O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13124 |
Resumo: | O crescimento da publicidade online mostrou-se uma mais valia para a indústria publicitária, bem como para as marcas e empresas. Os diversos avanços tecnológicos potenciaram novas formas de fazer publicidade online e de atingir vastos públicos. Apesar de todos os benefícios apresentados pela publicidade online, existe um lado menos positivo e bastante impactante. A visão dos utilizadores e a relação que estes têm com a publicidade online. Existem diversos fatores que potenciam uma relação e visão negativa por parte dos utilizadores que são de relevância e devem ser discutidos. Pois, estes trazem consequências para o ecossistema publicitário e a sua eficácia online. A visão da publicidade como intrusiva impacta fortemente a relação dos utilizadores com a publicidade online e tem consequências visíveis na sua interação com a mesma. Como é o caso da evasão publicitária, que pode passar por simplesmente ignorar mensagens publicitárias para o uso de ad blockers, que as eliminam e bloqueiam dos websites e aplicações que os utilizadores visitam. Este trabalho tem como objetivo compreender se e de que forma a publicidade intrusiva influência a perceção dos utilizadores da comunicação publicitária e se resulta no consequente uso de ad blockers. De forma a cumprir e atingir este objetivo, foi aplicado um questionário aos utilizadores portugueses de forma a compreender a sua visão da publicidade online, bem como o possível impacto da publicidade intrusiva no uso de ad blockers. Este trabalho permitiu compreender a forma como os utilizadores veem a publicidade online e a relação que têm com esta, de forma a melhorar futuramente a comunicação de mensagens publicitárias com os utilizadores portugueses no futuro. |
id |
RCAP_fbd8b156d001c5a5bf2669383c009eaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13124 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em PortugalAd BlockersEvasão PublicitáriaPersonalizaçãoPrivacidade OnlinePublicidade IntrusivaPublicidade OnlineDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações PúblicasO crescimento da publicidade online mostrou-se uma mais valia para a indústria publicitária, bem como para as marcas e empresas. Os diversos avanços tecnológicos potenciaram novas formas de fazer publicidade online e de atingir vastos públicos. Apesar de todos os benefícios apresentados pela publicidade online, existe um lado menos positivo e bastante impactante. A visão dos utilizadores e a relação que estes têm com a publicidade online. Existem diversos fatores que potenciam uma relação e visão negativa por parte dos utilizadores que são de relevância e devem ser discutidos. Pois, estes trazem consequências para o ecossistema publicitário e a sua eficácia online. A visão da publicidade como intrusiva impacta fortemente a relação dos utilizadores com a publicidade online e tem consequências visíveis na sua interação com a mesma. Como é o caso da evasão publicitária, que pode passar por simplesmente ignorar mensagens publicitárias para o uso de ad blockers, que as eliminam e bloqueiam dos websites e aplicações que os utilizadores visitam. Este trabalho tem como objetivo compreender se e de que forma a publicidade intrusiva influência a perceção dos utilizadores da comunicação publicitária e se resulta no consequente uso de ad blockers. De forma a cumprir e atingir este objetivo, foi aplicado um questionário aos utilizadores portugueses de forma a compreender a sua visão da publicidade online, bem como o possível impacto da publicidade intrusiva no uso de ad blockers. Este trabalho permitiu compreender a forma como os utilizadores veem a publicidade online e a relação que têm com esta, de forma a melhorar futuramente a comunicação de mensagens publicitárias com os utilizadores portugueses no futuro.The growth of online advertising has proven to be an asset to the advertising industry, as well as to brands and companies. The various technological advances enabled several new ways to advertise online and reach a wide audience. Despite all the benefits presented by online advertising, there is a less positive and quite impactful side. Users’ opinions and the relationship they have with online advertising. There are several factors that contribute to a negative relationship and users’ opinions that are of relevance and should be discussed. Because these bring consequences to the advertising ecosystem and its effectiveness online. The opinion of advertising as intrusive strongly impacts users' relationship with online advertising, and has visible consequences on their interaction with it. As is the case of advertising evasion, which can go from simply ignoring advertising messages to the use of ad blockers that eliminate and block them from the websites and apps that users visit. This study aims to understand if and how intrusive advertising influences users' perception of advertising communication and if it results in the consequent use of ad blockers. In order to fulfill and achieve this goal, a questionnaire was applied to Portuguese users in order to understand their view of online advertising, as well as the possible impact of intrusive advertising on the use of ad blockers. This work allowed us to understand how users see online advertising and the relationship they have with it, in order to improve the future communication of advertising messages with portuguese users in the future.Figueiredo, Vitor Manuel Pinto deuBibliorumPereira, Diana Rafaela Mota2023-02-20T16:46:55Z2022-11-282022-10-102022-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13124TID:203225120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:34Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13124Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:37.225559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal |
title |
O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal |
spellingShingle |
O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal Pereira, Diana Rafaela Mota Ad Blockers Evasão Publicitária Personalização Privacidade Online Publicidade Intrusiva Publicidade Online Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas |
title_short |
O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal |
title_full |
O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal |
title_fullStr |
O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal |
title_full_unstemmed |
O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal |
title_sort |
O papel da publicidade intrusiva online no uso de ad blockers em Portugal |
author |
Pereira, Diana Rafaela Mota |
author_facet |
Pereira, Diana Rafaela Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Vitor Manuel Pinto de uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Diana Rafaela Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ad Blockers Evasão Publicitária Personalização Privacidade Online Publicidade Intrusiva Publicidade Online Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas |
topic |
Ad Blockers Evasão Publicitária Personalização Privacidade Online Publicidade Intrusiva Publicidade Online Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas |
description |
O crescimento da publicidade online mostrou-se uma mais valia para a indústria publicitária, bem como para as marcas e empresas. Os diversos avanços tecnológicos potenciaram novas formas de fazer publicidade online e de atingir vastos públicos. Apesar de todos os benefícios apresentados pela publicidade online, existe um lado menos positivo e bastante impactante. A visão dos utilizadores e a relação que estes têm com a publicidade online. Existem diversos fatores que potenciam uma relação e visão negativa por parte dos utilizadores que são de relevância e devem ser discutidos. Pois, estes trazem consequências para o ecossistema publicitário e a sua eficácia online. A visão da publicidade como intrusiva impacta fortemente a relação dos utilizadores com a publicidade online e tem consequências visíveis na sua interação com a mesma. Como é o caso da evasão publicitária, que pode passar por simplesmente ignorar mensagens publicitárias para o uso de ad blockers, que as eliminam e bloqueiam dos websites e aplicações que os utilizadores visitam. Este trabalho tem como objetivo compreender se e de que forma a publicidade intrusiva influência a perceção dos utilizadores da comunicação publicitária e se resulta no consequente uso de ad blockers. De forma a cumprir e atingir este objetivo, foi aplicado um questionário aos utilizadores portugueses de forma a compreender a sua visão da publicidade online, bem como o possível impacto da publicidade intrusiva no uso de ad blockers. Este trabalho permitiu compreender a forma como os utilizadores veem a publicidade online e a relação que têm com esta, de forma a melhorar futuramente a comunicação de mensagens publicitárias com os utilizadores portugueses no futuro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-28 2022-10-10 2022-11-28T00:00:00Z 2023-02-20T16:46:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/13124 TID:203225120 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/13124 |
identifier_str_mv |
TID:203225120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136414209671168 |