O impacto da aprendizagem da música tradicional na terceira idade: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Susana Maria Sardinha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1837
Resumo: Envelhecer com autonomia e saúde constitui um verdadeiro desafio para a sociedade portuguesa, e em particular para a população da Região Autónoma da Madeira, que conta atualmente com um extenso número de idosos. A passagem à reforma é, ainda, encarada como um grande problema, uma vez que o idoso depara-se com o excesso de tempo livre. Desta feita é pertinente o aparecimento de atividades, que estimulem e desafiem o idoso. É neste contexto que surge a aprendizagem da música tradicional na terceira idade, tema selecionado para o presente trabalho. Esta investigação tem como finalidade compreender as razões, que levam os utentes do Centro Social do Pinheiro, no concelho da Calheta, a frequentarem as aulas de música, bem como conhecer o impacto da aprendizagem da música tradicional na promoção do envelhecimento ativo. Recorremos a uma abordagem qualitativa e quantitativa neste estudo de caso e à utilização da entrevista como técnica de recolha de dados, para alcançarmos os objetivos que norteiam a presente investigação. A realização deste estudo permitiu-nos concluir que a aprendizagem da música tradicional na terceira idade constitui uma garantia de maior bem-estar, promove a música tradicional madeirense, bem como a socialização, possibilitando que o idoso participe de forma ativa nas atividades musicais, que são realizadas nos centros sociais e escolas do concelho.
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