Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, David Joel Gomes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/6032
Resumo: O processo de iniciação a um instrumento musical requer cuidados redobrados e uma grande flexibilidade teórico-prática por parte dos professores, no intuito de manter os alunos motivados durante toda a aprendizagem. Verificando os problemas associados a esta fase da aprendizagem musical e explorando diferentes métodos e estratégias, o presente projeto de investigação-ação assenta na problemática em relação ao instrumento mais adequado à iniciação do clarinete. Ao longo deste projeto de investigação são apresentados os procedimentos aplicados a um grupo formado por três alunos que se encontravam a iniciar a sua aprendizagem no clarinete, no Conservatório de Música e Artes do Dão. Este grupo esteve, durante o ano letivo 2015/2016, exposto ao saxonette, instrumento alternativo à iniciação do clarinete, em redor do qual se centra esta investigação-ação. Os resultados comparativos entre os dois instrumentos – saxonette e clarinete em si bemol -, bem como a análise das entrevistas e da prática-piloto com os três alunos, permitiram retirar conclusões extremamente positivas em relação à introdução do saxonette como antecâmara no processo alternativo da iniciação à aprendizagem do jovem clarinetista.
id RCAP_fbd9fd83d35fd9fcf28a58ed46c72c6c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6032
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?ClarineteIniciaçãoMotivaçãoMúsicaSaxonetteClarinetInititionMotivationMusicSaxonetteDomínio/Área Científica : HumanidadesO processo de iniciação a um instrumento musical requer cuidados redobrados e uma grande flexibilidade teórico-prática por parte dos professores, no intuito de manter os alunos motivados durante toda a aprendizagem. Verificando os problemas associados a esta fase da aprendizagem musical e explorando diferentes métodos e estratégias, o presente projeto de investigação-ação assenta na problemática em relação ao instrumento mais adequado à iniciação do clarinete. Ao longo deste projeto de investigação são apresentados os procedimentos aplicados a um grupo formado por três alunos que se encontravam a iniciar a sua aprendizagem no clarinete, no Conservatório de Música e Artes do Dão. Este grupo esteve, durante o ano letivo 2015/2016, exposto ao saxonette, instrumento alternativo à iniciação do clarinete, em redor do qual se centra esta investigação-ação. Os resultados comparativos entre os dois instrumentos – saxonette e clarinete em si bemol -, bem como a análise das entrevistas e da prática-piloto com os três alunos, permitiram retirar conclusões extremamente positivas em relação à introdução do saxonette como antecâmara no processo alternativo da iniciação à aprendizagem do jovem clarinetista.Abstract : The processes underpinning the learning of a musical instrument require redoubled care and great theoretical and practical flexibility by teachers, in order to keep the students motivated throughout the learning process. By verifying the problems associated with this phase of musical learning and exploring different methods and strategies, the current project of action research is based on the problematic of the most appropriate instrument for the clarinet’s initiation. Throughout this research project the procedures applied were presented to a group of three students who were beginning their learning in the clarinet at the Conservatory of Music and Arts of Dão. During the academic year of 2015/2016, this group was exposed to saxonette, an alternative instrument to the initiation of the clarinet around which this action research is centered. The comparative results between the two instruments – saxonette and standard clarinet, as well as the analysis of the interviews and the pilot practice with the three students, allowed to draw extremely positive conclusions, regarding the introduction of the saxonette as an alternative to the initiation of the learning process of the young clarinetist.Alves, Carlos Manuel Dinis PiçarraRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoMachado, David Joel Gomes2018-03-11T17:49:57Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/6032TID:201881608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:45:35Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/6032Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:36:44.901965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?
title Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?
spellingShingle Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?
Machado, David Joel Gomes
Clarinete
Iniciação
Motivação
Música
Saxonette
Clarinet
Initition
Motivation
Music
Saxonette
Domínio/Área Científica : Humanidades
title_short Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?
title_full Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?
title_fullStr Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?
title_full_unstemmed Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?
title_sort Saxonette : uma alternativa para a iniciação do clarinete?
author Machado, David Joel Gomes
author_facet Machado, David Joel Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Carlos Manuel Dinis Piçarra
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, David Joel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Clarinete
Iniciação
Motivação
Música
Saxonette
Clarinet
Initition
Motivation
Music
Saxonette
Domínio/Área Científica : Humanidades
topic Clarinete
Iniciação
Motivação
Música
Saxonette
Clarinet
Initition
Motivation
Music
Saxonette
Domínio/Área Científica : Humanidades
description O processo de iniciação a um instrumento musical requer cuidados redobrados e uma grande flexibilidade teórico-prática por parte dos professores, no intuito de manter os alunos motivados durante toda a aprendizagem. Verificando os problemas associados a esta fase da aprendizagem musical e explorando diferentes métodos e estratégias, o presente projeto de investigação-ação assenta na problemática em relação ao instrumento mais adequado à iniciação do clarinete. Ao longo deste projeto de investigação são apresentados os procedimentos aplicados a um grupo formado por três alunos que se encontravam a iniciar a sua aprendizagem no clarinete, no Conservatório de Música e Artes do Dão. Este grupo esteve, durante o ano letivo 2015/2016, exposto ao saxonette, instrumento alternativo à iniciação do clarinete, em redor do qual se centra esta investigação-ação. Os resultados comparativos entre os dois instrumentos – saxonette e clarinete em si bemol -, bem como a análise das entrevistas e da prática-piloto com os três alunos, permitiram retirar conclusões extremamente positivas em relação à introdução do saxonette como antecâmara no processo alternativo da iniciação à aprendizagem do jovem clarinetista.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-11T17:49:57Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/6032
TID:201881608
url http://hdl.handle.net/10400.11/6032
identifier_str_mv TID:201881608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130828419104768