Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da Portela
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12727 |
Resumo: | O presente documento pretende explicitar todos os processos das quatro áreas do estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária da Portela. Sendo elas a Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. A Lecionação, foi realizada na turma do 10.ºA do Curso de Ciências e Tecnologias, constituída maioritariamente por raparigas, tendo estas, demonstrado dificuldades nos Jogos Desportivos Coletivos, tornando a constituição dos grupos um desafio constante ao longo deste processo. A constituição dos grupos, foi extremamente importante e relevante no desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades das alunas, pois sempre que possível, os grupos das aulas eram constituídos de forma heterogénea para que existisse uma evolução progressiva e contínua do desempenho das raparigas. A presença de uma aluna com Necessidades Educativas Especiais, exigiu adaptações curriculares, de modo que esta pudesse trabalhar para alcançar uma nota ajustada e adequada às suas capacidades, mas também para se sentir igualmente segura de si e integrada na turma. Sendo a Aptidão Física parte integrante da Educação Física, o núcleo de estágio optou por elaborar um esquema de exercícios caraterizados por três níveis de dificuldade crescente (representados por cores). Esta opção, foi implementada nas aulas, maioritariamente, em área de trabalho, e em outras ocasiões na transição entre elas. Na área da Direção de Turma, o projeto “Saídas Profissionais” surgiu do interesse que os alunos demonstraram pelo seu futuro académico. O projeto teve como objetivo a reflecção sobre questões futuras relacionadas com opções académicas. A informação reunida culminou na criação de uma base de dados para consulta dos alunos. No Desporto Escolar, a minha intervenção recaiu sobre a introdução das Danças Internacionais. Este tipo de danças contribuiu, para a um aquecimento mais direcionado para o grupo e, para que o núcleo pudesse elevar os seus conhecimentos. Por último, o Seminário relacionou-se com a matéria de Dança, pois foi possível detetar que esta não estava de acordo com as Aprendizagens Essenciais. Assim, foi necessária uma revisão do Projeto Curricular de Educação Física, bem como uma maior análise das Aprendizagens Essenciais. |
id |
RCAP_fbbff00f6bf8eb1932cb9e251b8d6b9a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12727 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da PortelaMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOEDUCAÇÃO FÍSICADOCÊNCIADIRETORES DE TURMADESPORTO ESCOLARDANÇAPHYSICAL EDUCATIONTEACHINGFORM TEACHERSSCHOOL SPORTSDANCEO presente documento pretende explicitar todos os processos das quatro áreas do estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária da Portela. Sendo elas a Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. A Lecionação, foi realizada na turma do 10.ºA do Curso de Ciências e Tecnologias, constituída maioritariamente por raparigas, tendo estas, demonstrado dificuldades nos Jogos Desportivos Coletivos, tornando a constituição dos grupos um desafio constante ao longo deste processo. A constituição dos grupos, foi extremamente importante e relevante no desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades das alunas, pois sempre que possível, os grupos das aulas eram constituídos de forma heterogénea para que existisse uma evolução progressiva e contínua do desempenho das raparigas. A presença de uma aluna com Necessidades Educativas Especiais, exigiu adaptações curriculares, de modo que esta pudesse trabalhar para alcançar uma nota ajustada e adequada às suas capacidades, mas também para se sentir igualmente segura de si e integrada na turma. Sendo a Aptidão Física parte integrante da Educação Física, o núcleo de estágio optou por elaborar um esquema de exercícios caraterizados por três níveis de dificuldade crescente (representados por cores). Esta opção, foi implementada nas aulas, maioritariamente, em área de trabalho, e em outras ocasiões na transição entre elas. Na área da Direção de Turma, o projeto “Saídas Profissionais” surgiu do interesse que os alunos demonstraram pelo seu futuro académico. O projeto teve como objetivo a reflecção sobre questões futuras relacionadas com opções académicas. A informação reunida culminou na criação de uma base de dados para consulta dos alunos. No Desporto Escolar, a minha intervenção recaiu sobre a introdução das Danças Internacionais. Este tipo de danças contribuiu, para a um aquecimento mais direcionado para o grupo e, para que o núcleo pudesse elevar os seus conhecimentos. Por último, o Seminário relacionou-se com a matéria de Dança, pois foi possível detetar que esta não estava de acordo com as Aprendizagens Essenciais. Assim, foi necessária uma revisão do Projeto Curricular de Educação Física, bem como uma maior análise das Aprendizagens Essenciais.This document intends to explain all the processes of the four areas of the pedagogical internship, carried out at Escola Secundária da Portela. These are Teaching, Class Management, School Sports and Seminary. The Teaching was carried out in the 10th grade class A of Science and Technology Course, mostly frequented by girls, who had difficulties in Collective Sports Games, making the constitution of groups a constant challenge throughout this process. The constitution of the groups was extremely important and relevant in the development and improvement of the students' resources, because whenever possible, the groups in the classes were constituted in a heterogeneous way so that there was a progressive and continuous evolution of the girls' performance. The presence of a student with Special Educational Needs required curricular adaptations, so that she could work to achieve a grade adjusted and adequate to her needs, but also to feel equally confident of herself and integrated into the class. As Physical Aptitude is an integral part of Physical Education, the internship nucleus chose to elaborate a scheme of exercises characterized by three levels of increasing difficulty (represented by colours). This option was implemented in classes, mostly in the desktop, and at other times in the transition between them. In the area of Class Management, the project “Professional Exits” emerged from the interest that students showed for their academic future. The project aimed to reflect on future issues related to academic options. The information gathered culminated in the creation of a database for students to consult. In School Sports, my intervention focused on the introduction of International Dances. This type of dance contributed to a more directed warm-up for the group and for the nucleus to increase its knowledge. Finally, the Seminar was related to the subject of Dance, as it was possible to detect that this was not in accordance with the Essential Learnings. Thus, a review of the Physical Education Curriculum Project was necessary, as well as a greater analysis of Essential Learning.2022-02-23T11:29:35Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12727TID:202918980porSimões, Catarina Alexandra Gonçalves Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:08Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12727Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:34.138540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da Portela |
title |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da Portela |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da Portela Simões, Catarina Alexandra Gonçalves Pereira MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA DOCÊNCIA DIRETORES DE TURMA DESPORTO ESCOLAR DANÇA PHYSICAL EDUCATION TEACHING FORM TEACHERS SCHOOL SPORTS DANCE |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da Portela |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da Portela |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da Portela |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da Portela |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da Portela |
author |
Simões, Catarina Alexandra Gonçalves Pereira |
author_facet |
Simões, Catarina Alexandra Gonçalves Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simões, Catarina Alexandra Gonçalves Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA DOCÊNCIA DIRETORES DE TURMA DESPORTO ESCOLAR DANÇA PHYSICAL EDUCATION TEACHING FORM TEACHERS SCHOOL SPORTS DANCE |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO EDUCAÇÃO FÍSICA DOCÊNCIA DIRETORES DE TURMA DESPORTO ESCOLAR DANÇA PHYSICAL EDUCATION TEACHING FORM TEACHERS SCHOOL SPORTS DANCE |
description |
O presente documento pretende explicitar todos os processos das quatro áreas do estágio pedagógico, realizado na Escola Secundária da Portela. Sendo elas a Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. A Lecionação, foi realizada na turma do 10.ºA do Curso de Ciências e Tecnologias, constituída maioritariamente por raparigas, tendo estas, demonstrado dificuldades nos Jogos Desportivos Coletivos, tornando a constituição dos grupos um desafio constante ao longo deste processo. A constituição dos grupos, foi extremamente importante e relevante no desenvolvimento e aperfeiçoamento das capacidades das alunas, pois sempre que possível, os grupos das aulas eram constituídos de forma heterogénea para que existisse uma evolução progressiva e contínua do desempenho das raparigas. A presença de uma aluna com Necessidades Educativas Especiais, exigiu adaptações curriculares, de modo que esta pudesse trabalhar para alcançar uma nota ajustada e adequada às suas capacidades, mas também para se sentir igualmente segura de si e integrada na turma. Sendo a Aptidão Física parte integrante da Educação Física, o núcleo de estágio optou por elaborar um esquema de exercícios caraterizados por três níveis de dificuldade crescente (representados por cores). Esta opção, foi implementada nas aulas, maioritariamente, em área de trabalho, e em outras ocasiões na transição entre elas. Na área da Direção de Turma, o projeto “Saídas Profissionais” surgiu do interesse que os alunos demonstraram pelo seu futuro académico. O projeto teve como objetivo a reflecção sobre questões futuras relacionadas com opções académicas. A informação reunida culminou na criação de uma base de dados para consulta dos alunos. No Desporto Escolar, a minha intervenção recaiu sobre a introdução das Danças Internacionais. Este tipo de danças contribuiu, para a um aquecimento mais direcionado para o grupo e, para que o núcleo pudesse elevar os seus conhecimentos. Por último, o Seminário relacionou-se com a matéria de Dança, pois foi possível detetar que esta não estava de acordo com as Aprendizagens Essenciais. Assim, foi necessária uma revisão do Projeto Curricular de Educação Física, bem como uma maior análise das Aprendizagens Essenciais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021 2022-02-23T11:29:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/12727 TID:202918980 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/12727 |
identifier_str_mv |
TID:202918980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131242805854208 |