Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Veiga, Feliciano Henriques, Silva Pinto, Élia, Ribas, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/30191
Resumo: O envolvimento dos alunos na escola é importante para o seu desempenho académico e facilitador de relacionamentos interpessoais positivos, prevenindo comportamentos disruptivos e o abandono escolar. Interessa, portanto, perceber que fatores se relacionam com esse envolvimento e qual a importância da família. Esta investigação de natureza quantitativa e correlacional tem como objetivo conhecer a relação do apoio parental com o envolvimento escolar dos filhos e identificar quais os comportamentos específicos dos pais que se relacionam significativamente com o envolvimento dos filhos na escola. A amostra foi constituída por 330 alunos do 10 º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária da área de Lisboa. Foram utilizados dois instrumentos: a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D) (dimensão cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa) e escala Student Perception of ParentalSuport (composta por 8 itens acerca dos comportamentos dos pais, perceciona dos pelos filhos, face às questões escolares). Os resultados indicam uma relação moderada positiva entre os totais das duas escalas, bem como uma relação positiva entre o total da escala de perceção dos alunos do suporte parental e todas as dimensões da escala de envolvimento dos alunos na escola. Foram identificados comportamentos parentais que se relacionam com o envolvimento escolar dos alunos: a confiança nos filhos, o elogio dos progressos escolares e o encorajamento, bem como o envolvimento ativo nas questões escolares como ajudar na execução de um trabalho para a escola e saber o que os filhos precisam para estudar. Tais resultados corroboram estudos revistos e permitem conduzir à elaboração de referências de intervenção psico-educacional junto de alunos e seus pais.
id RCAP_fbaf6d94bc456ce34eea3b71a2424ed6
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/30191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parentalStudent engagement in school and their perception of parental supportEnvolvimento dos alunos na escolaApoio parentalO envolvimento dos alunos na escola é importante para o seu desempenho académico e facilitador de relacionamentos interpessoais positivos, prevenindo comportamentos disruptivos e o abandono escolar. Interessa, portanto, perceber que fatores se relacionam com esse envolvimento e qual a importância da família. Esta investigação de natureza quantitativa e correlacional tem como objetivo conhecer a relação do apoio parental com o envolvimento escolar dos filhos e identificar quais os comportamentos específicos dos pais que se relacionam significativamente com o envolvimento dos filhos na escola. A amostra foi constituída por 330 alunos do 10 º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária da área de Lisboa. Foram utilizados dois instrumentos: a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D) (dimensão cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa) e escala Student Perception of ParentalSuport (composta por 8 itens acerca dos comportamentos dos pais, perceciona dos pelos filhos, face às questões escolares). Os resultados indicam uma relação moderada positiva entre os totais das duas escalas, bem como uma relação positiva entre o total da escala de perceção dos alunos do suporte parental e todas as dimensões da escala de envolvimento dos alunos na escola. Foram identificados comportamentos parentais que se relacionam com o envolvimento escolar dos alunos: a confiança nos filhos, o elogio dos progressos escolares e o encorajamento, bem como o envolvimento ativo nas questões escolares como ajudar na execução de um trabalho para a escola e saber o que os filhos precisam para estudar. Tais resultados corroboram estudos revistos e permitem conduzir à elaboração de referências de intervenção psico-educacional junto de alunos e seus pais.Student engagement in school is a crucial factor as it affects their academic performance, enables positive interpersonal relationships, prevents disruptive behavior and reduces school dropout rates. It is thus important to understand which factors are involved in engagement, as well as the family’s importance. This quantitative and correlational research aims to establish a link between parental support and students’ engagement in school, as well as identify which specific parental behaviors is significantly related to their children’s engagement in school. The sample consisted of 330students in the 10th year of schooling, from a secondary school in Lisbon area. Two questionnaires were used: the Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D)(Student Engagement In School Scale - cognitive, affective, behavioral and agency dimensions) and the Student Perception of Parental Support Scale (which consists of eight items on parental behaviors, as perceived by their children, in what regards school matters). The results point to a moderate positive relationship between the total sums of the two questionnaires, as well as a positive relationship between the total sum of the student perception of parental support scale and all the dimensions of the student engagement in school scale. The following parental behaviors that are related to pupils' engagement in school were identified: trust in their children; praise on achievements in school and encouragement; as well as active involvement in school matters, such as helping with homework and being aware of what children need to study. These results corroborate revised studies and will allow for the development of psychoeducational intervention guidelines amongst students and their parents.Universidad de la CoruñaRepositório da Universidade de LisboaSilva, CláudiaVeiga, Feliciano HenriquesSilva Pinto, ÉliaRibas, Ana2017-12-22T11:53:39Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30191porSilva, C., Veiga, F. H., Pinto, É., & Ribas, A. (2017). Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(05), 28-32. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.21892386-7418 (online)https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2189info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T17:38:22Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T17:38:22Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental
Student engagement in school and their perception of parental support
title Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental
spellingShingle Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental
Silva, Cláudia
Envolvimento dos alunos na escola
Apoio parental
title_short Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental
title_full Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental
title_fullStr Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental
title_full_unstemmed Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental
title_sort Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental
author Silva, Cláudia
author_facet Silva, Cláudia
Veiga, Feliciano Henriques
Silva Pinto, Élia
Ribas, Ana
author_role author
author2 Veiga, Feliciano Henriques
Silva Pinto, Élia
Ribas, Ana
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudia
Veiga, Feliciano Henriques
Silva Pinto, Élia
Ribas, Ana
dc.subject.por.fl_str_mv Envolvimento dos alunos na escola
Apoio parental
topic Envolvimento dos alunos na escola
Apoio parental
description O envolvimento dos alunos na escola é importante para o seu desempenho académico e facilitador de relacionamentos interpessoais positivos, prevenindo comportamentos disruptivos e o abandono escolar. Interessa, portanto, perceber que fatores se relacionam com esse envolvimento e qual a importância da família. Esta investigação de natureza quantitativa e correlacional tem como objetivo conhecer a relação do apoio parental com o envolvimento escolar dos filhos e identificar quais os comportamentos específicos dos pais que se relacionam significativamente com o envolvimento dos filhos na escola. A amostra foi constituída por 330 alunos do 10 º ano de escolaridade, de uma Escola Secundária da área de Lisboa. Foram utilizados dois instrumentos: a escala Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE-E4D) (dimensão cognitiva, afetiva, comportamental e agenciativa) e escala Student Perception of ParentalSuport (composta por 8 itens acerca dos comportamentos dos pais, perceciona dos pelos filhos, face às questões escolares). Os resultados indicam uma relação moderada positiva entre os totais das duas escalas, bem como uma relação positiva entre o total da escala de perceção dos alunos do suporte parental e todas as dimensões da escala de envolvimento dos alunos na escola. Foram identificados comportamentos parentais que se relacionam com o envolvimento escolar dos alunos: a confiança nos filhos, o elogio dos progressos escolares e o encorajamento, bem como o envolvimento ativo nas questões escolares como ajudar na execução de um trabalho para a escola e saber o que os filhos precisam para estudar. Tais resultados corroboram estudos revistos e permitem conduzir à elaboração de referências de intervenção psico-educacional junto de alunos e seus pais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22T11:53:39Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/30191
url http://hdl.handle.net/10451/30191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, C., Veiga, F. H., Pinto, É., & Ribas, A. (2017). Envolvimento dos alunos na escola e suas perceções acerca do apoio parental. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(05), 28-32. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2189
2386-7418 (online)
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2189
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de la Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de la Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817548964983996416