A influência das práticas educativas parentais nas estratégias de COPING e de regulação emocional de crianças dos 6 aos 10 anos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11328/638 |
Resumo: | As práticas educativas parentais têm sido alvo de diversos estudos e são consideradas como importantes preditores do desenvolvimento das crianças. O presente estudo tem como principal objetivo compreender e analisar a influência das práticas educativas parentais nas estratégias de coping e regulação emocional das crianças com idades compreendidas entre os 6-10 anos. A amostra envolveu 30 crianças do sexo masculino, relativamente às quais foram recolhidas informações sociodemográficas, através de um questionário construído para o efeito, informações sobre as práticas educativas parentais recorrendo ao Egma Minnem Bestraffend Upposfostran (EMBU)-C e, sobre as estratégias de coping e a regulação emocional, avaliadas através do Questionário de Estratégias de Coping e de Regulação Emocional. Os resultados obtidos revelaram que as práticas educativas parentais exercem influência nas estratégias de coping e na regulação emocional das crianças. Assim sendo, podemos concluir que o suporte emocional da mãe e do pai favorece utilização de estratégias de coping focalizadas na aceitação. Adicionalmente, o suporte emocional dos progenitores induz as crianças a utilizarem estratégias de coping e de regulação emocional baseadas no pensamento positivo/reavaliação positiva. Por outro lado, a tentativa de controlo da mãe permite predizer uma maior faceta de catastrofização por parte das crianças, sendo que a tentativa de controlo do pai induz as crianças a utilizarem estratégias de coping e de regulação emocional associadas à supressão emocional/expressão emocional e à reavaliação positiva/pensamento positivo. O suporte emocional do pai favorece a utilização de estratégias de coping e de regulação emocional relativas à culpabilização. The parental educational practices have been the subject of several studies and are considered as important predictors of children's development. The present study has as main objective to understand and analyze the influence of parental educational practices in emotional adjustment and coping strategies of children aged 6-10 years. The sample involved 30 male children, for which demographic information was collected through a questionnaire built for this purpose, information about the parental educational practices using the Egma Minnem Bestraffend Upposfostran (EMBU)-C and on the strategies of coping and emotional adjustment, evaluated through Coping strategies questionnaire and Emotional adjustment. The results obtained revealed that the parental educational practices exert influence on coping strategies and emotional adjustment of children. Therefore, we can conclude that the emotional support of the mother and the father favoring use of coping strategies focused on acceptance. Additionally, the emotional support of parents induces children to use coping strategies and emotional adjustment based on positive thinking/positive revaluation. On the other hand, the attempt to control the mother allows you to predict a major facet of catastrophie on the part of children, the parent control attempt induces children to use coping strategies and emotional adjustment associated with the emotional expression and emotional suppression/positive/positive thinking to be reevaluated. The emotional support of the parent encourages the use of coping strategies and emotional adjustment relating to scapegoating. |
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