N?vel de Satisfa??o nos Cuidados Prestados em Estruturas Residenciais para Idosos: estudo comparativo entre institui??es do sector lucrativo e do sector solid?rio
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/596 |
Resumo: | Com o aumento da esperan?a m?dia de vida e, consequentemente, com o aumento do n?mero de idosos que necessitam de respostas sociais capazes de proporcionar uma melhor qualidade de vida, a escolha da Institui??o onde colocar o nosso familiar ? cada vez mais exigente. Este estudo teve como principal objetivo realizar uma an?lise comparativa do grau de satisfa??o dos utentes, familiares e colaboradores de duas institui??es distintas da regi?o centro (uma do sector solid?rio e outra do sector lucrativo) pelos servi?os prestados, procurando acima de tudo, acabar (ou talvez n?o) com o estere?tipo de que a qualidade dos servi?os prestados por uma institui??o do sector lucrativo ? sempre melhor que aqueles prestados por uma Institui??o Privada de Solidariedade Social. As conclus?es retiradas deste estudo revelaram que, contrariamente ao estere?tipo que a sociedade nos imp?e, os utentes, fam?lias e colaboradores da Institui??o Privada de Solidariedade Social s?o os que mais se encontram satisfeitos com a qualidade dos servi?os prestados. No entanto, para al?m de n?o pudermos extrapolar estes resultados para a generalidade das institui??es, para se compreender melhor os resultados obtidos neste estudo foi tido em conta a zona geogr?fica em que cada uma das institui??es se encontra e o p?blicoalvo que ambas abrangem. / With increasing life expectancy and hence with the increasing number of elderly people who need social solutions capable of providing a better quality of life , the choice of the institution where you put our family is increasingly demanding . This study aimed to carry out , between these two types of institutions , a comparative analysis of the degree of user satisfaction , family and employees of two different institutions of the central region ( a supportive sector and one from the profit sector ) for services rendered, looking above all, end (or maybe not) with the stereotype that the quality of services provided by an institution of the profit sector is always better than those provided by a Private institution of Social Solidarity. Findings from this study revealed that, contrary to the stereotype that society imposes on us , the users , families and colleagues of Private Institution of Social Solidarity are the ones who are satisfied with the quality of services provided. However , besides we can not extrapolate these results to the majority of institutions , to better understand the results obtained in this study was taken into account the geographical area in which each institution is and the audience that both cover . |
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N?vel de Satisfa??o nos Cuidados Prestados em Estruturas Residenciais para Idosos: estudo comparativo entre institui??es do sector lucrativo e do sector solid?rioEnvelhecimento - AgingQualidade de servi?os - Quality of serviceSatisfa??o/insatisfa??o dos utentes Familiares e colaboradores - Satisfaction /dissatisfaction of users, family and colleaguesInstitui??o Privada com fins lucrativos - Institution Private for-profitInstitui??o Privada sem fins lucrativos (IPSS) - Private nonprofit institution (IPSS)Com o aumento da esperan?a m?dia de vida e, consequentemente, com o aumento do n?mero de idosos que necessitam de respostas sociais capazes de proporcionar uma melhor qualidade de vida, a escolha da Institui??o onde colocar o nosso familiar ? cada vez mais exigente. Este estudo teve como principal objetivo realizar uma an?lise comparativa do grau de satisfa??o dos utentes, familiares e colaboradores de duas institui??es distintas da regi?o centro (uma do sector solid?rio e outra do sector lucrativo) pelos servi?os prestados, procurando acima de tudo, acabar (ou talvez n?o) com o estere?tipo de que a qualidade dos servi?os prestados por uma institui??o do sector lucrativo ? sempre melhor que aqueles prestados por uma Institui??o Privada de Solidariedade Social. As conclus?es retiradas deste estudo revelaram que, contrariamente ao estere?tipo que a sociedade nos imp?e, os utentes, fam?lias e colaboradores da Institui??o Privada de Solidariedade Social s?o os que mais se encontram satisfeitos com a qualidade dos servi?os prestados. No entanto, para al?m de n?o pudermos extrapolar estes resultados para a generalidade das institui??es, para se compreender melhor os resultados obtidos neste estudo foi tido em conta a zona geogr?fica em que cada uma das institui??es se encontra e o p?blicoalvo que ambas abrangem. / With increasing life expectancy and hence with the increasing number of elderly people who need social solutions capable of providing a better quality of life , the choice of the institution where you put our family is increasingly demanding . This study aimed to carry out , between these two types of institutions , a comparative analysis of the degree of user satisfaction , family and employees of two different institutions of the central region ( a supportive sector and one from the profit sector ) for services rendered, looking above all, end (or maybe not) with the stereotype that the quality of services provided by an institution of the profit sector is always better than those provided by a Private institution of Social Solidarity. Findings from this study revealed that, contrary to the stereotype that society imposes on us , the users , families and colleagues of Private Institution of Social Solidarity are the ones who are satisfied with the quality of services provided. However , besides we can not extrapolate these results to the majority of institutions , to better understand the results obtained in this study was taken into account the geographical area in which each institution is and the audience that both cover .ISMT2016-05-23T15:48:59Z2016-05-232015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/596TID:201062151porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/596Carvalho, Ana Margarida Raimundo Mour?o deAlmeida, Vasco (Orientador)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:57:55Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/596Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:45.273843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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