Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negrões, Rita Denise Rodrigues Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/51128
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_faf1f021e0914ce8582d3f73d4c17029
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51128
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolarPré escolarNecessidades educativas especiaisAtitudesInclusãoPreschoolSpecial educational needsAttitudesInclusionCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)A finalidade deste trabalho de investigação é de conhecer e analisar as atitudes de crianças com desenvolvimento típico, com idades compreendidas entre os quatro e os cinco anos, relativamente à aceitação dos seus pares com necessidades educativas especiais (NEE), incluídos na rede pública do pré-escolar no concelho de Braga. A amostra deste estudo é de 373 crianças com idades entre os quatro e cinco anos, em cinco agrupamentos do concelho de Braga. O instrumento de recolha de dados utilizado neste estudo foi a escala “Acceptance Scale for Kindergarten” – ASK-R, adaptada por Favazza e Odom, em 1996, traduzida por Sara Rodrigues e Ana Paula Pereira, Universidade do Minho, 2017. Os dados foram apresentados e analisados quantitativamente. Com este trabalho conclui-se, que: 1) as crianças evidenciaram atitudes positivas e de inclusão para com os pares com NEE; 2) a variável sexo não obteve resultados significativos em nenhuma das dimensões, nem no total da escala, permitindo afirmar que não existe interferência do género nas atitudes de aceitação perante as crianças com NEE; 3) na variável idade, existem diferenças significativas em três dimensões e no total, concluindo-se que no geral as atitudes de aceitação são mais vincadas por parte das crianças de cinco anos, ou seja, são as mais velhas que exibem maior aceitação e atitudes de inclusão pela diferença; 4) quanto à variável presença de alunos com Necessidades Educativas Especiais na turma, podemos concluir que 39,4% das crianças tem presença colegas com NEE na turma, e são estas as crianças que apresentam atitudes de aceitação mais positivas relativamente aos pares com NEE; 5) a escala apresentou um Coeficiente Alpha de Cronbach aceitável de 0,70, o que permitiu evidenciar que a escala é fiável para esta amostra; 6) o total da escala apresentou uma correlação significativa e positiva com duas das dimensões (aspetos afetivos e aspetos relacionais); 7) as atitudes manifestadas pelas crianças podem ser explicadas em 15,3% pelo conjunto das três variáveis (sexo, idade e presença de NEE na sala) o que indica que, 84,7% da variação é explicada por outras variáveis que deterão influência nas atitudes das crianças, como, por exemplo, questões educativas, atitudes dos pais e educadores, e que poderão ser exploradas num estudo futuro. Com este trabalho aumentamos o conhecimento nesta temática, podendo com a sua seminação promover uma mudança de práticas inclusivas no jardim-de-infância.The purpose of this research is to know and analyze the attitudes of children with typical development, aged between four and five years, regarding the acceptance of their peers with special educational needs (SEN), included in the public pre-school network in the scholar grouping of Braga’s county. The sample of this study is 373 children aged between four and five years, in five grouping of the Braga’s county. The data collection instrument used in this study was the Acceptance Scale for Kindergarten (ASK-R) scale, adapted by Favazza and Odom, in 1996, translated by Sara Rodrigues and Ana Paula Pereira, University of Minho, 2017. The data were presented and analyzed quantitatively. With this work, it is concluded that: 1) children showed positive attitudes and inclusion to peers with SEN; 2) the gender variable did not obtain significant results in any of the dimensions, nor in the total of the scale, allowing to affirm that there is no gender interference in the acceptance attitudes toward children with SEN; 3) in the variable age, there are significant differences in three dimensions and in the total, concluding that in general the attitudes of acceptance are more pronounced on the part of the children of five years, that is, are the older ones that exhibit greater acceptance and attitudes of inclusion by difference; 4) regarding the variable presence of students with special educational needs in the classroom, we can conclude that 39.4% of the children have colleagues with SEN in the class, and these are the children who present more positive attitudes of acceptance regarding the pairs with SEN; 5) the scale presented an acceptable Alpha Cronbach’s Coefficient of 0.70, which made it possible to show that the scale is reliable for this sample; 6) the scale total showed a significant and positive correlation with two of the dimensions (affective aspects and relational aspects); 7) the attitudes manifested by the children can be explained in 15.3% by the three variables (gender, age and presence of SEN in the classes), which indicates that 84.7% of the variation is explained by other variables that will have influence in children's attitudes, such as educational issues, attitudes of parents and educators, among others, that can be explored in a future study. With this work we increase the knowledge on this theme, with the possibility of promoting a change of inclusive practices in kindergarten.Martins, Ana Paula LouçãoUniversidade do MinhoNegrões, Rita Denise Rodrigues Pereira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/51128por201850770info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:45.460306Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
title Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
spellingShingle Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
Negrões, Rita Denise Rodrigues Pereira
Pré escolar
Necessidades educativas especiais
Atitudes
Inclusão
Preschool
Special educational needs
Attitudes
Inclusion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
title_full Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
title_fullStr Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
title_full_unstemmed Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
title_sort Atitudes de crianças com desenvolvimento típico perante a inclusão de crianças com necessidades educativas especiais, no seu grupo de pré-escolar
author Negrões, Rita Denise Rodrigues Pereira
author_facet Negrões, Rita Denise Rodrigues Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Ana Paula Loução
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Negrões, Rita Denise Rodrigues Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Pré escolar
Necessidades educativas especiais
Atitudes
Inclusão
Preschool
Special educational needs
Attitudes
Inclusion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pré escolar
Necessidades educativas especiais
Atitudes
Inclusão
Preschool
Special educational needs
Attitudes
Inclusion
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/51128
url http://hdl.handle.net/1822/51128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201850770
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132237471416320