A busca e salvamento marítimo em Portugal no século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Gonçalo Filipe Cristino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42158
Resumo: Portugal é um importante Estado costeiro, sendo responsável por uma vasta área de busca e salvamento marítimo com cerca de 25% da área do Atlântico Norte que é percorrida por centenas de navios e sobrevoada por dezenas de aviões diariamente. Naquele espaço marítimo decorrem importantes atividades económicas, como sejam a pesca, a náutica de recreio, as atividades portuárias e o turismo. Para além da redução da perda de vidas e sofrimento conseguidos através da busca e salvamento, o comprometimento do Estado costeiro com a busca e salvamento pode fomentar diversos benefícios tais como: um ambiente mais seguro para as indústrias marítimas e aeronáuticas, atividades de comércio, náutica de recreio, turismo e desenvolvimento económico, cooperação com os serviços de emergência e proteção civil, imagem positiva do estado em caso de acidente e servir como instrumento de cooperação entre os estados cujas regiões de busca e salvamento são contíguas. A engenharia de sistemas, como multidisciplinar que é torna-se uma excelente ferramenta para conseguir alcançar a excelência de um serviço de busca e salvamento, que Portugal procura para oferecer a quem usufrui do mar. Pois é através da metodologia ARCADIA que se vai conseguir obter melhores resultados na construção de um sistema complexo e com a envergadura que se espera de um sistema que tem que assegurar uma vasta área de responsabilidade como a de Portugal assumida nos tratados internacionais. Com esta metodologia é possível, através das suas etapas, analisar cada um dos aspetos que sejam necessários para a construção dum sistema, desde a perspetiva dos seus utilizadores à parte interessada, que é Portugal, passando e tendo em linha de conta todos os elementos e componentes que são necessários para a sua elaboração, de que que se consiga oferecer a todos que andam em águas portuguesas, um sentimento de confiança e segurança.
id RCAP_fbec31a3205e030ad1794a9765130c95
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/42158
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A busca e salvamento marítimo em Portugal no século XXIContributos para uma abordagem sistémicaEngenharia de SistemasSARSistemaAnáliseMissãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisPortugal é um importante Estado costeiro, sendo responsável por uma vasta área de busca e salvamento marítimo com cerca de 25% da área do Atlântico Norte que é percorrida por centenas de navios e sobrevoada por dezenas de aviões diariamente. Naquele espaço marítimo decorrem importantes atividades económicas, como sejam a pesca, a náutica de recreio, as atividades portuárias e o turismo. Para além da redução da perda de vidas e sofrimento conseguidos através da busca e salvamento, o comprometimento do Estado costeiro com a busca e salvamento pode fomentar diversos benefícios tais como: um ambiente mais seguro para as indústrias marítimas e aeronáuticas, atividades de comércio, náutica de recreio, turismo e desenvolvimento económico, cooperação com os serviços de emergência e proteção civil, imagem positiva do estado em caso de acidente e servir como instrumento de cooperação entre os estados cujas regiões de busca e salvamento são contíguas. A engenharia de sistemas, como multidisciplinar que é torna-se uma excelente ferramenta para conseguir alcançar a excelência de um serviço de busca e salvamento, que Portugal procura para oferecer a quem usufrui do mar. Pois é através da metodologia ARCADIA que se vai conseguir obter melhores resultados na construção de um sistema complexo e com a envergadura que se espera de um sistema que tem que assegurar uma vasta área de responsabilidade como a de Portugal assumida nos tratados internacionais. Com esta metodologia é possível, através das suas etapas, analisar cada um dos aspetos que sejam necessários para a construção dum sistema, desde a perspetiva dos seus utilizadores à parte interessada, que é Portugal, passando e tendo em linha de conta todos os elementos e componentes que são necessários para a sua elaboração, de que que se consiga oferecer a todos que andam em águas portuguesas, um sentimento de confiança e segurança.Portugal is an important coastal state, being responsible for a large maritime search and rescue area with about 25% of the area of north Atlantic that is crossed by hundreds of ships and flown by dozens of planes daily. In that maritime space important economic activities take place, such as fishing, recreational boating, port activities and tourism. In addition to reducing the loss of life and suffering achieved through search and rescue, the coastal State's commitment to search and rescue can foster several benefits such as: a safer environment for the maritime and aeronautical industries, commercial activities, nautical recreation, tourism and economic development, cooperation with emergency services and civil protection, a positive image of the state in the event of an accident and serving as an instrument of cooperation between states whose search and rescue regions are contiguous. Systems engineering, as multidisciplinary becomes an excellent tool to achieve the excellence of a search and rescue service, which Portugal seeks to offer to those who enjoy the sea. It is through the RCADIA methodology that we will be able to achieve better results in the construction of a complex system and with the scale that is expected of a system that must ensure a wide area of responsibility such as that of Portugal assumed in international treaties. With this methodology it is possible, through its steps, to analyze each of the aspects that are necessary for the construction of a system, from the perspective of its users to the interested party, which is Portugal, passing and taking into account all the elements and components that are necessary for its elaboration, that can be offered to all who walk in Portuguese waters, a feeling of confidence and security.Varela, António José DionísioSilveira, Caetano Fernandes AugustaRepositório ComumBranco, Gonçalo Filipe Cristino2022-11-02T12:55:58Z2022-092022-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/42158 203076320porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T04:00:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/42158Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:14.568483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A busca e salvamento marítimo em Portugal no século XXI
Contributos para uma abordagem sistémica
title A busca e salvamento marítimo em Portugal no século XXI
spellingShingle A busca e salvamento marítimo em Portugal no século XXI
Branco, Gonçalo Filipe Cristino
Engenharia de Sistemas
SAR
Sistema
Análise
Missão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short A busca e salvamento marítimo em Portugal no século XXI
title_full A busca e salvamento marítimo em Portugal no século XXI
title_fullStr A busca e salvamento marítimo em Portugal no século XXI
title_full_unstemmed A busca e salvamento marítimo em Portugal no século XXI
title_sort A busca e salvamento marítimo em Portugal no século XXI
author Branco, Gonçalo Filipe Cristino
author_facet Branco, Gonçalo Filipe Cristino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Varela, António José Dionísio
Silveira, Caetano Fernandes Augusta
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Gonçalo Filipe Cristino
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de Sistemas
SAR
Sistema
Análise
Missão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Engenharia de Sistemas
SAR
Sistema
Análise
Missão
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Portugal é um importante Estado costeiro, sendo responsável por uma vasta área de busca e salvamento marítimo com cerca de 25% da área do Atlântico Norte que é percorrida por centenas de navios e sobrevoada por dezenas de aviões diariamente. Naquele espaço marítimo decorrem importantes atividades económicas, como sejam a pesca, a náutica de recreio, as atividades portuárias e o turismo. Para além da redução da perda de vidas e sofrimento conseguidos através da busca e salvamento, o comprometimento do Estado costeiro com a busca e salvamento pode fomentar diversos benefícios tais como: um ambiente mais seguro para as indústrias marítimas e aeronáuticas, atividades de comércio, náutica de recreio, turismo e desenvolvimento económico, cooperação com os serviços de emergência e proteção civil, imagem positiva do estado em caso de acidente e servir como instrumento de cooperação entre os estados cujas regiões de busca e salvamento são contíguas. A engenharia de sistemas, como multidisciplinar que é torna-se uma excelente ferramenta para conseguir alcançar a excelência de um serviço de busca e salvamento, que Portugal procura para oferecer a quem usufrui do mar. Pois é através da metodologia ARCADIA que se vai conseguir obter melhores resultados na construção de um sistema complexo e com a envergadura que se espera de um sistema que tem que assegurar uma vasta área de responsabilidade como a de Portugal assumida nos tratados internacionais. Com esta metodologia é possível, através das suas etapas, analisar cada um dos aspetos que sejam necessários para a construção dum sistema, desde a perspetiva dos seus utilizadores à parte interessada, que é Portugal, passando e tendo em linha de conta todos os elementos e componentes que são necessários para a sua elaboração, de que que se consiga oferecer a todos que andam em águas portuguesas, um sentimento de confiança e segurança.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-02T12:55:58Z
2022-09
2022-09-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/42158
 203076320
url http://hdl.handle.net/10400.26/42158
identifier_str_mv  203076320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130595877453824