Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Janine Ramos Vieira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34755
Resumo: O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte consiste num Projeto Educativo que visa o desenvolvimento de arranjos para piano baseados em melodias tradicionais madeirenses e a sua adaptação aos níveis iniciantes. Foi feita uma revisão de literatura para fundamentar a pertinência do projeto e foram empregues metodologias diversificadas com o propósito de verificar a sua viabilidade. Com este estudo de caso pretende-se utilizar a Música Tradicional Madeirense como ferramenta pedagógica na aprendizagem inicial do piano, tendo como foco principal de análise o seu impacto a nível motivacional. A segunda parte consiste no relatório de estágio realizado no Núcleo do Caniço do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira no ano letivo de 2020/2021.
id RCAP_cea69caff2f90950fd7d870d0cecd84a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34755
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do pianoEnsino de músicaMotivaçãoIniciação ao pianoMúsica tradicional madeirenseO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte consiste num Projeto Educativo que visa o desenvolvimento de arranjos para piano baseados em melodias tradicionais madeirenses e a sua adaptação aos níveis iniciantes. Foi feita uma revisão de literatura para fundamentar a pertinência do projeto e foram empregues metodologias diversificadas com o propósito de verificar a sua viabilidade. Com este estudo de caso pretende-se utilizar a Música Tradicional Madeirense como ferramenta pedagógica na aprendizagem inicial do piano, tendo como foco principal de análise o seu impacto a nível motivacional. A segunda parte consiste no relatório de estágio realizado no Núcleo do Caniço do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira no ano letivo de 2020/2021.This Final Report of the Supervised Teaching Practise, a component of the Masters’ Degree in Music Education of the University of Aveiro, is divided in two sections. The first part consists of an Educative Project that aims to develop a set of piano arrangements based on traditional melodies from Madeira and adjust them for beginner levels of piano learning. A review of the existing literature was used to substantiate the relevance of this study and a group of varied methodologies was applied to verify the feasibility of the project. This case study aims to use traditional music of Madeira as a pedagogical tool in the beginner level of piano learning, having the main focus on the analysis of its motivational impact. The second part is the report of the internship that took place in the school year of 2020/2021 in Núcleo do Caniço do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira.2022-09-22T15:21:17Z2021-12-17T00:00:00Z2021-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34755porFernandes, Janine Ramos Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:07:02Zoai:ria.ua.pt:10773/34755Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:56.964801Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano
title Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano
spellingShingle Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano
Fernandes, Janine Ramos Vieira
Ensino de música
Motivação
Iniciação ao piano
Música tradicional madeirense
title_short Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano
title_full Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano
title_fullStr Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano
title_full_unstemmed Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano
title_sort Música tradicional madeirense como ferramenta motivadora na aprendizagem inicial do piano
author Fernandes, Janine Ramos Vieira
author_facet Fernandes, Janine Ramos Vieira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Janine Ramos Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Motivação
Iniciação ao piano
Música tradicional madeirense
topic Ensino de música
Motivação
Iniciação ao piano
Música tradicional madeirense
description O presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada, que se insere no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Aveiro, encontra-se dividido em duas partes. A primeira parte consiste num Projeto Educativo que visa o desenvolvimento de arranjos para piano baseados em melodias tradicionais madeirenses e a sua adaptação aos níveis iniciantes. Foi feita uma revisão de literatura para fundamentar a pertinência do projeto e foram empregues metodologias diversificadas com o propósito de verificar a sua viabilidade. Com este estudo de caso pretende-se utilizar a Música Tradicional Madeirense como ferramenta pedagógica na aprendizagem inicial do piano, tendo como foco principal de análise o seu impacto a nível motivacional. A segunda parte consiste no relatório de estágio realizado no Núcleo do Caniço do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira no ano letivo de 2020/2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-17T00:00:00Z
2021-12-17
2022-09-22T15:21:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34755
url http://hdl.handle.net/10773/34755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137714310742016