A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Noémia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/143999
Resumo: UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
id RCAP_fc03151d28ca1c0185fb83408ff62664
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/143999
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugaldos programas curriculares aos manuais escolaresGéneros oraisReportagemManuais escolaresPrograma curricularPortuguêsOral genresReportageTextbooksStudy programmePortugueseUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020Pretende-se analisar neste artigo a forma como a compreensão de textos e de géneros orais (com enfoque na reportagem) é atualmente didatizada no ensino secundário português, através do confronto entre documentos curriculares e manuais escolares (10.º ano de escolaridade). Seguindo os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (noções de texto e de género de texto; modelo de análise textual), a análise permitirá concluir que, embora os documentos curriculares concebam os textos orais numa lógica de complexidade crescente, nos manuais escolares, os textos/géneros orais tendem a ser encarados como meros “materiais” a que se recorre para criar atividades lúdicas ou para estabelecer relações intertextuais com obras literárias. // The aim of this article is to analyze how the comprehension of oral texts and genres (with focus on the reportage) is currently taught in Portuguese secondary education, by comparing curricular documents and textbooks (10th grade). Following the theoretical and methodological assumptions of socio-discursive interactionism (notions of text and text genre; textual analysis model), the analysis will allow to conclude that, although the curricular documents conceive oral texts in a logic of "increasing complexity", in the textbooks, oral texts/genres tend to be seen as mere "materials" which are used to create entertaining activities or to establish intertextual relations with literary works.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNJorge, Noémia2022-09-23T22:23:37Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/143999por1415-2533PURE: 46687624info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:23:04Zoai:run.unl.pt:10362/143999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:51:16.205540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal
dos programas curriculares aos manuais escolares
title A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal
spellingShingle A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal
Jorge, Noémia
Géneros orais
Reportagem
Manuais escolares
Programa curricular
Português
Oral genres
Reportage
Textbooks
Study programme
Portuguese
title_short A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal
title_full A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal
title_fullStr A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal
title_full_unstemmed A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal
title_sort A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal
author Jorge, Noémia
author_facet Jorge, Noémia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Centro de Linguística da UNL (CLUNL)
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Noémia
dc.subject.por.fl_str_mv Géneros orais
Reportagem
Manuais escolares
Programa curricular
Português
Oral genres
Reportage
Textbooks
Study programme
Portuguese
topic Géneros orais
Reportagem
Manuais escolares
Programa curricular
Português
Oral genres
Reportage
Textbooks
Study programme
Portuguese
description UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-23T22:23:37Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/143999
url http://hdl.handle.net/10362/143999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1415-2533
PURE: 46687624
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 18
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138107370504192