Inclusão no pré-escolar nas escolas públicas na região de Santa Catarina, Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camelo, Aline Cristina Pereira da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63693
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
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spelling Inclusão no pré-escolar nas escolas públicas na região de Santa Catarina, BrasilInclusãoPré escolarAtitudesNecessidades educativas especiaisInclusionPreschoolAttitudesSpecial educational needsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Em um ambiente educacional, a formação de atitudes pode ser influenciada pelas experiências que as crianças tenham com seus colegas com Necessidades Educativas Especiais (NEE). São por meio dessas relações que as crianças se desenvolvem nos primeiros anos de vida, pois todas estão inseridas no pré-escolar e aprendem a desenvolver as suas relações sociais e emocionais com os outros, principalmente com crianças que apresentam alguma NEE. Desta maneira a presente pesquisa tem como finalidade: Identificar as atitudes das crianças com desenvolvimento típico, com 5 anos, em relação a aceitação dos pares com NEE incluídos na rede pública da região de Santa Catarina, Brasil . Tendo como base uma metodologia quantitativa, descritiva e inferencial, a presente pesquisa usa uma amostra de 115 crianças, todas com 5 anos de idade e que frequentam o pré-escolar na cidade de Navegante-SC-Brasil. O instrumento usado foi a “Escala de Atitudes acerca da Inclusão de Crianças com Necessidades Educativas Especiais no pré-escolar” (Rodrigues & Pereira, 2017), adaptada da “Acceptance Scale for Kindergarten” (Favazza & Odom,1996). E com os resultados desta pesquisa foi possível analisar a variável gênero, tipo de NEE, interação em contexto externo à escola e a sensibilidade dos pais. Dos resultados destacam-se: a variável sensibilização dos pais e a variável interação com crianças com NEE em contexto externo à escola. Sendo assim fica evidente que os resultados desta pesquisa poderão contribuir para futuros trabalhos ou até mesmo para reforçar os trabalhos de interação das crianças com DT entre as crianças com NEE dentro do contexto do pré-escolar.In an educational setting, the attitude formation of children can be influenced by the experiences they have with their peers with Special Educational Needs (SEN). It is through these relationships that children develop in the first years of their life, as they are all placed in preschool and learn to develop their social and emotional relationships with others, especially with children who present some SEN. This research therefore has the following objectives: Identifying the attitudes of 5 tear old children with typical development in regards to the acceptance of peers with SEN within the public schools of Santa Catarina, Brasil. 115 children, 5 years of age, studying pre-school in Navegante City in Santa Catarina, Brasil, were the sample group used for this study, using a quantitative, descriptive and inferential methodology. The instrument used was the “Attitude Scale for Inclusion of Children with Special Needs in Preschool” (Rodrigues & Pereira, 2017), adapted from the “Acceptance Scale for Kindergarten” (Favazza & Odom, 1996). The results of this research permitted the analysis of variables within gender, type of SEN, interaction outside the school environment and parent awareness. The results that stood out the most from the data were parent awareness and interaction outside the school environment variables. It is evident that the results of this study may contribute to future research or even to reinforce the interaction effort between children with TD among children with SEN within a preschool context.Pereira, Ana Paula da SilvaUniversidade do MinhoCamelo, Aline Cristina Pereira da Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63693por202353290info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63693Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:31.310502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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