O impacto da aprendizagem da música tradicional na terceira idade: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1837 |
Resumo: | Envelhecer com autonomia e saúde constitui um verdadeiro desafio para a sociedade portuguesa, e em particular para a população da Região Autónoma da Madeira, que conta atualmente com um extenso número de idosos. A passagem à reforma é, ainda, encarada como um grande problema, uma vez que o idoso depara-se com o excesso de tempo livre. Desta feita é pertinente o aparecimento de atividades, que estimulem e desafiem o idoso. É neste contexto que surge a aprendizagem da música tradicional na terceira idade, tema selecionado para o presente trabalho. Esta investigação tem como finalidade compreender as razões, que levam os utentes do Centro Social do Pinheiro, no concelho da Calheta, a frequentarem as aulas de música, bem como conhecer o impacto da aprendizagem da música tradicional na promoção do envelhecimento ativo. Recorremos a uma abordagem qualitativa e quantitativa neste estudo de caso e à utilização da entrevista como técnica de recolha de dados, para alcançarmos os objetivos que norteiam a presente investigação. A realização deste estudo permitiu-nos concluir que a aprendizagem da música tradicional na terceira idade constitui uma garantia de maior bem-estar, promove a música tradicional madeirense, bem como a socialização, possibilitando que o idoso participe de forma ativa nas atividades musicais, que são realizadas nos centros sociais e escolas do concelho. |
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O impacto da aprendizagem da música tradicional na terceira idade: estudo de casoAprendizagemMúsica tradicional madeirenseIdosoBem-estarLearningTraditional madeiran musicElderly welfareCiências da Educação - Educação Sénior.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEnvelhecer com autonomia e saúde constitui um verdadeiro desafio para a sociedade portuguesa, e em particular para a população da Região Autónoma da Madeira, que conta atualmente com um extenso número de idosos. A passagem à reforma é, ainda, encarada como um grande problema, uma vez que o idoso depara-se com o excesso de tempo livre. Desta feita é pertinente o aparecimento de atividades, que estimulem e desafiem o idoso. É neste contexto que surge a aprendizagem da música tradicional na terceira idade, tema selecionado para o presente trabalho. Esta investigação tem como finalidade compreender as razões, que levam os utentes do Centro Social do Pinheiro, no concelho da Calheta, a frequentarem as aulas de música, bem como conhecer o impacto da aprendizagem da música tradicional na promoção do envelhecimento ativo. Recorremos a uma abordagem qualitativa e quantitativa neste estudo de caso e à utilização da entrevista como técnica de recolha de dados, para alcançarmos os objetivos que norteiam a presente investigação. A realização deste estudo permitiu-nos concluir que a aprendizagem da música tradicional na terceira idade constitui uma garantia de maior bem-estar, promove a música tradicional madeirense, bem como a socialização, possibilitando que o idoso participe de forma ativa nas atividades musicais, que são realizadas nos centros sociais e escolas do concelho.To grow old with autonomy and health, constitutes a true challenge for the Portuguese society, and in particular for the population of the Autonomous Region of Madeira, witch counts at present with an excess number of old ones. The passage to the retirement is, still faced like a major problem, as soon as the elderly comes across the excess of free time. About this action, there is relevant the apearance of activities, which stimulate and challenge the old ones. It is in context there appears the apprenticeship of the traditional music in the third age, subject selected for the present work. This investigation has like finality understand the reasons, which take the user's to the social centre of Pinheiro, in district of Calheta, to attend the music lessons as well as to know the real impact of the traditional music in the promotion of the active ageing. We use a qualitative and quantitative approach in this case study and the interview like a tecnique of gathering of data to reach our objectives that orientate to present investigation. The realization of this study allows us to come to a conclusion that the apprenticeship of the traditional music in the third age constitutes a guarantee of prowdness and well-being, as well as promoting the traditional Madeiran music, and the socialization. This makes possible that the retired elderly are in the musical activities, these are carried out in the social centres and schools of the district.Mendonça, Alice Maria Justa FerreiraDigitUMaSilva, Susana Maria Sardinha2018-03-07T15:42:58Z2016-05-24T00:00:00Z2016-05-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1837201836327porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:34Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1837Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:35.970114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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