esta investigação de natureza quantitativa e correlacional tem como objetivo conhecer a relação do apoio parental com o envolvimento escolar dos filhos e identificar quais os comportamentos específicos dos pais que se relacionam significativamente com o envolvimento dos filhos na escola. A amostra foi constituída por 330 alunos do 10 º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária da área de Lisboa. Foram utilizados dois instrumentos: a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D) (dimensão cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa) e escala Student Perception of ParentalSuport (composta por 8 itens acerca dos comportamentos dos pais, perceciona dos pelos filhos, face às questões escolares). Os resultados indicam uma relação moderada positiva entre os totais das duas escalas, bem como uma relação positiva entre o total da escala de perceção dos alunos do suporte parental e todas as dimensões da escala de envolvimento dos alunos na escola. Foram identificados comportamentos parentais que se relacionam com o envolvimento escolar dos alunos: a confiança nos filhos, o elogio dos progressos escolares e o encorajamento, bem como o envolvimento ativo nas questões escolares como ajudar na execução de um trabalho para a escola e saber o que os filhos precisam para estudar. Tais resultados corroboram estudos revistos e permitem conduzir à elaboração de referências de intervenção psico-educacional junto de alunos e seus pais.Student engagement in school is a crucial factor as it affects their academic performance, enables positive interpersonal relationships, prevents disruptive behavior and reduces school dropout rates. It is thus important to understand which factors are involved in engagement, as well as the family’s importance. This quantitative and correlational research aims to establish a link between parental support and students’ engagement in school, as well as identify which specific parental behaviors is significantly related to their children’s engagement in school. The sample consisted of 330students in the 10th year of schooling, from a secondary school in Lisbon area. Two questionnaires were used: the Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D)(Student Engagement In School Scale - cognitive, affective, behavioral and agency dimensions) and the Student Perception of Parental Support Scale (which consists of eight items on parental behaviors, as perceived by their children, in what regards school matters). The results point to a moderate positive relationship between the total sums of the two questionnaires, as well as a positive relationship between the total sum of the student perception of parental support scale and all the dimensions of the student engagement in school scale. The following parental behaviors that are related to pupils' engagement in school were identified: trust in their children; praise on achievements in school and encouragement; as well as active involvement in school matters, such as helping with homework and being aware of what children need to study. These results corroborate revised studies and will allow for the development of psychoeducational intervention guidelines amongst students and their parents.Universidad de la CoruñaRepositório da Universidade de LisboaSilva, CláudiaVeiga, Feliciano HenriquesSilva Pinto, ÉliaRibas, Ana2017-12-22T11:53:39Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30191porSilva, C., Veiga, F. H., Pinto, É., & Ribas, A. (2017). Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(05), 28-32. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.21892386-7418 (online)https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2189info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:38:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:38:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental Student engagement in school and their perception of parental support |
title |
Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental |
spellingShingle |
Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental Silva, Cláudia Envolvimento dos alunos na escola Apoio parental |
title_short |
Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental |
title_full |
Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental |
title_fullStr |
Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental |
title_sort |
Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental |
author |
Silva, Cláudia |
author_facet |
Silva, Cláudia Veiga, Feliciano Henriques Silva Pinto, Élia Ribas, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Veiga, Feliciano Henriques Silva Pinto, Élia Ribas, Ana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cláudia Veiga, Feliciano Henriques Silva Pinto, Élia Ribas, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos na escola Apoio parental |
topic |
Envolvimento dos alunos na escola Apoio parental |
description |
O envolvimento dos alunos na escola é importante para o seu desempenho académico e facilitador de relacionamentos interpessoais positivos, prevenindo comportamentos disruptivos e o abandono escolar. Interessa, portanto, perceber que fatores se relacionam com esse envolvimento e qual a importância da família. Esta investigação de natureza quantitativa e correlacional tem como objetivo conhecer a relação do apoio parental com o envolvimento escolar dos filhos e identificar quais os comportamentos específicos dos pais que se relacionam significativamente com o envolvimento dos filhos na escola. A amostra foi constituída por 330 alunos do 10 º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária da área de Lisboa. Foram utilizados dois instrumentos: a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D) (dimensão cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa) e escala Student Perception of ParentalSuport (composta por 8 itens acerca dos comportamentos dos pais, perceciona dos pelos filhos, face às questões escolares). Os resultados indicam uma relação moderada positiva entre os totais das duas escalas, bem como uma relação positiva entre o total da escala de perceção dos alunos do suporte parental e todas as dimensões da escala de envolvimento dos alunos na escola. Foram identificados comportamentos parentais que se relacionam com o envolvimento escolar dos alunos: a confiança nos filhos, o elogio dos progressos escolares e o encorajamento, bem como o envolvimento ativo nas questões escolares como ajudar na execução de um trabalho para a escola e saber o que os filhos precisam para estudar. Tais resultados corroboram estudos revistos e permitem conduzir à elaboração de referências de intervenção psico-educacional junto de alunos e seus pais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22T11:53:39Z 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/30191 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/30191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, C., Veiga, F. H., Pinto, É., & Ribas, A. (2017). Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(05), 28-32. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2189 2386-7418 (online) https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2189 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de la Coruña |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad de la Coruña |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817548964983996416 |