A aprendizagem das equações no 7.º ano de escolaridade : um estudo sobre os erros e dificuldades dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carabineiro, Ana Catarina Delgado, 1983-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8360
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_fc09f233e35f26a41fe1b80f7c02c2e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A aprendizagem das equações no 7.º ano de escolaridade : um estudo sobre os erros e dificuldades dos alunosEquaçõesAprendizagem da matemáticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente trabalho incide sobre o subtópico das equações do 1.º grau a uma incógnita, e procura compreender, através de um estudo sobre os erros cometidos e dificuldades sentidas pelos alunos, a forma como estes aprendem a noção de equação e a utilizam nos diversos contextos. Procurou-se corresponder ao objetivo do estudo através da análise dos dados recolhidos durante uma sequência de oito aulas, lecionada a uma turma do 7.º ano de escolaridade, e cujas tarefas propostas – exercícios, problemas e atividades exploratórias – seguem as indicações definidas pelo Programa de Matemática do Ensino Básico. A recolha de dados realizou-se com recurso a diversos instrumentos: registos escritos, captação de áudio feita nos momentos de trabalho coletivo, recolha de produções escritas e captação de imagens de produções escritas no quadro, fichas e caderno diário. A análise dos dados recolhidos evidencia que os principais erros cometidos pelos alunos ocorrem na simplificação de expressões algébricas (que por sua vez transitam de erros cometidos na Aritmética), e resultam de uma incorreta aplicação das regras práticas de resolução de equações. As dificuldades encontradas relacionam-se com a passagem da linguagem natural para matemática aquando da resolução de problemas, e em geral com a passagem da Aritmética para a Álgebra, sendo evidente que a interpretação que os alunos fazem de aspectos algébricos é nesta fase ainda muito contaminada por interpretações aritméticas, como por exemplo a que fazem do sinal de “=”.This work focuses on linear equations in one variable, and seeks to understand how students learn the concept of equation and use it in different contexts, through a study about the mistakes and difficulties experienced by them when dealing with equations. The study is based on the analysis the data collected during a sequence of eight sessions given to a 7th grade class, and whose proposed tasks – exercises, problems and exploratory activities – follow the guidelines established by the Mathematics Program of Elementary Education. Data collection was performed by using diverse instruments: written registers, audio caption, collection of written productions and captured images of productions written on the board, sheets and students’ notebooks. The analysis of the collected data shows that the main mistakes in simplifying algebraic expressions (which in turn pass of errors in arithmetic), and result from an incorrect application of the practical rules of equation solving. The difficulties are related to the transition of natural language to mathematics (specially when solving problems), and in general with the passage of Arithmetic to Algebra, it is evident that the interpretation that students make about algebraic aspects of this stage is still very contaminated by arithmetic interpretations.Guimarães, Henrique Manuel, 1951-2022Nápoles, Susana Metelo de, 1949-Repositório da Universidade de LisboaCarabineiro, Ana Catarina Delgado, 1983-2013-04-23T10:53:40Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:52:12Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:55.793762Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A aprendizagem das equações no 7.º ano de escolaridade : um estudo sobre os erros e dificuldades dos alunos
title A aprendizagem das equações no 7.º ano de escolaridade : um estudo sobre os erros e dificuldades dos alunos
spellingShingle A aprendizagem das equações no 7.º ano de escolaridade : um estudo sobre os erros e dificuldades dos alunos
Carabineiro, Ana Catarina Delgado, 1983-
Equações
Aprendizagem da matemática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short A aprendizagem das equações no 7.º ano de escolaridade : um estudo sobre os erros e dificuldades dos alunos
title_full A aprendizagem das equações no 7.º ano de escolaridade : um estudo sobre os erros e dificuldades dos alunos
title_fullStr A aprendizagem das equações no 7.º ano de escolaridade : um estudo sobre os erros e dificuldades dos alunos
title_full_unstemmed A aprendizagem das equações no 7.º ano de escolaridade : um estudo sobre os erros e dificuldades dos alunos
title_sort A aprendizagem das equações no 7.º ano de escolaridade : um estudo sobre os erros e dificuldades dos alunos
author Carabineiro, Ana Catarina Delgado, 1983-
author_facet Carabineiro, Ana Catarina Delgado, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guimarães, Henrique Manuel, 1951-2022
Nápoles, Susana Metelo de, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carabineiro, Ana Catarina Delgado, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Equações
Aprendizagem da matemática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Equações
Aprendizagem da matemática
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Matemática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-23T10:53:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8360
url http://hdl.handle.net/10451/8360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134222437318656