A relação envolvimento parental – sucesso escolar da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Tânia Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Neves, Ivone
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2815
Resumo: O estudo que se apresenta tem como finalidade entender a relação entre a aprendizagem cooperativa e a cidadania da criança numa escola que se pretende cada vez mais inclusiva. O mesmo resulta de uma investigação no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico que decorreu de setembro de 2017 a junho de 2019 em duas instituições educativas: um jardim de infância e uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB), situados na zona do Porto. O modo como as crianças interagem com o outro, exercem a sua cidadania, e são ou não, capazes de trabalhar cooperativamente são problemáticas centrais nesta pesquisa. Entendemos que a aprendizagem cooperativa traz muitos benefícios às crianças e deve ser experienciada desde muito cedo. Numa escola que se deseja cada vez mais inclusiva compete ao educador de infância ou professor proporcionar situações em que as crianças desenvolvam competências pessoais e sociais, aprendam a cooperar com os outros, sabendo aceitar as diferenças e a diversidade dos seus pares. Desta forma, as crianças estarão a desenvolver a sua cidadania e a contribuir para uma escola mais inclusiva. Este estudo empírico foi desenvolvido com vista os seguintes objetivos: identificar as vantagens do trabalho cooperativo para uma escola inclusiva e percecionar de que forma o trabalho cooperativo contribui para o exercício da cidadania das crianças. Recorremos à investigação-ação e mobilizamos as seguintes técnicas e instrumentos de recolha de dados: registos de observação e de atividades significativas; grelhas de avaliação das crianças; entrevista semiestruturada e a avaliação de projeto lúdicos. Os sujeitos em estudo foram um grupo de crianças com 3/4/5 anos de um Jardim de infância e uma turma do 1º CEB. Os dados já recolhidos, revelam um impacto muito positivo da aprendizagem cooperativa no desenvolvimento de várias competências das crianças, tanto a nível da formação pessoal como social, designadamente, evidenciam uma maior motivação, entusiasmo, empenho e entreajuda nos momentos de trabalho cooperativo, bem como, demonstram a aquisição de skills sociais (poder argumentativo/espírito critico) e skills de cooperação (aceitação da opinião do outro, saber ouvir e partilhar).
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