A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/143999 |
Resumo: | UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
id |
RCAP_fc03151d28ca1c0185fb83408ff62664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/143999 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugaldos programas curriculares aos manuais escolaresGéneros oraisReportagemManuais escolaresPrograma curricularPortuguêsOral genresReportageTextbooksStudy programmePortugueseUIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020Pretende-se analisar neste artigo a forma como a compreensão de textos e de géneros orais (com enfoque na reportagem) é atualmente didatizada no ensino secundário português, através do confronto entre documentos curriculares e manuais escolares (10.º ano de escolaridade). Seguindo os pressupostos teórico-metodológicos do interacionismo sociodiscursivo (noções de texto e de género de texto; modelo de análise textual), a análise permitirá concluir que, embora os documentos curriculares concebam os textos orais numa lógica de complexidade crescente, nos manuais escolares, os textos/géneros orais tendem a ser encarados como meros “materiais” a que se recorre para criar atividades lúdicas ou para estabelecer relações intertextuais com obras literárias. // The aim of this article is to analyze how the comprehension of oral texts and genres (with focus on the reportage) is currently taught in Portuguese secondary education, by comparing curricular documents and textbooks (10th grade). Following the theoretical and methodological assumptions of socio-discursive interactionism (notions of text and text genre; textual analysis model), the analysis will allow to conclude that, although the curricular documents conceive oral texts in a logic of "increasing complexity", in the textbooks, oral texts/genres tend to be seen as mere "materials" which are used to create entertaining activities or to establish intertextual relations with literary works.Centro de Linguística da UNL (CLUNL)RUNJorge, Noémia2022-09-23T22:23:37Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article18application/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/143999por1415-2533PURE: 46687624info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:23:04Zoai:run.unl.pt:10362/143999Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:51:16.205540Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal dos programas curriculares aos manuais escolares |
title |
A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal |
spellingShingle |
A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal Jorge, Noémia Géneros orais Reportagem Manuais escolares Programa curricular Português Oral genres Reportage Textbooks Study programme Portuguese |
title_short |
A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal |
title_full |
A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal |
title_fullStr |
A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal |
title_full_unstemmed |
A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal |
title_sort |
A compreensão de géneros orais no ensino secundário em Portugal |
author |
Jorge, Noémia |
author_facet |
Jorge, Noémia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Centro de Linguística da UNL (CLUNL) RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Noémia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Géneros orais Reportagem Manuais escolares Programa curricular Português Oral genres Reportage Textbooks Study programme Portuguese |
topic |
Géneros orais Reportagem Manuais escolares Programa curricular Português Oral genres Reportage Textbooks Study programme Portuguese |
description |
UIDB/03213/2020 UIDP/03213/2020 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-23T22:23:37Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/143999 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/143999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1415-2533 PURE: 46687624 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
18 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138107370504192 |