Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/10229 |
Resumo: | Neste relatório refleti os processos e resultados das quatro áreas do estágio pedagógico de Educação Física, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire (lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminário). Na lecionação, do conjunto de responsabilidade de ensino e avaliação que pude assumir, como docente da turma, destaco, além do Professor a Tempo Inteiro, o processo e os efeitos positivos dos pares cooperativos (buddies). Em cada par, o aluno, nas matérias em que tinha mais dificuldade, recebeu apoio do parceiro, com aptidão mais elevada nessas matérias, permitindo melhor aproveitamento das tarefas de aprendizagem. Na direção de turma, analisei a atividade, especialmente no projeto de “horário aberto de apoio de Matemática”, em que, coordenando com o professor de Matemática, recebi os alunos para tratar as suas limitações em matérias específicas e preparar o exame. Isto permitiu elevar o “Academic Learning Time”, qualificado pelo apoio pedagógico focado nas necessidades concretas do aluno, com resultados importantes expressos na avaliação interna e nos exames. No desporto escolar, pude intervir no voleibol, modalidade desportiva a que mais me dediquei na formação e na experiência como treinadora. O núcleo de Voleibol feminino era muito heterogéneo quanto à aptidão específica, quer no que respeita à idade (alunas do 3.ºciclo ao secundário). A maior conquista foi concluir o ano com um grupo mais homogéneo, devido à elevação acentuada das capacidades das alunas menos aptas, em resultado do nosso plano específico de aprendizagem. Por fim, na área de seminário, desenvolvi e expus um projeto de elevação da aptidão física: o horário de apoio a alunas com essa prioridade em Educação Física. Argumento a importância da relação professor-aluno que, também neste domínio, é decisiva para que a jovem sinta apoio contínuo e consiga mudar hábitos, de forma positiva e consistente. Em conclusão, demonstrei que estas alunas apresentaram melhorias significativas, não só em termos de qualidade e intensidade de participação as aulas de EF, e na avaliação através do FitEscola, mas, principalmente na sua autoavaliação. |
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Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Braamcamp FreireMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICADESPORTO ESCOLARDIRETORES DE TURMADOCÊNCIAAPTIDÃO FÍSICASPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL SPORTSFORM TEACHERSTEACHINGPHYSICAL FITNESSNeste relatório refleti os processos e resultados das quatro áreas do estágio pedagógico de Educação Física, realizado na Escola Secundária Braamcamp Freire (lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminário). Na lecionação, do conjunto de responsabilidade de ensino e avaliação que pude assumir, como docente da turma, destaco, além do Professor a Tempo Inteiro, o processo e os efeitos positivos dos pares cooperativos (buddies). Em cada par, o aluno, nas matérias em que tinha mais dificuldade, recebeu apoio do parceiro, com aptidão mais elevada nessas matérias, permitindo melhor aproveitamento das tarefas de aprendizagem. Na direção de turma, analisei a atividade, especialmente no projeto de “horário aberto de apoio de Matemática”, em que, coordenando com o professor de Matemática, recebi os alunos para tratar as suas limitações em matérias específicas e preparar o exame. Isto permitiu elevar o “Academic Learning Time”, qualificado pelo apoio pedagógico focado nas necessidades concretas do aluno, com resultados importantes expressos na avaliação interna e nos exames. No desporto escolar, pude intervir no voleibol, modalidade desportiva a que mais me dediquei na formação e na experiência como treinadora. O núcleo de Voleibol feminino era muito heterogéneo quanto à aptidão específica, quer no que respeita à idade (alunas do 3.ºciclo ao secundário). A maior conquista foi concluir o ano com um grupo mais homogéneo, devido à elevação acentuada das capacidades das alunas menos aptas, em resultado do nosso plano específico de aprendizagem. Por fim, na área de seminário, desenvolvi e expus um projeto de elevação da aptidão física: o horário de apoio a alunas com essa prioridade em Educação Física. Argumento a importância da relação professor-aluno que, também neste domínio, é decisiva para que a jovem sinta apoio contínuo e consiga mudar hábitos, de forma positiva e consistente. Em conclusão, demonstrei que estas alunas apresentaram melhorias significativas, não só em termos de qualidade e intensidade de participação as aulas de EF, e na avaliação através do FitEscola, mas, principalmente na sua autoavaliação.In this report I reflected about the processes and results of four areas of the pedagogical internship of Physical Education, held at Escola Secundária Braamcamp Freire (teaching, class management, school sports and seminar). In teaching, from the set of teaching and assessment responsibilities that I was able to assume, as a teacher, I highlight, in addition to the Full-Time Teacher, the process and positive effects of cooperative peers (buddies). In each pair of students, the one with higher fitness in the subjects helped the student with more difficult, allowing a better use of the learning tasks. In class management, I analyze my activity, especially in the project of “Mathematics support open hours”, where, coordinating with the mathematics teacher, I received the students to work on their limitations in specifc subjects and to prepare for the exam. This allowed to elevate the “Academic Learning Time”, qualified by pedagogical support focused on the student's specific needs, with important results expressed in the internal evaluation and exams. In school sports, I was able to step in volleyball, sport modality to which I devoted myself to training and experience as a coach. The core of women's volleyball was very heterogeneous in terms of specific fitness, and in terms of age (students from the 8th grade to the last one in school). The biggest accomplishment was ending the school year with a more homogeneous group, due to the increasement in the capacities of less able students, as a result of our specific learning plan. Lastly, in the area of the seminar, I developed and exhibited a project to increase physical fitness: a schedule to support the female students with this priority in Physical Education. I argue the importance of the teacher-student relationship which is, also in this area, decisive for the young woman to feel continuous support and manage to change her habits, in a positive and consistent way. In conclusion, I demonstrated that these students showed significant improvements, not only in terms of quality and intensity of participation in the PE classes, and in the evaluation through FitEscola, but, mostly in their own evaluation.2020-06-04T19:47:22Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/10229TID:202461033porDias, Maria De Gamboa Peixoto Escudeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:19Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/10229Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:20.969817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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