Avaliação de riscos psicossociais no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourenço, Cláudia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36386
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar e identificar os principais riscos psicossociais presentes no Ensino Superior, mais especificamente, na população docente e não docente das cinco escolas que constituem o Instituto Politécnico de Setúbal. A metodologia de avaliação aplicada foi a versão longa do Copenhagen Psychosocial Questionnaire – COPSOQ, a uma amostra de 90 participantes. Na primeira parte do trabalho é feito o enquadramento teórico da temática relativa ao conceito de risco, a crescente preocupação relativamente aos riscos psicossociais, fatores de risco psicossocial e a intervenção nesta área. Para além de ter sido feita a caracterização da instituição de ensino. Na segunda parte é apresentada a metodologia utilizada, bem como a apresentação e caraterização do instrumento utilizado e da amostra. No que respeita aos dados obtidos através da análise das pontuações médias das subescalas do questionário verifica-se que a média da subescala mais pontuada obtém uma pontuação de x = 3,59 na subescala Exigências Cognitivas e de x = 1,29 nos Comportamentos Ofensivos. Por outro lado, através da análise dos tercis verificou-se que as subescalas que evidenciam maior risco são as Exigências Cognitivas, Ritmo de Trabalho, Exigências Emocionais, Influência no Trabalho, Apoio Social de Superiores e Conflito Trabalho/Família. As subescalas que apresentam menor risco são Exigências para esconder as emoções, Possibilidades de desenvolvimento, Transparência no papel desempenhado, Comunidade Social no Trabalho, Significado do Trabalho, Conflito Família/Trabalho, Stress Somático e Comportamentos Ofensivos. Relativamente às variáveis sociodemográficas e profissionais verificaram-se diferenças significativas nas mulheres, nos trabalhadores na faixa etária dos 30 aos 35 anos, nos trabalhadores com nível secundário e licenciatura, os participantes que vivem em união de facto e os que têm um vínculo laboral precário. Por outro lado, as diferenças significativas também se evidenciam nos administrativos e técnicos, nas Escolas ESCE e ESS e nos participantes com mais de 11 anos de antiguidade. Os dados obtidos revelam áreas que evidenciam maior risco psicossocial neste tipo de população o que deve ser analisado com a maior atenção de forma a poder intervir e diminuir o risco. Contudo, é necessário aprofundar o estudo nesta área com um maior número de participantes, de modo a ser representativo da população em questão e através de diferentes instrumentos que possam analisar diferentes dimensões
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No que respeita aos dados obtidos através da análise das pontuações médias das subescalas do questionário verifica-se que a média da subescala mais pontuada obtém uma pontuação de x = 3,59 na subescala Exigências Cognitivas e de x = 1,29 nos Comportamentos Ofensivos. Por outro lado, através da análise dos tercis verificou-se que as subescalas que evidenciam maior risco são as Exigências Cognitivas, Ritmo de Trabalho, Exigências Emocionais, Influência no Trabalho, Apoio Social de Superiores e Conflito Trabalho/Família. As subescalas que apresentam menor risco são Exigências para esconder as emoções, Possibilidades de desenvolvimento, Transparência no papel desempenhado, Comunidade Social no Trabalho, Significado do Trabalho, Conflito Família/Trabalho, Stress Somático e Comportamentos Ofensivos. Relativamente às variáveis sociodemográficas e profissionais verificaram-se diferenças significativas nas mulheres, nos trabalhadores na faixa etária dos 30 aos 35 anos, nos trabalhadores com nível secundário e licenciatura, os participantes que vivem em união de facto e os que têm um vínculo laboral precário. Por outro lado, as diferenças significativas também se evidenciam nos administrativos e técnicos, nas Escolas ESCE e ESS e nos participantes com mais de 11 anos de antiguidade. Os dados obtidos revelam áreas que evidenciam maior risco psicossocial neste tipo de população o que deve ser analisado com a maior atenção de forma a poder intervir e diminuir o risco. Contudo, é necessário aprofundar o estudo nesta área com um maior número de participantes, de modo a ser representativo da população em questão e através de diferentes instrumentos que possam analisar diferentes dimensõesThis study aims to evaluate and identify the main psychosocial risks present in Higher Education, specifically in the teaching and nonteaching population of the five schools that constitute the Polytechnic Institute of Setúbal. The evaluation methodology used is the long version of the Copenhagen Psychosocial Questionnaire - COPSOQ to a sample of 90 participants. The first part of this study theoretical framework of the theme regarding the concept of risk, the growing concern about psychosocial risks, psychosocial risk factors and intervention in this area. Afterwards, there is characterization of the educational institution. The second part presents the methodology used, the presentation and characterization of the instrument used and the sample. As for the data obtained through the analysis of the average scores of the subscales of the questionnaire the average of the most scaled subscale gets a score of x = 3.59 in the subscale Cognitive requirements and of x = 1,29 in Offensive behaviors. On the other hand, through the analysis of tertiles, it was verified that the subscales that show the greatest risk were Cognitive Requirements, Work Rhythm, Emotional Demands, Work Influence, Social Support of Superiors and Work / Family Conflict. The subscales that present the lowest risk were requirements to hide emotions, Possibilities for development, Transparency in the role played, Social Community at Work, Meaning of Work, Family / Work Conflict, Somatic Stress and Offensive Behaviors. Concerning the sociodemographic and professional variables, there were significant differences in women, in the 30 to 35 age group, in the secondary and undergraduate workers, those living in the non – marital partnership and those with a precarious employment. On the other hand, the significant differences are also evident in the administrative and technical ones, in the ESCE and ESS Schools and in the participants with more of 11 years of antiquity. The data obtained reveal areas that show greater psychosocial risk in this type of population, which should be analyzed with the greatest attention in order to act and reduce risk. However, it is necessary to deepen the study in this area with a greater number of participants, in order to be representative of the population in question and through different instruments that can analyze different dimensions.Pereira, Maria OdeteRepositório ComumLourenço, Cláudia2021-05-05T11:50:37Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36386TID:201821940porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:10Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:46.616863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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