Projeto ReCriARTe : envolvimento, participação e gestão de processos criativos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/26703 |
Resumo: | Trabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
id |
RCAP_fbbbc0905a94dd5d2bc3d562ab72b185 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/26703 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projeto ReCriARTe : envolvimento, participação e gestão de processos criativosArteEducaçãoEducação pela arteTrabalhos de projeto de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoTrabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016A Arte é uma forma e força de expressão de liberdade. Uma expressão universal, respeitando a diferença e individualidade de cada um. Somos todos diferentes. A Arte incita ao conhecimento profundo enquanto ser individual, social ou cultural, podendo ter uma dimensão vocacional e profissional. A Educação pela Arte surge como caminho educativo alternativo para uma sociedade que está em constantes transformações, em que a arte consegue despoletar o sentido visionário dentro de nós presente, apoiando a adaptação de cada um, a diferentes saberes - ser, estar e fazer. Cria-se um caos interior que passa para o exterior quando exorcizado, a arte emancipa a ordem do caos de cada um. A arte faz-nos sentir. Em tudo o que fazemos colocaremos uma ou várias emoções. A arte dá forma ao movimento e ao pensamento. Através de mediações arteducacionais (Santos, S. A. 2008) desperta e trabalha-se numa (in)consciência que contribui para o processo intra-educativo (evolução do eu) que a posteriori se irá denotar no processo inter-educativo (eu com os outros, em comunidade/sociedade). O presente projeto nasce de um grupos de amigos da Póvoa de Santa Iria, que se juntam, sensivelmente há seis anos, para conviver, experienciar, dialogar e partilhar ideias, objetivos e sonhos. O projeto/grupo ReCriARTe pretende criar, recriar e inovar realidades educativas com atividades arteducacionais que promovam, o desenvolvimento individual e comunitário, dinamizando a Quinta Municipal da Piedade e a Póvoa de Santa Iria, a nível social e cultural. As atividades arteducacionais relacionam-se com as artes presentes no grupo (ReCriARTe) constituído por 30 membros, que são, no seu conjunto: Teatro (que integra elementos do Grupo Independente de Teatro Experimental da Póvoa de Santa Iria - GITEP); a Expressão Corporal e o Desporto (Dança, Yoga, Ginástica Acrobática, Kickboxing e Futebol); a Música (Criação, Composição e Produção Musical, Rap, HipHop); a Arte Urbana (Graffitti); as Artes Plásticas (Pintura, Desenho, Moldagem de Cerâmica); as Artes Visuais (Fotografia, Produção e Edição de Vídeo) e por fim, a Literatura (Poesia e Escrita Criativa). Os jovens de hoje carecem de uma motivação diferente para a participação cívica e democrática na sociedade. A arte surge como ferramenta de mediação educacional, neste projeto, para o despertar da consciência (consciencialização) para diferentes realidades e saberes. Tendo em conta a mensagem e o tipo de intervenção que queremos, nasce a ideia, de entre nós, fazer-se algo de afirmação e consolidação do grupo, e assim emergiu a ideia de realizar um documentário – “A arte mora cá dentro” - com os jovens participantes no projeto ReCriARTe. A realização do documentário é também uma forma de mediação pela arte, onde os jovens falam de si e expressam as suas ideias sobre a relação entre arte e educação. Deste modo constitui uma peça importante do projeto em construção, favorecendo o diálogo e a clarificação do que entendem poder ser o seu papel. Por outro lado, o documentário surge também como um produto do projeto e um recurso para a sua divulgação junto da comunidade que procura servir.Art is a form of expression and strength of freedom. A universal expression, respecting the difference and individuality of each. We are all different. The Art incites deep knowledge while being individual, social or cultural, and can have a vocational and professional dimension. Education through Art emerges as alternative educational path for a society that is in constant transformation, in which art can trigger the visionary sense within us present, supporting the adaptation of each of the different knowledge - be, be and do. It creates an inner chaos that goes to the outside when exorcised, art emancipates the order of the chaos of each. Art makes us feel. In everything we do we will post one or more emotions. The Art Shapes movement and thought. Through arteducationals mediations (Santos, S.A. 2008) awakens and works in (un) consciousness that contributes to the intra-educational process (evolution of self) that after whether to denote the inter-educational process (self with others, community / society). This project is born from a group of friends of Póvoa de Santa Iria, who join, roughly six years ago, to live, to experience, discuss and share ideas, goals and dreams. The project/ group ReCriARTe wants to create, recreate and innovate educational realities arteducationals activities that promote the individual and community development, stimulating the Quinta Municipal da Piedade and Póvoa de Santa Iria, social and cultural level. The arteducacionals activities relate to the present arts in the group (ReCriARTe) consisting of 30 members, who are, as a whole: Theater (which includes elements of the Experimental Theater Independent Group of Póvoa de Santa Iria - GITEP); the Corporal Expression and Sport (Dance, Yoga, Acrobatic gymnastics, Kickboxing and Soccer); Music (Creation, Composition and Music Production, Rap, HipHop); Urban Art (Graffiti); Plastic Arts (Painting, Drawing, Ceramics Molding); Visual Arts (Photography, Production and Video Editing) and finally, Literature (Poetry and Creative Writing). Young people today need a different motivation for the civic and democratic participation in society. The art appears as educational mediation tool in this project, for the awakening of consciousness (awareness) to different realities and knowledge. Having regard to the message and the type of intervention we want, we are born the idea of us, to make something of affirmation and group consolidation, and so emerged the idea to make a documentary - "Art lives inside me" - with the young participants in ReCriARTe project. The making of the documentary is also a form of mediation by art, where young people talk about themselves and express their ideas about the relationship between art and education. Thus it is an important part of the project under construction, favoring dialogue and clarification of what can be understand their role. On the other hand, the documentary also comes as a design product and a resource for their dissemination to the community that seeks to serve.Caetano, Ana Paula, 1962-Repositório da Universidade de LisboaGomes, Daniela Cunha2017-03-02T12:05:34Z20162016-10-132016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26703TID:201912562porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:17:01Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:17.257190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto ReCriARTe : envolvimento, participação e gestão de processos criativos |
title |
Projeto ReCriARTe : envolvimento, participação e gestão de processos criativos |
spellingShingle |
Projeto ReCriARTe : envolvimento, participação e gestão de processos criativos Gomes, Daniela Cunha Arte Educação Educação pela arte Trabalhos de projeto de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Projeto ReCriARTe : envolvimento, participação e gestão de processos criativos |
title_full |
Projeto ReCriARTe : envolvimento, participação e gestão de processos criativos |
title_fullStr |
Projeto ReCriARTe : envolvimento, participação e gestão de processos criativos |
title_full_unstemmed |
Projeto ReCriARTe : envolvimento, participação e gestão de processos criativos |
title_sort |
Projeto ReCriARTe : envolvimento, participação e gestão de processos criativos |
author |
Gomes, Daniela Cunha |
author_facet |
Gomes, Daniela Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caetano, Ana Paula, 1962- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Daniela Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Educação Educação pela arte Trabalhos de projeto de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Arte Educação Educação pela arte Trabalhos de projeto de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Trabalho de projeto de mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-10-13 2016-01-01T00:00:00Z 2017-03-02T12:05:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/26703 TID:201912562 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/26703 |
identifier_str_mv |
TID:201912562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134349906411520 |