Educação no Campo e as Classes Multisseriadas – Um Enfoque no Currículo Multicultural 3
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8669 |
Resumo: | A Educação no campo vive um estágio de precariedade no Brasil. E neste cenário, as classes multisseriadas são implantadas de forma a improvisar um sistema que deveria ter investimentos não apenas de infra-estrutura, bem como de qualificação docente e formação crítica no currículo destes profissionais. Neste processo, o currículo multicultural surge como uma alternativa de enriquecimento e embasamento para inserção da diversidade cultural no ambiente escolar, o que acaba por promover a inclusão no ambiente escolar e social. Assim sendo, o presente artigo tem como objetivo não apenas explanar sobre a realidade da educação no campo e a implantação das classes multisseriadas, como principalmente argumentar sobre a importância e influência do currículo multicultural no contexto escolar. Para tanto, em termos metodológicos, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória acerca do tema, tendo como base a análise qualitativa, sob cunho interpretativo das informações. Por fim, pudemos considerar a relação do currículo multicultural como uma ferramenta de extrema influência na formação de uma sociedade mais integrada, a partir de suas funções no discurso crítico e centrada na discussão de novas ideias consubstanciadas na realidade de cada comunidade do campo. |
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Educação no Campo e as Classes Multisseriadas – Um Enfoque no Currículo Multicultural 3EDUCAÇÃOEDUCAÇÃO RURALESCOLASCURRÍCULOS ESCOLARESEDUCATIONRURAL EDUCATIONSCHOOLSSCHOOL CURRICULAA Educação no campo vive um estágio de precariedade no Brasil. E neste cenário, as classes multisseriadas são implantadas de forma a improvisar um sistema que deveria ter investimentos não apenas de infra-estrutura, bem como de qualificação docente e formação crítica no currículo destes profissionais. Neste processo, o currículo multicultural surge como uma alternativa de enriquecimento e embasamento para inserção da diversidade cultural no ambiente escolar, o que acaba por promover a inclusão no ambiente escolar e social. Assim sendo, o presente artigo tem como objetivo não apenas explanar sobre a realidade da educação no campo e a implantação das classes multisseriadas, como principalmente argumentar sobre a importância e influência do currículo multicultural no contexto escolar. Para tanto, em termos metodológicos, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica e exploratória acerca do tema, tendo como base a análise qualitativa, sob cunho interpretativo das informações. Por fim, pudemos considerar a relação do currículo multicultural como uma ferramenta de extrema influência na formação de uma sociedade mais integrada, a partir de suas funções no discurso crítico e centrada na discussão de novas ideias consubstanciadas na realidade de cada comunidade do campo.Education in the field is in a precarious stage in Brazil. And in this scenario, the multigrade classes are deployed in order to improvise a system that not only should have investments in infrastructure, as well as teacher qualification and training in the curriculum of professional criticism. In this case, the multicultural curriculum emerges as an alternative basis for integration and enrichment of cultural diversity in the school environment, which ultimately promote the inclusion in school and social environment. Therefore, this artic le aims to explain not only about the reality of education in the field and the implementation of multigrade classes, but mainly to discuss the importance and influence of the multicultural curriculum at the school. To do so, in terms of methodology, we used a literature search and exploratory on the subject, based on qualitative analysis, in interpretative nature of information. Finally, we consider the relationship of multicultural curriculum as a tool of extreme influence in the formation of a more integrated society, from their functions in critical discourse and focused discussions on new ideas embodied in the reality of every community in the field.Edições Universitárias Lusófonas2018-03-26T21:19:54Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8669por2183-2102Andrade, Wellingta Magnolia Lacerda Leite deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:19Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:21.016909Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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